Árvore de páginas

Recebimentos e Retornos Armazenagem

Receber para Armazenagem

Para receber como Armazenagem será necessário registrar um contrato em Contratos (GG1001), com o tipo Armazenagem de Grãos, e completar as informações específicas para armazenagem em Detalhe Contrato Armazenagem (GG1016).

Para que o contrato esteja disponível para recebimento via Romaneios (GG2000), o contrato deve estar com a situação de Fechado, ter período de validade para a data do romaneio, ser do mesmo estabelecimento, item, safra, fornecedor e inscrição informados no romaneio.

Não há controle de saldo para contratos de Armazenagem, ou seja, o contrato ficará disponível para receber até que esteja fora do período de validade.

Para registrar no Romaneios (GG2000), um recebimento em armazenagem, deve-se marcar o romaneio como Armazenagem, no botão “Parâmetros”, com isso o romaneio somente irá permitir registrar Entrada, Recebimento Armazenagem.

O peso a ser considerado como Peso Líquido Depositado nos contratos de Armazenagem poderá ser o Peso Fiscal ou o Peso Líquido Após a Classificação (peso físico). Nos Parâmetros de Grãos – GG1005 é informado o tipo de controle de entregas para compras e armazenagem, que poderá ser: QTD FISCAL ou QTD FÍSICA. O contrato seguirá o tipo de controle informado nos Parâmetros de Grãos, no ato da primeira entrega, e terá este tipo de controle até o seu encerramento.

Os romaneios registrados como Entrada, Armazenagem serão listados na Posição Física Entradas Extrato Armazenagem (GG4105). Após a confirmação do romaneio e geração da nota fiscal de entrada, será listada na Posição Fiscal Entradas.

No romaneio de Entrada, tipo Remessa Armazenagem, existe os pesos:

Peso Líquido Armazém/Destino   = Peso Bruto Armazém – Peso Tara Armazém
Peso Líquido Origem                   = Peso Bruto Origem – Peso Tara Origem
Peso Desconto Calculado           = Peso Desconto calculado com base nos resultados de classificação
Peso Desconto Origem               = Peso Desconto na Origem, informado quando tiver permissão

Para determinar o peso Líquido Após Classificação são observados os seguintes parâmetros:

- Classificação Apenas na Filial : Parâmetros Grãos – GG1005
- Peso Líquido (Origem/Destino): Detalhe Contrato Armazenagem (GG1016).
- Peso Desconto (Calculado/Informado): Detalhe Contrato Armazenagem (GG1016).

Observando estes parâmetros, o Peso Líquido Após Classificação poderá ser determinado:

  • Classificação Apenas na Filial = SIM:

          Peso Líquido Após Classificação = Peso Líquido Armazém – Peso Desconto Calculado

  • Classificação Apenas na Filial = NÃO, e Peso Líquido = Destino, e Peso Desconto = Calculado:

          Peso Líquido Após Classificação = Peso Líquido Armazém – Peso Desconto Calculado

  • Classificação Apenas na Filial = NÃO, e Peso Líquido = Origem, e Peso Desconto = Calculado:

          Peso Líquido Após Classificação = Peso Líquido Origem – Peso Desconto Calculado

  • Classificação Apenas na Filial = NÃO, e Peso Líquido = Origem, e Peso Desconto = Informado:

          Peso Líquido Após Classificação = Peso Líquido Origem – Peso Desconto Origem

Para determinar o Peso Fiscal é observado o seguinte parâmetro:

- Gerar Nota Faturamento: Natureza de Operação (CD0606), para a natureza de operação informada no detalhe contrato armazenagem “Nat Oper Entrada Física”.

A partir deste parâmetro o Peso Fiscal é determinado:

  • Gerar Nota Fiscal no Faturamento = SIM
    Ou seja, a empresa for responsável por emitir a nota fiscal de entrada. Exemplo: produtor pessoa física que não possui nota própria.

          Peso Fiscal = Peso Líquido Após Classificação

  • Gerar Nota Fiscal no Faturamento = NÃO
    Ou seja, o fornecedor possui nota própria, e a nota fiscal deve ser registrada com o peso informado na nota do fornecedor.

