Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Atual »

A linguagem AdvPL possui implementações nativas de acesso a tabelas de dados ISAM e bancos de dados, e integrações com bancos de dados relacionais externos através de ferramentas auxiliares, usando um conceito chamado de RDD (Replaceable Database Drivers). Visto de uma forma bem simplista, todos os acessos a tabelas de dados são obtidas através de um conjunto de funções genéricas (Funções de bancos de dados -> Funções genéricas) , baseadas em uma abstração de dados ISAM (Index Search Access Method), onde informamos qual é o nome do Driver – ou RDD – que deve fazer o acesso efetivo aos dados apenas no momento de criar uma tabela e de abrir uma tabela para uso. O TOTVS Application Server possui vários drivers implementados, que permitem a criação e manipulação de dados em diversos formatos e de diversas formas, veja abaixo a lista de RDDs disponiveis:

"TOPCONN"

Driver de acesso a bancos de dados relacionais, acessados através do aplicativo DBAccess, onde podemos acessar uma tabela usando a abstração e abordagem ISAM, e também podemos realizar consultas e execuções de instruções SQL nos bancos de dados suportados pelo DBAccess. A linguagem AdvPL disponibiliza funções auxliares para acesso a funcionalidades adicionais disponíbilizadas pelo DBACcess, documentadas em Acesso a Banco de Dados - Funções DBAccess

"DBFCDX"

Driver utilizado nas aplicações em AdvPL para indicar o uso de um driver predefinido, especificado no ambiente de execução do TOTVS Application Server através da configuração Localfiles. Com isso, todos os fontes que endereçam a RDD DBFCDX podem passar a trabalhar com outro tipo de arquivo mediante a alteração de uma configuração de ambiente. 

"SQLITE"

Driver de arquivo baseado no formato de armazenamento do Banco de Dados aberto de mesmo nome, implementada para emular um driver de arquivos – cada arquivo em disco é um Database SQLITE, que contém uma tabela e respectivo(s) índice(s) e dado(s). Implementação nativa do TOTVS Application Server, não depende de nenhum executável ou DLL adicional, criada para acesso exclusivo por apenas uma instância do TOTVS Application Server. 

"SQLITECLI"

Driver de arquivo em arquitetura cliente-servidor, onde configuramos um serviço do TOTVS Application Server como um servidor de arquivos SQLITE. Permite o acesso compartilhado de arquivos SQLITE por mais de uma instância do TOTVS Application Server, configurados em modo "Cliente" e apontando para o serviço configurado como "Sqlite Server".

"CTREECDX" 

Driver utilizado para acesso a arquivos de dados ISAM no formato c-Tree, utilizando DLLs e drivers fornecidos pela Faircom(R) atraves de uma parceria com a Totvs. Trata-se de um driver ISAM de disco ( cada tabela é um arquivo ), que pode ser gerenciada por um driver stand-alone ( local ), ou em arquitetura cliente-servidor, usando uma versão específica ("Microsiga Edition".) do c-Tree Server  da Faircom(R).

"CTREETMP"

Driver destinado para criação de arquivos de uso temporários, exclusivos por processo, utilizando internamente uma build do c-Tree Server disponibilizada em uma DLL junto do TOTVS Application Server.






As RDDS DBFCDXAX, DBFCTXTTS, BTV, BTVCDX. CODEBCDX, CODEBCDXTTS e DBFCDXADS foram descontinuadas ao longo dos ciclos de vida do TOTVS Application Server. 






  • Sem rótulos