CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Tela Plano de contas
- Outras Ações / Ações relacionadas
- Tela Plano de contas
- Principais Campos e Parâmetros
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
O objetivo desta aplicação é cadastrar um Plano de Contas no módulo Contábil Contábil.
O plano de contas é utilizado para centralizar a contabilização dos lançamentos periódicos para que esses lançamentos sejam transmitidos para a Receita Federal, conforme as obrigações fiscais.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Caminho
Módulo Contábil > Menu Cadastros > Aplicação Cadastro de Plano de Contas - ABA_00003.
Pré-Requisitos e Restrições
Possuir permissão para o módulo Contábil e suas aplicações.
Ter realizado a Configuração do Plano de Contas.
Configurado o Plano Referencial de acordo com a norma/leiaute vigente.
Ter realizado o Cadastro de Parâmetros Contábeis
Passo a Passo
Parâmetros
Acesse o Módulo Contábil, clique no menu Cadastros, em seguida clique em Cadastro de Plano de Contas.
Imagem 1 - Acesso ao cadastro de plano de contas
Clique no botão para localizar
Quando a opção Aviso Opção de Plano de contas Configurar o Plano de Contas está configurada como Sim, ao iniciar a aplicação de Cadastro de Plano de Contas, será demonstrado à esquerda a estrutura previamente cadastrada. Caso tenha escolhido a opção Não, o usuário deverá iniciar o cadastro do plano de contas informando a estrutura. Exemplificaremos o Cadastro de Plano de Contas, tomando como base que o usuário ao Configurar o Plano de Contas selecionou a opção Sim. Iniciaremos o Cadastro do Plano de Conta pelas contas do Ativo Circulante, cadastrando primeiramente a Conta Sintética Caixas. Seguem os passos:
|
Imagem 2 - Níveis do cadastro de contas
clique no botão de pesquisa ou digite a descrição do plano de contas que deseja cadastrar ou então clique sobre o plano de contas que deseja alterar.

Imagem 3 - Cadastro do plano de contas
Serão apresentados na tela, os campos para o cadstro/ alteração da conta selecionada.

Imagem 4 - Cadastro do plano de contas
PREENCHA OS CAMPOS
- Grau: Este campo é definido automaticamente pelo sistema, conforme o nível configurado opara ela. Todas as contas receberão uma numeração que será o seu endereço no cadastro do plano de contas. A quantidade de graus do plano de contas é definido na Configuração.
- Conta: Parte dessa informação é definida automaticamente pelo sistema e a outra parte é sugerida no campo onde o usjuário tiver acesso a alterá-lo.
A sugestão do sistema se baseia nas contas anteriormente cadastradas. Veja exemplo: A primeira conta cadastrada pelo usuário foi 1.10.20.30.00, a segunda conta foi 1.10.20.40,00, logo, ao iniciar o cadastro da terceira o sistema irá sugerir como numeração: 1.10.20.50.00, uma vez que o intervalo de numeração entre a primeira conta e a segunda foi de 10 números. Se a primeira conta fosse 1.10.20.30.00 e a segunda fosse 1.10.20.31.00, logo a terceira seria sugerida como 1.10.20.32.00. A máscara da conta é configurada na aplicação de Configuração.
- Código da Conta: Neste campo o sistema demonstra como ficará a máscara da conta, de acordo com as informações presente no campo conta.
- Data de alteração: O sistema atualizará este campo sempre que uma alteração for realizada na conta, demonstrando sempre a data da última alteração realizada.
- Código Reduzido: Esse campo será preenchido de acordo com a configuração do cadastro do plano de contas. Ele poderá ou não ser automático. Para identificar se o mesmo será gerado de forma automática, consulte a aplicação de Configuração do Plano de Contas.
- Tipo Conta: Informe se a conta é do tipo Sintética ou Analítica, exceto quando a conta a ser cadastrada for de último nível, neste caso só poderá ser cadastrada como Analítica. Se atribuído um tipo como Analítico, o usuário não poderá associar uma subconta à ela.
- Natureza: A natureza é definida pelo usuário e será utilizada como indicador para geração de relatórios contábeis. Exemplo: Se uma conta de natureza Ativo for indevidamente associada à natureza Receita, essa conta não será demonstrada na Impressão do Balanço Patrimonial e será utilizada indevidamente como saldo para Apuração de IRPJ/CSLL.
- Situação: Informe a situação atual da conta. Ao ser configurada como Inativa, essa conta não poderá ser utilizada para realizar lançamentos contábeis.
- Descrição: Informe a descrição da conta. A descrição informada será a mesma utilizada pelo sistema na geração de relatório e demonstrações contábeis.
- Observação: Não é obrigatória a informação e serve para armazenar informações a serem utilizadas exclusivamente pela empresa e seus usuários, pois não é gerada em qualquer relatório ou demonstração contábil.
Segue abaixo exemplo de preenchimento dos campos acima citados:

