Objetivo

Carteira Digital é uma forma de pagamento, em que se pode utilizar apenas o celular, dispensando o uso do cartão físico e da conta bancária. O usuário poderá transferir dinheiro de qualquer banco para a carteira digital.

A tecnologia usada por trás disso é o pagamento via QR Code. Para isso, os pontos de venda (PDV) terão os QR Codes, que são os códigos de barras quadrangular, para leitura por meio da câmera do celular, fazendo assim o pagamento dos produtos adquiridos.

Esta documentação tem como objetivo instruir o usuário a realizar o passo a passo, a fim de configurar o sistema para conter a forma de pagamento Carteira Digital.

Caminho

Todos os caminhos estão descritos na seção Passo a Passo deste documento.

Pré-Requisitos e Restrições

Possuir acesso ao Módulo Parâmetro e suas aplicações.

Possuir acesso ao Monitor de PDV e suas aplicações.

Passo a Passo

Cadastrar Forma de Pagamento

O primeiro passo para se configurar a forma de pagamento como carteira digital, é acessar o caminho Parâmetro > Dealer > Forma de Pagamento – MAX0206, como mostra a imagem abaixo:

Nesta tela adicionaremos uma nova forma de pagamento, para isso deve-se inserir um código disponível. Clique sobre o botão representado por uma tabela e aparecerá todas as formas de pagamento registradas.

Como os códigos são ordenados numericamente, identificamos que o código 42 está disponível, e o usaremos como exemplo. Insira uma descrição que representará a forma de pagamento a ser criada. O campo Espécie Forma Pagto deve obrigatoriamente estar configurado como Carteira Digital. É recomendado que o Permite Troco esteja parametrizado como Não, conforme demonstrado a seguir:

Nota: Importante lembrar que os códigos são exibidos de acordo com a base utilizada.

Nota: É necessário ter um código de Forma Pagto ECF cadastrado para cada Marca ECF, podendo ser qualquer código e qualquer marca de ECF, sendo necessário para correta integração na tesouraria.

Para finalizar, clique no botão de salvar para incluir o registro.

Cadastrar nova finalizadora para impressoras não fiscais

Para PDVs SAT e NFC-e é recomendado cadastrar uma nova finalizadora nas impressoras não fiscais para que os pagamentos em Carteira Digital fiquem separados e assim facilite no momento da conferência de caixa.

Cadastrando Nova Finalizadora para impressora SAT

Agora no monitor do PDV, acesse o caminho Configurações > Configurações de PDVs > DF-e > SAT > Configurações Impressora. No PDV em que deseja realizar a configuração, dê um duplo clique no campo Template, e abrirá a tela em que configuraremos a forma de pagamento. Esse processo é opcional, mas recomenda-se realizar para maior organização. Utilizaremos como exemplo o SAT no PDV 7.

Busque pela última forma de pagamento cadastrada, insira a descrição e índice da nova forma, devendo dar continuidade na sequência criada. Neste exemplo, informamos a Forma Pagamento como 12, Índice 13 e Descrição igual a Carteira Digital.

Assim que emitir um relatório gerencial, aparecerá a forma de pagamento cadastrada:

Em seguida temos os Comprovantes Não Fiscal, que correspondem aos Contadores Não Fiscal. Da mesma maneira que foi explicada anteriormente, vá até o último comprovante e insira o comprovante, alterando o índice e descrição. Por fim, clique em Aplicar e salve as modificações.

E da mesma forma, ao imprimir o documento de relatório gerencial, será exibido o comprovante não fiscal cadastrado:

Cadastrando Nova Finalizadora para impressora NFC-e

Para cadastrar a nova finalizadora para impressora NFC-e, deve-se executar os mesmos passos para Cadastrar Nova Finalizadora SAT, a única diferença que o caminho a ser acessado é Configurações > Configurações de PDVs > DF-e > NFC-e > Configurações Impressora.

Vincular forma de pagamento por impressora com a nova finalizadora

Deve-se associar a forma de pagamento com a finalizadora, e ativá-la. Para isso vá em Cadastros > Formas e condições de pagamentos > Formas Pagamentos por Impressoras, procure pela série que desejar e pressione F8 para localizar. O número de série é composto pelo número da empresa + número do checkout (PDV), sempre com 3 dígitos cada. Neste exemplo utilizamos a empresa 1, com o PDV 7, ficando a série como 001007. Digite o número da finalizadora, clique para ativar e salve as alterações.

Clique para fechar e salve as alterações.

Conceder Permissões

Já no menu Cadastros, na seção de Usuários e Grupos, entre na aplicação Permissões. É possível dar permissões para pessoas específicas ou grupos, sendo os grupos: operadores de caixa, fiscais de caixa, supervisores, entre outros.

Para dar permissão a um usuário ou grupo, selecione a quem deseja atribuir, em seguida escolha o método, que neste caso é o Pagamento em carteira digital, filtre pelo PDV, que no caso foi o LOJA 001, e clique em ativar. Quando o parâmetro ativo está azul, significa que está ativo, e quando está branco é inativo. Ao fim, clique no botão para salvar as alterações.

Enviar Comandos PDV

Para concluir, basta enviar os comandos para o PDV. Para isso, selecione o PDV, marque os checks Enviar Configuração para o PDV e Enviar Permissões para o PDV, e clique no botão Enviar comandos, como apresentado na imagem abaixo:

Para mais detalhes sobre como enviar os comando para o PDV, clique aqui.

