Regras de licenciamento do Produto

O Automação Fiscal permite utilizar todas os recursos disponíveis para entrega das obrigações fiscais, seja ela de origem fiscal, contábil ou de RH.

As opções de menu estão disponíveis em sua totalidade e permitem dentre outras coisas:

Quais licenças são necessárias para uso do Automação Fiscal ?

1. Licença TOTVS TEC (DbAccess):

2. Licença de Produto: 

1 - 4134 - Fiscal
2 - 4145 - Gestão do Capital Humano
3 - 4135 - Fiscal Avançado
4 - 4177 - Agrupador OnDemand RH - 4145
5 - 4107 - TRADE-EASY - Comércio Exterior
6 - 4160 - NG - Manutenção de ativos
7 - 4161 - NG - Medicina e segurança do trabalho
8 - 4004 - TOTVS Light ERP
9 - 3999 - TOTVS Start
10 - 4016 - Id Intera Completao
11 - 4017 - Id Intera 2018
12 - 4023 - Totvs Intera Backoffice: Fiscal
13 - 4026 - Totvs Intera RH Completo
14 - 4024 - Intera Backoffice Completo
15 - 4025 - Intera RH: Folha e Ponto
16 - 4038 - TOTVS Intera Datasul RH
17 - 4037 - TOTVS Intera Datasul Backoffice
18 - 4000 - TOTVS FULL
19 - 4099 - Campanha Totvs 

3. Como funciona o consumo das licenças pelo automação fiscal (Módulo 84) ?

As licenças são consumidas por conexão de usuário respeitando a ordem hierárquica de licenças de produto disponíveis, seguindo a sequência da lista já exibida acima.

Exemplo:  Em um ambiente que possua 10 licenças de Fiscal e 10 de Gestão de Capital Humano, os 10 primeiros usuários a se conectarem consomem as licenças do Fiscal e os próximos as licenças do Gestão de Capital Humano, e o 21° somente consegue acessar quando houver uma licença disponível, ou de Fiscal ou de Gestão de Capital Humano.


(aviso) Para o uso das rotinas do projeto chamado "TAF do Futuro" não existe nenhum licença adicional além das citadas acima que precisam ser adquiridas pelos clientes, mesmo com a necessidade de utilização dos serviços REST e HTTP do Protheus não é necessária a aquisição de licenças "TOTVS I", ao utilizar as rotinas novas ( construídas em PO UI ) será efetivado o consumo de uma única licença seguindo o modelo citado abaixo.

O cliente precisa apenas se atentar para não utilizar a chave PrepareIn na seção HTTPURI do seu servidor REST Protheus, ao utilizar essa chave será consumida uma licença para cada JOB que for configurado, ao comentar essa chave não será consumida nenhuma licença adicional para integração com o TAF via WS e nem para o uso das novas rotinas em PO UI. 

Mais detalhes de como configurar o REST para uso do TAF em : Web Service REST - Integração


(informação) Recomendamos o uso da porta MPP( Multi Protocolo) para uso dos painéis em PO UI do TAF, é muito mais simples de configurar e segue o mesmo modelo de licenciamento de quando os serviços REST e HTTP são configurados manualmente.

Application Server - Porta Multiprotocolo




Cabe a empresa avaliar a quantidade disponível para uso dos produtos já contratados, e se necessário providenciar novas aquisições para utilizar também o TAF.

Conforme o ciclo de vida de produto TOTVS o Protheus Série 3 foi descontinuado na versão 11, por este motivo para a utilização do TAF na versão 12 é necessário migrar a modalidade comercial para a Série T.

https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/ciclodevidacalendarios

image.png


Módulo 92 - TOTVS Automação Fiscal Light (Descontinuado, migração urgente necessária para o módulo 84)

Este módulo poderá ser utilizado após a atualização do ambiente com a LIB disponibilizada em 15/Dez/17, SEM essa atualização o módulo não fica disponível para uso.

Este módulo possui os recursos básicos para a entrega do eSocial e EFD Reinf ao Governo, ele efetua somente uma checagem das licenças Fiscal, Gestão de Capital Humano, Intera, Corporativo e/ou FULL; caso exista, NÃO HAVERÁ O CONSUMO, o acesso a ferramenta será abonado.

As opções de menu deste módulo são totalmente limitadas, e permitem:


Este módulo não tem as funcionalidades do TAF e-Social do Futuro.

Este módulo será descontinuado em