import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css

Funcionalidades dos campos reservados _MSBLQD (Bloqueio Automático por Data) ou _MSBLQL (Bloqueio Automático).


As tabelas que possuem os campos _MSBLQD (Bloqueio Automático por Data) ou _MSBLQL (Bloqueio Automático), exibirão em seus cadastros o conteúdo destes campos somente para os usuários administradores. Estes podem preencher uma data a partir da qual o registro será bloqueado para uso (no caso do campo _MSBLQD), ou apenas definir se o registro será bloqueado, ou não, independente da data (_MSBLQL).

Se o campo _MSBLQD estiver preenchido e a data do sistema for superior à data cadastrada, ou se o campo _MSBLQL estiver definido como Sim, o registro se encontrará bloqueado e será exibido no browse com uma cor diferente. 

O ponto de entrada MBLKCOLOR, permite definir as cores de fundo e letra para os registros bloqueados. Este ponto de entrada retornará um array com o código numérico das cores da fonte e fundo.

Para validar se o campo está ou não bloqueado por padrão deve-se utilizar a função RegistroOk. A função retorna se o campo está ou não bloqueado.

Poderá ser utilizada a função padrão ou criar um tratamento especifico para o registro bloqueado.

Por exemplo: Na rotina de Pedidos de Venda, existe a verificação se o registro de cliente, produto etc, se encontra bloqueado para uso. Logo, ao selecionar um produto bloqueado, é exibida a mensagem de alerta que o registro se encontra bloqueado. 
Somente os usuários administradores podem liberar o registro.

Importante: Cabe às rotinas do módulo avaliar como e se será possível tratar a funcionalidade destes campos no processo.