Árvore de páginas

Produto:

Protheus.

Ocorrência:

PSIGAPROVCON0039 - Contabilização da Provisão - No mês de pagamento da primeira parcela do décimo está debitando 2 vezes o valor pago, debita o valor pago na folha e também o valor provisionado não deixando saldo para o pagamento da segunda parcela.

Passo a passo:

Exemplo: Verbas 848 FGTS Prov 13º Salário (ID 0138) e 756 FGTS 13º Salário (ID 0109).

Se estas duas verbas estiverem parametrizadas para contabilizarem na mesma conta contábil, irá debitar 2 vezes da mesma conta contábil (o valor provisionado e o valor que foi pago na folha) ficando sem saldo na conta para pagar a segunda parcela do décimo.

O conceito que o Protheus utiliza para contabilização é que se tenha uma conta contábil específica para contabilizar a provisão, e nesta conta contabilize a verba 848 - FGTS Prov 13º. Na qual já está preparada para se em caso de valor negativo (devido ao pagamento) debite da conta parametrizada, e em meses em que não há o pagamento, o valor ficará positivo creditando nesta mesma conta. Sendo esta conta uma conta do passivo circulante.

Em relação a verba 756 - FGTS 13º Salário, esta deverá ser parametrizada para ser contabilizada em uma conta separada, conta de folha de pagamento, uma conta referente ao ativo circulante.

Dessa forma, a verba de provisão contabiliza em uma conta de provisão (passivo circulante) e a verba de folha contabiliza em uma conta de folha (ativo circulante).

Observações: