O registro 0000 abre o arquivo da ECD, informa o período correspondente à escrituração e identifica a pessoa jurídica.


CampoOrigem
01REGGerado automaticamente pelo sistema.


02LECD
03DT_INI

Datas de Início e Término informadas no Cadastro da Forma de Escrituração existente na tela de geração da ECD.


04DT_FIN
05NOME

Estes campos são gerados, respectivamente, com o Nome, CNPJ, Estado, Inscrição Estadual, Município e Inscrição Municipal existentes no Cadastro da Filial Matriz ou Filial Escriturada, informada na tela de geração da ECD. A filial utilizada irá depender do Tipo de Escrituração selecionada.


Para que o campo Filial Escriturada fique visível o Tipo de Escrituração selecionada deve ser Descentralizada e o campo Descentralização deve ser Filial.

06CNPJ
07UF
08IE
09COD_MUN
10IM
11IND_SIT_ESP

Estes campos são gerados, respectivamente, com a Situação Especial e o Indicador do Início do Período informados no processo de geração da ECD.




12IND_SIT_INI_PER
13IND_NIRE 

Este campo é gerado com o Nro. Registro na Junta Comercial existente no Cadastro da Filial Matriz ou Filial Escriturada, informada na tela de geração da ECD. A filial utilizada irá depender do Tipo de Escrituração selecionada.

14IND_FIN_ESC

Estes campos são gerados, respectivamente, com o Indicador de Finalidade da Escrituração, Hash da Escrituração Substituta, Indicador de Entidade Sujeita a Auditoria Independente e Indicador do Tipo de ECD informados no processo de geração da ECD.

15COD_HASH_SUB
16IND_GRANDE_PORTE
17TIP_ECD
18COD_SCP

O CNPJ da SCP é gerado com o CNPJ existente no Cadastro da Filial SPC, informada na tela de geração da ECD.

19IDENT_MF

O Indicador de Moeda Funcional está presente dentro da Estrutura de Transferência de Grupos Contábeis informada na tela de geração da ECD. 


Habilite o parâmetro "Habilitar controle de Moeda Funcional no SPED Contábil" para que o campo Moeda Funcional seja apresentado.

20IND_ESC_CONS

Quando um Plano Consolidado - Bloco K for informado na geração da ECD, o RM irá imprimir esse campo com o caractere "S", caso contrário com "N".

21IND_CENTRALIZADA

Este campo é gerado com o Tipo de Escrituração informada no processo de geração da ECD. Ele irá receber "0" para Escrituração Centralizada e "1" para Escrituração Descentralizada.

22IND_MUDANC_PCRegistro gerado automaticamente. Caso ocorra mudanças no Plano de Contas seu valor será "S", caso contrário será "N".
23COD_PLAN_REF

Este campo é gerado com o Plano Referencial informado no processo de geração da ECD.

O registro 0001 abre o bloco 0 e indica se há ou não há dados informados no bloco.


CampoOrigem
01REGGerado automaticamente pelo sistema.
02IND_DAD

Caso o Bloco 0 tenha dados informados seu valor será "1", caso contrário será "0".

Neste registro devem ser incluídas as inscrições cadastrais da pessoa jurídica que, legalmente, tenha direito de acesso ao livro contábil digital. O código da empresa no Banco Central corresponde ao “ID_Bacen”, conforme registrado no Unicad (Informações sobre Entidades de Interesse do Banco Central), composto por 8 dígitos e iniciados com a letra "Z".

O registro 0007 irá listar todas as inscrições existentes no Cadastro de Outras Inscrições Cadastrais.


CampoOrigem
01REGGerado automaticamente pelo sistema.
02COD_ENT_REF

Estes campos estão presentes na tela de Outras Inscrições Cadastrais e são representados pela Instituição e pelo Código Cadastral respectivamente.



03COD_INSCR

Este registro deve ser preenchido somente quando a pessoa jurídica utilizar escrituração descentralizada (0000.IND_CENTRALIZADA = “1”). Quando o arquivo se referir à escrituração da matriz (Campo 02 igual a “0”), os campos de 03 a 08 devem ser preenchidos com os dados da(s) filial(is). Por outro lado, quando o arquivo se referir à escrituração da filial (Campo 02 igual a “1”), os campos de 03 a 08 devem ser preenchidos com os dados da matriz. Para identificação de matriz ou filial, deve ser considerada a situação na data final a que se refere a escrituração. Quando a escrituração é da matriz (CNPJ da matriz no registro 0000), é possível apresentar um ou mais registros 0020, com o campo “Indicador de Descentralização” (Campo 02) preenchido com “0 – Escrituração da Matriz” e o CNPJ de cada uma das filiais informado no campo 03. Deve ser preenchido um registro 0020 para cada filial. Por outro lado, quando a escrituração é da filial (CNPJ da filial no registro 0000), só é possível que exista um registro 0020, com o campo “Indicador de Descentralização” (Campo 02) preenchido com “1 – Escrituração da Filial”, e o CNPJ da matriz informado no campo 02.

Para exibir o registro 0020 é necessário incluir previamente os participantes, através da tela de cadastro existente em Obrigações Acessórias → Cadastros → Participantes. Em seguida, na tela de geração da ECD, é imprescindível que o registro facultativo 0020 esteja marcado.