          Peso Fiscal = Peso Líquido Origem

Nota:

As diferenças entre o Peso Líquido Após Classificação e o Peso Fiscal, poderão ser controladas através do processo Pendências Fiscais Originação (GG2074). Neste processo serão emitidos documentos fiscais que farão o ajuste das diferenças.


Retornos Armazenagem

Para contratos de Armazenagem, toda a quantidade recebida deve obrigatoriamente ser devolvida ao produtor/fornecedor, por intermédio da emissão de notas fiscais de retorno, que devem ser feitas por intermédio do Romaneios (GG2000). Para registrar no GG2000 – Romaneios, um retorno de armazenagem, deve-se marcar o romaneio como Armazenagem, no botão “Parâmetros”, com isso o romaneio somente irá permitir registrar Saída, Retorno Armazenagem.

            Tipos de Retornos: 

  • Retorno Físico: Quando o fornecedor vai retirar fisicamente o produto do armazém. O volume disponível para esta opção no sistema será:


Peso Líquido Fiscal Depositado

-

Peso Retenção

-

Retornos Físicos já Realizados

-

Retornos Simbólicos por Venda já Realizados

-Cálculos Quebras Técnicas por Peso

-

Pendências Fiscais Devolução

=

Saldo Disponível para Retorno

O romaneio referente Retorno Físico, será listado no extrato na Posição Física Saídas e na Posição Fiscal Saídas, após a confirmação e geração da nota fiscal. 

  • Retorno Simbólico por Venda à Empresa: Quando o fornecedor vende o produto para a empresa, e não há retirada física do armazém. O Volume disponível no sistema para esta opção será o mesmo que o Retorno Físico.
    O romaneio referente Retorno Simbólico por Venda, será listado no extrato na Posição Fiscal Saídas, após a confirmação e geração da nota fiscal. 
  • Retorno Simbólico Retenção: Corresponde ao volume cobrado pela Armazenagem. É um % sobre o Recebido, e seu volume é retido a cada nova entrega. Ver conceito Retenção e Prestação de Serviço em Contrato de Armazenagem. O volume disponível para esta opção será: 


(Peso Físico Depositado

*

% Retenção)

-

Retornos Retenção já Realizados

=

Saldo Disponível para Retorno Retenção

O romaneio referente Retorno Simbólico Retenção, será listado no extrato na Posição Fiscal Saídas, após a confirmação e geração da nota fiscal. 

  • Retorno Simbólico Quebra Técnica: Caso o tipo de cobrança de Quebra Técnica seja por Peso, após uma determinada data, que é estabelecida em contrato, será cobrado um % (percentual) sobre o saldo do volume depositado. O cálculo da Quebra Técnica é feito pelo Cálculo Quebra Técnica (GG4044). Ver conceito Quebra Técnica Contrato Armazenagem. O volume disponível para esta opção será: 


Total Cálculo Quebra Técnica Acumulada

-

Retornos Quebras Técnicas já Realizados

=

Saldo Disponível para Retorno Quebra Técnica

O romaneio referente Retorno Simbólico Quebra Técnica, será listado no extrato na  Posição Fiscal Saídas, após a confirmação e geração da nota fiscal.

Nota:

Para realizar retornos simbólicos, via Romaneios (GG2000), é necessário que o usuário possua permissão para “Retorno Simbólico Armazenagem”, em Permissão Usuários (GG1012).

Em caso de Retorno Simbólico por Venda ou Retorno Simbólico por Retenção, para completar o processo é necessário receber a mercadoria via Romaneios (GG2000), como Entrada, Compra em um contrato do tipo Originação de Grãos.

Com isso será gerado um volume a pagar para o produtor/fornecedor no contrato de originação.

No caso da venda, o processo finaliza após o pagamento do contrato de originação, pois o produtor/fornecedor vendeu a mercadoria para a empresa e deve receber por esta venda.

Para a retenção, que é uma cobrança referente o tempo de armazenagem, não será efetuado o pagamento ao produtor/fornecedor. Será necessário emitir uma nota fiscal de prestação de serviços referente à armazenagem, correspondente ao valor da mercadoria retida. Este faturamento irá gerar um título no Contas a Receber, que poderá ser amortizado no contrato de compra originação, que recebeu a quantidade retida e possuirá o mesmo valor a pagar.