O PIX está sendo validado, por enquanto, apenas em alguns clientes piloto que possuem contrato com o banco Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Caso deseje ser piloto entre em contato com o suporte do TOTVS Gestão Financeira RM.

01. VISÃO GERAL

Pagamentos instantâneos (Pix) são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. É uma nova modalidade de pagamentos e recebimentos, na qual as transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

As demais formas de pagamentos já conhecidas, como DOC/TED, Boletos, etc, continuarão existindo, porém o Pix trará uma grande agilidade na compensação dos valores para o recebedor, visto que é para acontecer de forma instantânea. Para isso, algumas mudanças no sistema serão necessárias para atender a demanda, e este documento centralizará todas as mudanças e orientações aos usuários do RM.

A nova modalidade de pagamento Pix possibilita que seja utilizada uma chave para identificar os dados bancários. A chave não é obrigatória, mas fará com que os pagamentos sejam mais ágeis.

Neste momento a chave deverá ser criada diretamente no sistema bancário que é utilizado pelos usuários e posteriormente poderá ser vinculada no RM. 

A chave, que poderá ser usada no lugar do banco/agência e conta, poderá ser identificada de 4 formas diferentes:

O Pix está em estudo na TOTVS para que seja aplicado da melhor forma possível. As informações deste documento serão inseridas gradualmente. Temos, até o momento, os layouts do banco Itaú . Se você possuir layout de algum outro banco, pedimos que entre em contato para nos enviar para incluirmos no estudo.

02. VERSÕES

Último Patch dos releases 12.1.28, 12.1.29 ou 12.1.31.

 

03. LAYOUT DO GERADO DE SAÍDAS

Os novos layouts do gerador de saídas para modalidade de recebimentos e pagamentos PIX, estão disponíveis no caminho dos objetos gerencias do instalador da biblioteca RM. Esses novos layouts devem ser importados através do gerados de saídas.


Pagamento: FINLAY0062 - Pag. Itaú SISPAG 85 com PIX.TotvsGen

Cobrança: FINLAY0063 - Cob. Padrão PIX (750).TotvsGen

Pagamento: FINLAY0065 - Pag. Bradesco CNAB240 com PIX.TotvsGen

Cobrança: FINLAY0063 - Cob. Padrão PIX (750).TotvsGen

Pagamento: FINLAY0066 - Pag. Banco do Brasil CNAB240 com PIX.TotvsGen

Cobrança: FINLAY0063 - Cob. Padrão PIX (750).TotvsGen



04. 
CADASTROS 


Foi disponibilizado no cadastro de contas correntes o anexo Chave PIX, onde serão definidos as Chaves Pix das Contas Correntes da Empresa. 

Você poderá vincular várias chaves PIX para a mesma conta corrente, mas é necessário que seja definida a chave PIX principal e ativa. Essa chave PIX principal, será utilizada na remessa de cobrança PIX. 


No cadastro de Convênio, foi disponibilizado na aba Remessa bancária o grupo "Cobrança Eletrônica PIX", onde deverá ser vinculado o layout para de remessa de cobrança com PIX.


Para o pagamento o layout utilizado tanto para o meio de pagamento PIX e outros meios é o mesmo.

No anexo Dados Bancários de Cliente/Fornecedor, foram adicionados duas novas forma de pagamento que serão utilizadas na remessa de pagamento.

PIX Transferência - Será utilizado quando o pagamento for efetuado através de uma transferência PIX para conta do fornecedor.

PIX QR-Code - Será utilizado quando o pagamento for efetuado através de um documento que possui QR-Code


No cadastro de lançamentos,  Aba Integração bancária, foi disponibilizado o campo "QR-Code PIX". Esse campo será utilizado para lançamentos a pagar no qual o documento possui um QR-Code PIX de pagamento. 

A leitura do QR-Code é feita através do botão ao lado do campo "QR-Code PIX", no qual será aberto um aplicativo que fará a leitura de um determinada área da tela. Caso o aplicativo não seja encontrado ao clicar no botão, basta clicar aqui, baixar e descompactar o aplicativo no caminho onde está instalado a biblioteca RM parte client.


Foi disponibilizado no cadastro de boletos os seguintes campos:

- Status Remessa PIX: Esse campo foi criado para armazenar o status da remessa PIX, a princípio não foi utilizado o campo "Status Remessa" permitindo que seja possível enviar uma remessa de cobrança e uma remessa cobrança PIX para o mesmo boleto.

- QR-Code PIX: Campo onde será gravado o EMV do QR-Code que será utilizado na geração de imagem do QR-Code. Ele é preenchido quando é feito o retorno de cobrança PIX e a emissão foi confirmada pelo banco.

- PIX Link: Campo onde será gravado o link gerado para o pagamento do QR Code. Ele é preenchido quando é feito o retorno de cobrança PIX e a emissão foi confirmada pelo banco.

05. PROCESSOS 


A remessa de cobrança PIX é feita a partir dos boletos gerados. Esses boleto podem ter três operações:

01 - Geração de QR-Code

02 - Excluir QR-Code já gerado

04 - Alterar dados de um QR-Code já gerado

Essa operação é definida no campo "COMANDO" na geração do boleto. Também é possível definir o valor default CNAB no cadastro de Convênio aba Cobrança bancária.

Foi disponibilizado na remessa de cobrança eletrônica a opção PIX. Caso essa opção esteja marcada, então será levado em consideração o layout de cobrança PIX vinculado no cadastro de Convênio.

Para que o arquivo seja gerado é necessário que a conta corrente vinculada ao convênio, tenha pelo menos uma Chave PIX principal e ativa.


Após executar o processo, o status de remessa PIX do boletos passaram a ficar com "Remetidos"


Foi disponibilizado no processo de retorno de cobrança e retorno de cobrança em lote a opção "Retorno Cobrança PIX - 750". Quando o processo é executado com essa opção marcada, será exigido que as linhas do arquivo tenham 750 caracteres. 

Não é necessário efetuar configurações de posições no cadastro de layout bancário, pois os bancos estão utilizando o padrão 750 posições no qual as principais posições já são fixas.



O arquivo de retorno irá fazer as seguintes operações no boleto:

02 - Emissão confirmada - QRCode e o PIX Link foram gerados e serão gravado no boleto. Status de remessa PIX será alterado para "Registrado". 

03 - Emissão rejeitada - Por algum motivo a geração do QR-Code do boleto não pode ser gerada. Status de remessa PIX será alterado para "Rejeitado".

06 - Recebimento - O QR-Code foi pago e o boleto/lançamentos serão baixados. Status de remessa PIX será alterado para "Baixado".


Na remessa de pagamento a única mudança foi no layout de pagamento, onde os bancos inseriram as forma de pagamento PIX Transferência e PIX QR-Code, no qual foi falado anteriormente em Dados Bancários de Cliente/Fornecedor

O layout do banco Itaú do gerado de saída, está preparado para gerar dois arquivos de remessa de pagamento, um apenas para transação PIX e outro para demais transação de pagamento. Essa é uma regra do banco Itaú. Se na remessa for gerado dados referente ao meio de pagamento PIX ele irá gerar dois arquivos sendo o primeiro somente com o Header e Trailer e o segundo será gerado com Header, Trailer e dados do Borderô. Se na remessa os dados enviados forem com meio diferente de  pagamento PIX o primeiro arquivo será gerado com Header, Trailer e dados dos borderô e o segundo somente com Header e Trailer. Somente será enviado ao banco o arquivo que tiver as informações do Borderô.