CampoOrigem
01REGGerado automaticamente pelo sistema.
02IND_DEC

Gerado automaticamente pelo sistema. Caso a Escrituração seja da Matriz o valor impresso será "0", caso seja da Filial o valor impresso será "1".

03CNPJ

Estes campos são gerados, respectivamente, com o CNPJ, Estado, Inscrição Estadual, Município, Inscrição Municipal e Nro. Registro na Junta Comercial informados no Cadastro de Filial.

Se o Tipo de Escrituração for Descentralizada e o campo Descentralização for Matriz estes dados serão recuperados das filiais existentes na coligada do contexto ou na coligada global, ou seja, haverá um registro 0020 para cada filial. Entretanto, se o Tipo de Escrituração for Descentralizada e o campo Descentralização for Filial, estes dados serão recuperados da Filial Matriz, informada na tela de geração da ECD.

04UF
05IE
06COD_MUN
07IM
08NIRE

O registro só deve ser utilizado nas ECD das pessoas jurídicas sócias ostensivas que possuem SCP, para identificação das SCP da pessoa jurídica no período da escrituração. 

Para gerar o registro 0035 é necessário que, no anexo Dados Fiscais do Cadastro de Filial, a opção Filial SCP esteja marcada e a Filial Sócio Ostensivo tenha sido informada.


Também é preciso que, na tela de parâmetros do processo de geração do SPED Contábil, o campo Indicador do Tipo de ECD seja "ECD de empresa participante de SCP como sócio ostensivo".


CampoOrigem
01REGGerado automaticamente pelo sistema.
02COD_SCP

Estes campos são gerados, respectivamente, com o CNPJ e Nome existentes no Cadastro das Filiais associadas a Filial Matriz (Filial Sócio Ostensivo), informada na tela de geração da ECD.

Irá haver um registro 0035 para cada filial vinculada a Filial Matriz (Filial Sócio Ostensivo).

03NOME_SCP

Representa um conjunto de informações para identificar as pessoas físicas e jurídicas com as quais a empresa tem algum tipo de relacionamento específico. Somente devem ser informados os participantes com os quais a empresa tenha um dos relacionamentos constantes em tabela específica do SPED. A grande maioria dos clientes e fornecedores das empresas não preenche os requisitos para ser incluída nos registros 0150. 

Para exibir o registro 0150 é necessário incluir previamente os participantes, através da tela de cadastro existente em Obrigações Acessórias → Cadastros → Participantes. Em seguida, na tela de geração da ECD, é imprescindível que o registro facultativo 0150/0180 esteja marcado.

Haverá um registro 0150 para cada Participante cadastrado na coligada do contexto.


CampoOrigem
01REGGerado automaticamente pelo sistema.
02COD_PART

Estes campos variam de acordo com o Tipo do Participante.

Para Participantes do tipo "Filial" eles são gerados, respectivamente, com o Código e Filial informados no Cadastro de Participantes.

Para Participantes do tipo "Cliente/Fornecedor" eles são gerados, respectivamente, com o Código e Cliente/Fornecedor informados no Cadastro de Participantes.

03NOME
04COD_PAIS

Estes campos variam de acordo com o Tipo do Participante.

Para Participantes do tipo "Filial" eles são gerados, respectivamente, com País e CNPJ informados no Cadastro de Filial.

Para Participantes do tipo "Cliente/Fornecedor" eles são gerados, respectivamente, com o País e CPF/CNPJ informados no Cadastro de Cliente/Fornecedor. Vale ressaltar que o campo 05 só será preenchido se a Classificação do Cliente/Fornecedor for "Fornecedor".

05CNPJ
06CPFEste campo é gerado com o CPF/CNPJ informado no Cadastro de Cliente/Fornecedor, cuja Classificação seja "Cliente" ou "Ambos".
07NIT

Este campo é gerado com o NIT informado no Cadastro de Cliente/Fornecedor, pois só está presente em Participantes do tipo "Cliente/Fornecedor".

08UF

Estes campos são gerados, respectivamente, com o Estado, Inscrição Estadual, Inscrição Estadual S. T, Município, Inscrição Municipal e Inscrição no Suframa informados.

Para Participantes do tipo "Filial" estes dados serão recuperados do Cadastro de Filial e para Participantes do tipo "Cliente/Fornecedor" serão recuperados do Cadastro de Cliente/Fornecedor.

09IE
10IE_ST
11COD_MUN
12IM
13SUFRAMA

Neste registro devem ser informados os códigos de relacionamento dos participantes, conforme tabela do SPED, a data início do relacionamento e a data de término do relacionamento, caso exista.

Os relacionamentos dos participantes devem ser incluídos em Obrigações Acessórias → Cadastros → Tipos de Relacionamentos de Participantes. Após a inclusão dos tipos de relacionamentos é necessário associá-los aos participantes, através do Cadastro de Participantes. Para cada registro 0150, que representa o participante, irão haver um ou mais registros 0180.


CampoOrigem
01REGGerado automaticamente pelo sistema.
02COD_REL

Estes campos são gerados, respectivamente, com o Relacionamento, Data Início do Relacionamento e Data Término do Relacionamento informadas nos relacionamentos existentes no Cadastro de Participantes.


03DT_INI_REL
04DT_FIN_REL