O protocolo LDAP possui um filtro com uma sintaxe própria para efetuar consultas no diretório com base no documento RFC2254.

O SmartSync é pré-configurado com um filtro que importa todos os usuários que possuam nome, sobrenome e e-mail preenchidos e grupos do Active Directory. Porém, a aplicação também permite ao administrador personalizar o filtro que será utilizado para importação inicial de usuários, desde que a sintaxe e o filtro informados sejam válidos.


Filtros LDAP

A tabela abaixo apresenta os operadores mais utilizados na configuração de filtros para busca de registros em diretórios LDAP.

Operador LógicoDescrição
=Igual
<=Menor ou igual
>=Maior ou igual
&E
|Ou
!Negação


A tabela abaixo exibe exemplos de sintaxes para buscas no diretório LDAP.

DescriçãoSintaxe
Todos os objetos(objectClass=*)
Usuários com e-mail preenchido(&(objectClass=user)(objectClass=person)(mail=*))
Grupos com uma descrição preenchida(&(objectCategory=group)(description=*))
Usuários que pertencem a um determinado grupo

(&(objectClass=user)(objectClass=person)(memberOf=CN=yourgroup,OU=yourOU,DC=yourcompany,DC=com))

Busca de um um usuário especifico pelo SamAccountName

(&(objectClass=user)(objectClass=person)(sAMAccountName=seunome))

Todos os usuários exceto um grupo

(&(objectCategory=person)(objectClass=user)(!(memberOf=CN=yourgroup,OU=yourOU,DC=yourcompany,DC=com)))


Filtro de importação de usuários

Durante a configuração de um domínio no SmartSync, é possível definir os critérios da primeira importação de usuários do Active Directory para o Identity através do campo User Filter.

Valor padrão do campo User Filter para Active Directory:

(&(objectclass=user)(objectclass=person)(mail=*))

Valor padrão do campo User Filter para Active Directory:

(&(objectclass=person)(mail=*))

Caso o filtro padrão do SmartSync seja modificado por um outro filtro com sintaxe incorreta ou as condições do filtro não sejam válidas, a importação inicial dos usuários pode não ser realizada.

Importação inicial de usuários do Active Directory

Para realizar a importação dos usuários do Active Directory para o Identity, o cadastro destes usuários deve, obrigatoriamente, possuir as propriedades abaixo preenchidas. Além disso, o filtro configurado no campo User Filter também é levado em consideração durante a importação inicial de usuários.

PropriedadeDescrição
givenNameNome do usuário
snSobrenome do usuário
e-mailE-mail do usuário
userAccountControlO status do usuário deve ser ativo
objectGUID Valor Global Único


Sincronização de dados atualizados

A sincronização dos dados do usuário que tenham sido alterados no Active Directory, como nome, sobrenome ou e-mail também é realizada pelo SmartSync, porém é vetado ao administrador personalizar os filtros LDAP deste procedimento.

A alteração de e-mail no diretório LDAP, embora permitida, possui um pré-requisito para ser sincronizada: o novo e-mail não pode estar vinculado à conta de um usuário em outra empresa dentro do Identity. O administrador corporativo da empresa no Identity será notificado caso a sincronização não seja realizada por este motivo.


Importação de usuários

Por padrão, a primeira importação total de usuários do Active Directory para o Identity é realizada após a configuração do diretório LDAP no SmartSync, quando o serviço é iniciado pela primeira vez. Após este procedimento, o SmartSync passa a monitorar apenas as alterações no cadastro para sincronização.

No entanto, as versões mais recentes do SmartSync incluem formas de realizar novamente uma importação completa dos usuários cadastrados no Active Directory:

SmartSync 3.0.6 e 3.0.7

A importação é realizada logo após a configuração do domínio no SmartSync e também sempre que o serviço do SmartSync for iniciado, tanto pela aplicação quanto pelo serviço do sistema operacional.

SmartSync 3.0.5 ou anterior

A importação é realizada apenas após a configuração inicial do domínio no SmartSync.