Disponível a partir da release 12.1.2410 ou através de pacote de expedição contínua do plano de saúde com data igual ou superior

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Implantação
    2. Utilização da Rotina
  3. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Para tornar o fluxo de cobrança dos beneficiários dinâmico e rápido, o módulo de Plano de Saúde (PLS) disponibilizou a integração com a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), com essa integração as operadoras que utilizarem o modelo de receita recorrente, poderão da melhor maneira reduzir inadimplência e aumentar a previsibilidade de recebimentos, uma solução para automatizar as cobranças recorrentes e melhorar ainda mais o seu desempenho financeiro.

Para mais informações sobre a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente. Clique aqui

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

a. Implantação

A implantação da integração do PLS com o GRR é feita nas seguintes etapas:

Atualizar o dicionário de dados através do pacote de expedição contínua do plano de saúde com data igual ou superior , ou para incluir manualmente pelo configurador, clique aqui para acessar a boletim técnico.

Ao final do processo, o ambiente precisa ter os seguintes campos: 

(seleção) BA0_GRRREG
(seleção) BA0_DIAGRR
(seleção) BA3_INTGRR
(seleção) BBT_INTGRR
(seleção) BQC_INTGRR
(seleção) BT5_INTGRR

Além do parâmetro:

(seleção) MV_PLUPBFQ


Aplicar os seguintes patchs no ambiente:

Release 12.1.2210:

Release 12.1.2310

Dentro dos arquivo de download da expedição contínua do GCT, tem um sdfbra que precisa ser aplicado através do UPDDISTR.


Configurar o ini do ambiente a ser implantado a integração:

[environment] 
fw-tf-registry-endpoint=https://endpoint-registry.totvs.app/api/v1/services

ou para ambientes internos da TOTVS, será utilizado o staging:

[environment]  
fw-tf-registry-endpoint=https://endpoint-registry.staging.totvs.app/api/v1/services


Executar o wizard GRRWIZARD seguindo os passos definidos no Guia de implantação GRR.

Caso o processo seja finalizado com sucesso, será apresentada a imagem abaixo de ativação da integração Protheus x GRR:


Feito essas configurações, a próxima etapa é enviar os lançamentos de faturamento para o GRR, que são os itens na plataforma, para isso é necessário deixar o parâmetro MV_PLUPBFQ como .T. e no cadastro da operadora de saúde, deverá ser informado a régua de cobrança para a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR) que determina a quantidade de dias de antecipação que a plataforma poderá enviar para os beneficiários as faturas, podemos determinar essa régua no campo Dias Antec. (BA0_DIAGRR)

Para o sistema enviar a régua de cobrança no processamento do schedule, depois que preencher a quantidade de dias, o campo Regua GRR (BA0_GRRREG) deverá ser alterado para Não, para o sistema entender que a régua está desatualizada no GRR e precisa ser enviada.

Feito isso, deverá processar o seguinte schedule:

Rotina: INTEGPLSGRR

Para mais informações de como configurar o schedule. Clique aqui 

Nesse primeiro processamento, o schedule somente irá cadastrar os itens (Lançamento de faturamento - BFQ) e configurar a régua de cobrança.

Caso queira enviar novamente os lançamentos, é necessário habilitar o parâmetro MV_PLUPBFQ e para atualizar a régua é só alterar o campo régua GRR (BA0_GRRREG) para Não que o sistema irá enviar o valor do campo Dias Antec. (BA0_DIAGRR) para o GRR.


















  1. Cadastros necessários:
    1. Preencher os campos de integração GRR (BQC_INTGRR, BT5_INTGRR E BA3_INTGRR) para indicar quais famílias (BA3), contratos (BT5) ou subcontratos (BQC) deverão ser enviados para o GRR. O sistema irá verificar quem vai enviar conforme o nível:
      1. Nível Família: Campo informado como: Sim (Enviar para o GRR), Não (Não enviar para o GRR), Em branco (Olhar o próximo nível, no caso o subcontrato).

      2. Nível Subcontrato: Campo informado como: Sim (Enviar para o GRR), Não (Não enviar para o GRR), Em branco (Olhar o próximo nível, no caso o contrato)
        1. Para verificar esse nível, os campos da família deverão estar em branco.

      3. Nível Subcontrato: Campo informado como: Sim (Enviar para o GRR), Não (Não enviar para o GRR)
        1. Para verificar esse nível, os campos da família e subcontrato deverão estar em branco.

    2. No cadastro de beneficiários (BA1), os campos de DDD (BA1_DDD), telefone (BA1_TELEFO), e-mail (BA1_EMAIL) e de endereços deverão estar preenchidos corretamente, pois a aplicação (GRR) utiliza esses campos para transmissão de informação.



  1. Configurar o item de planos na plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), para atender as datas de cobranças adequadas ao cenário da operadora. 

    Estou gerando o Lote de cobrança (PLSA627), na data 01/09/2023, a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), deverá estar configurada para que, após a data de geração da cobrança, a plataforma envie para os beneficiários. Esse item é configurado em produtos na plataforma.

  2. No primeiro processamento do schedule, o parâmetro MV_PLUPBFQ deverá estar preenchido como .T. para que o sistema envie os itens (Lançamentos de faturamento - BFQ) e as subscrições (Famílias) gerados no último ano. Após isso, o sistema irá alterar o parâmetro para .F. para que no segundo processamento não envie novamente essa carga inicial.

  3. Cadastrar o shedule INTEGPLSGRR responsável pela integração entre o módulo Plano de Saúde (PLS) e a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), é essa aplicação que iremos cadastrar no configurador (SIGACFG) no item de schedule conforme explicações abaixo.
    1. No Protheus módulo Configurador efetuaremos a configuração do Schedule, responsável por enviar os dados para a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), tanto a subscrições quanto as medições geradas pelo lote de cobrança, lembrando que o cadastro do schedule deverá ser feito por um responsável da área de TI da operadora.

Rotina: INTEGPLSGRR


b. Utilização da Rotina

Com a aplicação INTEGPLSGRR já cadastrada no schedule conforme acima, ela irá verificar se há movimentações a serem enviadas para a plataforma, lembrando que a quantidade de verificação diária vai depender do que foi estipulado no schedule . 

Gerar Lote de cobrança do período desejado em Atualizações / Faturamento / Lote de Cobrança (PLSA627).

Após geração do lote de cobrança e o schedule configurado, a rotina verificará os movimentos de cobrança (BM1) dentro daquele mês em que o schedule está sendo processado, de todas as famílias que estão configuradas para enviar para a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente.

03. TABELAS UTILIZADAS