01. VISÃO GERAL


Visando padronizar o processo de obtenção de Logs para identificação de problemas e fluxo de operações do Meu RH, foi implementado o RM Tracklog. 
O RM TRACKLOG é o motor de logs do RM responsável por disponibilizar informações sobre o sistema através de arquivos de texto contendo data e hora do evento e mensagens criadas de forma automática.
Portanto, com o TRACKLOG, os logs são capazes de mostrar o que, quando e onde aconteceu um evento, além de indicar quem deu início a ele.


02. HABILITAR TRACKLOG E INSTALAÇÃO SERVIDOR SEQ

Para informações sobre como habilitar o tracklog e instalar o servidor de logs em tempo real (Servidor Seq), favor ler a documentação, conforme link 0.3.4 - Logs -RM Tracklog.


03. UTILIZAÇÃO DO SERVIDOR SEQ


Realizada a instalação do Servidor Seq, incluídos os arquivos de configuração do log e alterados os arquivos para inclusão da tag de gravação de log e reinício dos serviços do Host e IIS, abrir no navegador com a URL configurada na instalação do servidor Seq.

Ao acessar o endereço, poderá ser solicitado o usuário e senha informados na instalação:


Ao pressionar o ícone de Play, serão listados os logs gravados no período informado. 


02.1 APLICAÇÃO DE FILTROS PARA ACOMPANHAMENTO

No servidor Seq é possível aplicar filtros para facilitar o acompanhamento dos logs que estão sendo gravados.

Além dos filtros por Nível (Level), como Warning e Errors, é possível filtrar por Logs de um Módulo, Categoria e Funcionalidade.

Para isto, no campo de busca, ao ládo do botão de Play, basta informar os campos que deseja filtrar:








03.2 CATEGORIAS E FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS PARA CONSULTA DE LOG NO MEU RH:

A gravação de logs utilizando RM Tracklog está sendo implementada de forma progressiva para as funcionalidades. Abaixo é possível identificar quais categorias e funcionalidades já podem ter seu log capturado e analisado:


03.2.1 CATEGORIAS:

Abaixo estão listadas as categorias e funcionalidades.
Para cada funcionalidade estão listadas as rotas que irão ter seu log gravado, com base na funcionalidade.














  • Quando o ambiente do cliente estiver configurado para usar token, além das categorias respectivas é importante adicionar a categoria Api e a funcionalidade Token. Isso acontece, pois quando é utilizado token, o sistema realiza um redirecionamento. Para obter os logs desse redirecionamento deverá ser observado os logs da categoria Api e a funcionalidade Token.


  • Quando a utilização de Token estiver habilitada, devido a uma restrição da engenharia do RMSTracklog, não está sendo possível obter as informações de Tenant. Desta forma, os logs do lado do Meu RH estão como ambiente compartilhado (Shared Environment);