Este documento tem como objetivo explicar como utilizar as APIs do RM Atualizador e TOTVS Audit.
Para executá-las, é necessário que o programa RM.Host.exe esteja em execução e o alias a ser utilizado esteja configurado no RM.
Utilizando um alias diferente do definido como padrão
RM Atualizador: Nas rotas do atualizador é necessário informar o nome do alias;
TOTVS Audit: As rotas do TOTVS Audit utilizam o alias definido como padrão. Para utilizar um alias diferente o ambiente precisa ser configurado como Multi-Tenancy (Configurando o RM Multi Tenancy (Multi Alias)). O TOTVS Audit possui uma rota para verificar qual alias está sendo utilizado.
Descrição das Rotas
Existe uma colletion do Postman com uma chamada padrão para todas as rotas do RM Atualizador e TOTVS Audit, disponível internamente para membros da Engenharia no repositório de Colletions do TestFlow da Engenharia.
As APIs do RM Atualizador possuem diferentes tipos de autenticação: as que utilizam a tag "UseRMUser" que utilizam as credenciais do RM para se conectar, e as demais que usam as credenciais do banco de dados.
RM Atualizador
Executar a Atualização - /UpgUpgradeWebServer/atualizador/ExecuteUpgrade/{alias}/1 ou /UpgUpgradeWebServer/atualizador/ExecuteUpgradeUseRMUser/{alias}/1:
- Resultado esperado: Se houver atualizações a serem executadas, a API retorna um JSON com informações sobre o que será atualizado. Se não houver atualizações, a API informa que não há atualizações disponíveis.
Executar a Atualização (noJSON) - /UpgUpgradeWebServer/atualizador/ExecuteUpgrade/{alias}/1/noJSON:
- Resultado esperado: A API retorna a quantidade de erros que ocorreram durante a execução da atualização. Se não houver atualizações disponíveis, ela retorna "0".
Obter o Progresso da Atualização - /UpgUpgradeWebServer/atualizador/GetUpgradeProgressCloud/{alias} ou /UpgUpgradeWebServer/atualizador/GetUpgradeProgressCloudUseRMUser/{alias}:
- Resultado esperado: Se houver uma atualização em execução, a API retorna um JSON com informações sobre as etapas da atualização, incluindo progresso, tempo de execução e nome da etapa. Se não houver atualizações em andamento, a API informa que não foram encontradas atualizações.
Obter se a base possui scripts pendentes - /UpgUpgradeWebServer/atualizador/HasPendingScript/{alias}:
- Resultado esperado: Se houver scripts pendentes, a API retorna true, caso não haja scripts pendentes, false.
Verificar os Pré-Requisitos - /UpgUpgradeWebServer/atualizador/CheckRequirements/{alias} ou /UpgUpgradeWebServer/atualizador/CheckRequirementsUseRMUser/{alias}:
- Resultado esperado: A API retorna um JSON com as validações dos pré-requisitos do RM Atualizador.
Obter os Impactos em Objetos Gerenciais (relatórios, cubos, planilhas) - /UpgUpgradeWebServer/atualizador/GetUpgradeImpacts/{alias} ou /UpgUpgradeWebServer/atualizador/GetUpgradeImpactsUseRMUser/{alias}:
- Resultado esperado: A API executa a análise de impacto da versão na base de dados e retorna os resultados em um JSON. Se não houver impactos, o JSON será vazio.
TOTVS Audit
Ativar o TOTVS Audit - /api/totvs-audit/v1/totvs-audit-config:
- Resultado esperado: Retorna um json com os passos que foram realizados para ativação do TOTVS Audit.
Visualizar o alias utilizado pela API - /api/totvs-audit/v1/totvs-audit-config/alias:
- Resultado esperado: A API retorna o nome do alias para qual a API está apontando.
O TOTVS Audit possui rotas para alterar a configuração de tabelas auditadas, as quais podem ser encontradas na documentação específica das Rotas do TOTVS Audit.