Imagem 5 - Cadastro do plano de contas
EMPRESAS
Ao cadastrar uma conta, ela será associará todas as empresas filiais vinculadas à(s) Matriz(es) do Plano de Contas.
Para alterar a situação de Ativo para Inativo ou vice-versa, utilize o recurso de edição presente na aplicação, conforme exemplo.

Imagem 6 - Cadastro do plano de contas
Evidenciação
Seguem abaixo, exemplos de escrituração da Conta Referencial na ECD:


CÓDIGOS DE AGLUTINAÇÃO - Registo I052 ECD
Durante o cadastro da conta, o sistema atribui automaticamente como código de aglutinação, todas as contas Sintéticas que são Pais das contas analíticas cadastradas.

Conforme pode notas na imagem de exemplo acima, para a conta analítica Móveis e Utensílios, foram atribuídas as contas Sintéticas: Ativo, Não Circulante e Imobilizados como códigos de aglutinação.
Porém, se o usuário desejar, ele poderá vincular qualquer conta (analítica ou sintética) como código de aglutinação de uma determinada conta. Para isso, basta seguir os seguintes processos:

Informe o código da conta a ser vinculada como conta de aglutinação no campo correspondente ¹ e clique em atualizar ²

Validação
- Somente contas analíticas poderão receber associação de códigos de Aglutinação
Evidenciação:
Seguem abaixo, exemplos de escrituração de Códigos de Aglutinação na ECD:


SUBCONTA - Registro I053 ECD
No grid correspondente ao cadastro de Subcontas, informe um Código de Identificação do Grupo. Poderá ser composto com caracteres alfa-numéricos, com até seis caracteres:
Clique em Adicionar:

Clique em Pesquisar para executar a dialog de Pesquisa de Subconta:

Clique localize a conta e clique em Retornar:

Clique em Pesquisar para executar a dialog de Pesquisa de Natureza da Subconta:

Clique localize a natureza e clique em Retornar:

Clique em atualizar para finalizar o cadastro da subconta:

Validação:
- Somente contas Analíticas poderão possuir subcontas associadas.
- Se vinculada ao menos uma subconta, será obrigatória a informação do campo Código de Identificação do Grupo que será gerado no campo 02(COD_IDT) do Sped Contábil, pois trata-se de um campo Obrigatório conforme publicação Ato Declaratório Executivo Cofis no 42/2015 (Guia Prático da ECD versão Maio/2015).
- Não será possível associar a mesma Natureza de Subcontas em subcontas vinculadas à mesma conta do Plano de Contas.
- REGRA_NAT_090_UNICA_POR_CONTA: Verifica se existe somente uma subconta de natureza 90 ou 91 ou 92 ou 93 ou 95 para cada conta do Plano de Contas. Se a regra não for cumprida, o PVA do Sped Contábil gera um erro.
- REGRA_COD_CTA_DUPLICIDADE: Verifica se Código de Identificação do Grupo pertence a uma única conta do Plano de Contas. Se a regra não for cumprida, o sistema gera um erro.
Evidenciação:
Seguem abaixo, exemplos de escrituração da Subconta na ECD:


Validação
Para validar os dados de todas as contas cadastradas, utilize o Relatório de Plano de Contas.
Clique para expandir
03. TELA CADASTRO DO PLANO DE CONTAS
Outras Ações / Ações relacionadas
04. TELA DO PLANO DE CONTAS
Principais Campos e Parâmetros
05. TABELAS UTILIZADAS
Não há