Parametrizar PDV

Para finalizar, no PDV devemos configurar a tecla para realizar o pagamento em carteira digital.

Pressione Shift + Ctrl + Alt + T > Pagamento em Carteira Digital. Vá até a terceira coluna e dê um enter, pressione a tecla de atalho que deseja utilizar para o pagamento via carteira digital, e em seguida clique para salvar[F10] as alterações.

Enfim, as configurações do ERP, no monitor do PDV e no PDV foram realizadas e já é possível realizar as vendas no PDV com a opção de Carteira Digital.

Configurar Código Movimento Carteira Digital - FITSNCODMOVT

 Abra o Módulo Tesouraria Nova > Parâmetros > Códigos de Movimento – FITSNCODMOVT.

Incluir Código de Movimento

Para o cadastro de um no Código de Movimento é necessário que a Forma de Pagamento esteja cadastrada no módulo Comercial, e que o Tipo de Pagamento esteja configurado.

Na área Geral, insira o Código Movimento, selecione o tipo Carteira Digital e informe uma Descrição.

Para Códigos de Movimento do tipo Carteira Digital é obrigatório o preenchimento dos campos:

  • Tipo Carteira Digital: campo utilizado na identificação do código de movimento quando realizada alguma transação;
  • ID carteira Digital: campo utilizado na identificação do código de movimento quando realizada alguma transação;

Tabela de código de carteira e tipos de carteira:

ID CARTEIRA         

TIPO CARTEIRA

PIX: 300102

Importante: Essa tabela será alimentada conforme novas carteiras forem sendo homologadas.

É possível configurar ainda as informações de Taxa, Data de Lançamento, Base de Vencimento e Prazo para Lançamento, que podem ser configurados por Empresa através do agrupamento que contém as informações:

  • Empresa: lista de empresas para que a taxa possa ser configurada por empresa;
  • % Taxa: campo para que se possa ser configurado qual o percentual será descontado por transação efetuada;
  • Data do Lançamento: podendo escolher entre as opções:
    • Base de Vencimento: configurada no Supervisor Financeiro / Cadastros / Tipo de Base de Vencimento;
    • Data do Fechamento: sendo os títulos gerados com Data de Vencimento igual a data de Fechamento da Tesouraria;
    • Data Enviada: sendo utilizada a data de vencimento enviada pelo PDV;
  • Base de Vencimento: configurada no Supervisor Financeiro / Cadastros / Tipo de Base de Vencimento;
  • Prazo: quantidade de dias para que o lançamento seja feito na conta corrente;


Há ainda parâmetro para determinar se o lançamento será feito na conta corrente. Uma vez que se opte pelo lançamento em conta, os parâmetros para geração de título (Gerar Título e Pessoa) são desabilitados, devendo ser preenchidos os parâmetros:

  • Conta corrente: somente contas do tipo Bancária previamente cadastradas no cadastro de Conta Corrente do Supervisor Financeiro;
  • Operação: que será utilizada para o lançamento na conta corrente.
  • Operação Taxa: Operação que será lançada na conta corrente para o desconto da taxa.

O prazo de lançamento em conta corrente será feito utilizando os mesmos parâmetros de vencimento para geração de títulos (Data Fechamento, Data Enviada, Base de Vencimento).

Caso o parâmetro Gerar título estiver marcado o parâmetro Lança em conta corrente não será habilitado e vice-versa.

Os parâmetros de lançamento em conta e data de vencimento do título serão habilitados somente para os Tipos de Pagamentos do tipo Carteira Digital e são necessários pois caso o cliente trabalhe com mais de uma instituição ele poderá direcionar de acordo com os Códigos de movimento para que conta o lançamento será feito.

Caso a empresa opte pelo recebimento de valores de Carteira Digital através de geração de Títulos os campos abaixo devem ser preenchidos:

  • Gerar Título: parâmetro que indica que os valores de carteira digital gerarão título no financeiro;
  • Pessoa: Pessoa para a qual será gerado o título. Apenas pessoas do tipo Administradora de Cartão são listadas para que sejam selecionadas, isso para que os títulos gerados por este processo possam ser quitados pela aplicação de Quitação de Cupom, podendo assim utilizar o recurso de descontar taxa administrativa na quitação dos títulos.

Consultar Código de Movimento

Importante: Os Códigos de Movimentos deverão estar cadastrados na aplicação.

Digite o número do código no campo Código de Movimento ou clique no botão Visualizar em tabela <F7>.

As informações são demonstradas em tela.

Excluir Código de Movimento

Importante: Os Códigos de Movimentos não deverão ter sido utilizados em nenhum movimento da Tesouraria.

Digite o número do código no campo Código de Movimento ou clique no botão Visualizar em tabela <F7>.

As informações são demonstradas em tela.

Clique no botão Excluir <F5>.

Caso o Código de Movimento já tenha sido utilizado em algum movimento, é retornada a mensagem: Existe algum detalhe de movimento cadastrado com o código de movimento selecionado. As informações não serão excluídas. Clique no botão OK.

Caso o Código de Movimento ainda não tenha sido utilizado em nenhum movimento, é retornado mensagem de confirmação para exclusão: Deseja realmente excluir estas informações? Se clicar em Não, nenhuma ação é tomada. Caso clique em Sim, o Código de Movimento é excluído.

Atividades Relacionadas

Configurar Carteira Digital Ame

Configurar Carteira Digital PicPay

Configuração da Integração com Pagamento Digital TOTVS

Realizar venda com o TOTVS Pagamento Digital