TEF significa Transferência Eletrônica de Fundos.
Para evitar sonegação fiscal, o governo está tentando obrigar o uso do TEF em todo o território nacional. Assim, as empresas, ao venderem seus produtos, devem emitir um cupom fiscal que comprove a venda, pois muitas vezes, determinadas lojas não emitem o cupom fiscal de venda e recebem o pagamento em cartão de crédito.
São três as possibilidades de instalação de TEF com relação ao comprovante no FrontOffice do sistema VHF:
Imprimir os lançamentos da conta do hóspede em uma impressora fiscal (ECF) e, também, nesta mesma impressora imprimir o comprovante TEF para assinatura do hóspede. Neste caso não há impressão de Nota Fiscal em uma matricial.
Imprimir os lançamentos da conta do hóspede em uma impressora matricial (nota fiscal) e o comprovante TEF impresso em uma impressora não fiscal para a respectiva assinatura do hóspede.
Imprimir os lançamentos da conta do hóspede em uma impressora matricial (nota fiscal) e o comprovante TEF impresso em uma impressora fiscal (ECF) que, neste caso, não imprimirá os dados da conta do hóspede, mas simplesmente o comprovante TEF para a respectiva assinatura do hóspede. Temos dois comportamentos diferentes dependendo da impressora fiscal utilizada: se for Procomp FCP-500 o comprovante TEF é impresso direta e imediatamente após a emissão de um documento não fiscal/não vinculado. Em outras impressoras fiscais, para esta mesma situação, só será impresso o comprovante TEF após a emissão da Leitura X (relatório gerencial).
A Transferência Eletrônica de Fundos - TEF - é uma transação eletrônica entre o estabelecimento comercial e a administradora de cartão de crédito (AdmCC), para análise/liberação do crédito que imprime o comprovante de venda em um ECF (Emissor de Cupom Fiscal).
A CMNet Soluções já está com seus sistemas homologados para TEF Discado e, para que você possa se adaptar à legislação vigente, é necessário instalar alguns hardwares e softwares de integração.
Para habilitá-lo, é preciso entrar em contato com alguma empresa no mercado que seja integradora desta solução. A Bematech foi escolhida como integradora pela CMNet Soluções, utilizando a solução BemaTEF.
O representante da empresa integradora e/ou da Bematech é o responsável pela instalação e configuração dos aplicativos Gerenciador Padrão (interface) e os módulos TEF Amex/RedeCard/Visanet, além de efetuar o pedido do número de identificação do estabelecimento, junto às administradoras.
A visita do integrador é agendada através do Help Desk 0800 643 9696, no caso da Bematech. Os demais integradores informarão as suas formas de contato.
Depois de instalados e configurados todos os softwares e hardwares necessários, realize as parametrizações a seguir para o VHF operar com TEF.
Na guia Integração da tela de Parâmetros do Sistema no sistema VHF, marque o campo Emissor de Cupom Fiscal/T.E.F.
Após a seleção do campo Emissor de Cupom Fiscal/T.E.F., o sistema habilitará o cadastro de TEF - Estação x Terminal .
Para maiores informações sobre a sequência de passos a serem seguidos a partir do momento que habilitamos o cadastro de estação x terminal, clique nas opções abaixo: