01. DADOS GERAIS


Linha de Produto:Datasul
Segmento:Saúde
Módulo:Gestão de Planos de Saúde
Função:

Manutenção de Guias (AT0110Z)

Autorização Guias pelo Auditor/Responsável (AT0110J)

Consulta Trans. Negadas - IE (AT0110T)

Comunica Guias Pendentes (AT0110V)

Consulta Status da Transação (AT0110P)

Consulta Dados do Beneficiário (HAT.BENEFICIARIESEXCHANGEQUERY) 

Consulta Dados do Prestador (AT0110S)

Contagem de Beneficiários (HAT.COUNTBENEFICIARIES)

Comunicação de Beneficiários - TISS (AT0110N)

Auditoria Médica Web

Issue:DSAUGPSAUTOR-7334

02. SITUAÇÃO/REQUISITO


As implementações descritas neste documento correspondem as adequações efetuadas no TOTVS Saúde Planos - Linha Datasul para atender ao PTU Online 8.0.

03. SOLUÇÃO


Procedimentos para Implantação

A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download) e também na console de atualização.

Para funcionamento correto das rotinas liberadas neste pacote, deverão ser garantidas a aplicação das atualizações referentes ao Banco de Dados.

Neste projeto houve a descontinuação e criação de novos menus, por isso é necessário que seja realizada a importação dos menus alterados.

No TOTVS12, acesse o programa Importação Menu Datasul (MEN706AA).
Importe os seguintes arquivos:

  • univdata\men_hat.p
  • univdata\men_hgp.p


Para mais informações de como importar menus no Datasul, verificar a pagina: Importação Menu Datasul (MEN706AA)


Alterações realizadas em cada um dos menus:

Procedimentos para Configuração


Todas as etapas descritas nos itens a seguir, deverão ser realizadas para parametrização correta do Intercâmbio Eletrônico.

Para facilitar a leitura todas as instruções de implantação e configuração do Foundation Saúde para o PTU Online 8.0, foram disponibilizadas na página PTU ONLINE 8.0 (Foundation).

No TOTVS12, acesse o programa Manutenção Parâmetros Globais Sistema - PR1410P:

Após efetuar a alteração desses parâmetros, deverá ser comunicado a Unimed do Brasil para que a Versão PTU utilizada pela operadora seja alterada na Ferramenta WSD, de 7.0 para 8.0.


a. No campo "Versão do PTU", deverá ser informado a nova versão "6 - 8.0".
b. No campo "URL de Comunic.", deverá ser informado o novo endpoint do PTU Online 8.0 parametrizado no Foundation. Deverá ser informado o endpoint "WsdPtuSenderWSv8000?wsdl", conforme exemplo: http://<servidor>:<porta>/htz-foundation/WsdPtuSenderWSv8000?wsdl.
c. No campo "Namespace", informar o valor "http://implementation.v8000.ws.exchange.foundation.totvs.com/".


Para os clientes que utilizam programas CPC no processo do PTU Online deverão atentar-se para as orientações abaixo:

As orientações a seguir são obrigatórias para o funcionamento correto das CPCs, as mesmas se fazem necessárias devido a implementações realizadas e versionamento das rotinas do produto.

Todas as CPCs que tenham ação relacionada ao processo de envio ou recebimento de transações PTU, deverão obrigatoriamente compiladas para que utilizem as includes disponibilizadas no pacote. Dentre estas CPCs é possível citar:

  • CPCs CPC-ATAPI023.P;
  • CPC-API-SOLICITAFOUNDATION.P;
  • CPC-API-RECEBE-PTU80.P;
  • CPC-AT0115C.P;
  • CPC-AT0115C-IE.P



  • CPC-ATAPI023.P:

Caso seja utilizada a CPC-ATAPI023.P contendo a definição da include de linha "atp/atapi023-ptu70.i", deverá ser alterada a mesma de modo que passe a utilizar a nova include "atp/atapi023-ptu80.i".

  • CPC-API-RECEBE-PTU70.P:

Caso seja utilizada a CPC-API-RECEBE-PTU70.P:

a. Deverá ser efetuada cópia do programa original, renomeando-o para CPC-API-RECEBE-PTU80.P;

b. Dentro do fonte do programa CPC, deve ser alterada a definição da include cpc/cpc-api-recebe-ptu70.i para cpc/cpc-api-recebe-ptu80.i;

c. Substituir os trechos de código que fazem uso das temporárias tmp-cpc-api-recebe-ptu70-entrada e tmp-cpc-api-saida-ptu70-saida, sendo alterados para tmp-cpc-api-recebe-ptu80-entrada e tmp-cpc-api-saida-ptu80-saida, respectivamente;

d. Caso o programa específico utilize a definição da include de linha atp/atapi023-ptu70.i, esta deve ser alterada de modo a passar a utilizar a nova include atp/atapi023-ptu80.i

e. Os trechos de código que fazem uso da temporária tmp-atapi023-ptu70-serv-saida devem ser alterados para tmp-atapi023-ptu80-serv-saida;

f. Caso o cliente possua algum programa específico que utilize a include atbo/boptutransactionstatus.i, o campo serviceType da tabela temporária transactionstatusServicesOutput teve seu tipo de dado alterado de INTEGER (int) para CHARACTER (char).




Procedimentos para Utilização

Conversão dos códigos de serviço

A partir da versão 8.0 do PTU Online, os códigos para o campo tipo de tabela devem respeitar o domínio da TISS:

A conversão do código do serviço será realizada conforme as regras abaixo.

Conversão dos códigos de serviço - Alterações no processo de envio das transações

  • Para procedimentos o campo tipo de tabela será preenchido com o valor fixo 22. Para procedimentos assinalados como 'Pacote fechado' no programa Manutenção de Procedimentos (hpr0110h), será exportado uma linha contendo as informações do pacote (Tp. Tabela 98) e uma linha contendo o procedimento principal ou alternativo do pacote (Tp Tabela 22). Imagem abaixo ilustra a situação citada: O pacote 31082020 possui o procedimento 40302040 como principal. Desta forma é exportado uma linha com o código do pacote e tabela 98 e outra linha com o procedimento principal do pacote e tabela 22:

XML da Solicitação de Autorização - 600.

  • Para o tráfego dos insumos, o sistema passa a considerar o valor informado no campo 'Código Tabela' do programa Manutenção Insumos (hrc0110c) para exportar no campo tipoTabela do PTU. Já para o campo codigoServico o sistema localizará o registro equivalente ao insumo no programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r) e realizará a seguinte regra:
    • Caso o campo 'Código Tabela' do programa Manutenção Insumos (hrc0110c) seja igual a '18 - TUSS Taxas hospitalares, diárias e gases medicinais', '19 - TUSS Materiais' ou '20 - TUSS Medicamentos', então o código do insumo que trafegará será o informado no campo 'Insumo PTU' do programa hrc0510r:

Tipo de tabela do insumo igual a 19.


Associativa insumo PTU para o insumo 00000014.


Sistema exportou código de tabela do insumo GP e o código do insumo igual ao código do insumo PTU parametrizado.

  • Caso o campo 'Código Tabela' do programa Manutenção Insumos (hrc0110c) seja igual a '00 - Outras Tabelas' então o código do insumo será composto de 10 dígitos. Os dois primeiros dígitos serão compostos pelo valor informado no campo 'Código Tabela' do programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r) e os 8 dígitos restantes serão compostos pelo valor informado no campo 'Insumo PTU' do programa hrc0510r:

Tipo de tabela do insumo igual a 00.


Associativa insumo PTU para o insumo 00000003 e tipo de tabela 20.


Sistema exportou código do insumo com 10 dígitos


** Importante: Para todos os insumos parametrizados com tabela '00 - Outras Tabelas' no programa Manutenção Insumos (hrc0110c), é necessário informar o tipo de tabela correspondente no programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r). Caso não informado, o sistema acusará erro na comunicação com a unidade origem do beneficiário.


Conversão dos códigos de serviço - Alterações no processo de recebimento das transações

  • Para procedimentos (serviços informados com o campo tipoTabela igual a '22 - TUSS procedimentos e eventos em saúde'), caso a guia possua apenas procedimentos que seja considerado de baixo risco, são obrigatoriamente serem autorizados ou negados. Caso exista qualquer procedimento que não seja considerado de baixo risco, a guia permanece em estudo (Pendente de Auditoria/Liberação).
  • Para o recebimento de insumos será realizada a seguinte regra:
    • Quando o tipo de tabela recebido for igual a '00 - Outras Tabelas', então o código do serviço será desmembrado visando obter o código de tabela e código do serviço. Serão lidos todos os registros equivalentes no programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r) considerando o campo 'Insumo PTU' igual ao código do serviço e o campo 'Tipo Tabela' igual ao tipo de tabela extraído dos dois primeiros dígitos do código do serviço e que estejam dentro do período de vigência. Para cada insumo PTU encontrado, será localizado o registro equivalente na Manutenção Insumos (hrc0110c) considerando o código do insumo GPS (neste processo é desconsiderado o Código Tabela informado na Manutenção Insumos (hrc0110c)). O primeiro registro que o sistema encontrar com essa combinação e que esteja com data de vigência válida, será assumido como o insumo que será criado na guia de autorização. Caso não encontrado o registro correspondente na Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r) ou não for encontrado o insumo na Manutenção Insumos (hrc0110c) o sistema acusará erro na conversão do insumo e não prosseguirá com a criação da guia.
    • Quando o tipo de tabela recebido for igual a '18 - TUSS Taxas hospitalares, diárias e gases medicinais', '19 - TUSS Materiais' ou '20 - TUSS Medicamentos', então serão lidos todos os registros equivalentes no programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r) considerando o campo 'Insumo PTU' igual ao código do serviço e que estejam dentro do período de vigência. Para cada insumo PTU encontrado, será localizado o registro equivalente na Manutenção Insumos (hrc0110c) considerando o código do insumo GPS e o Código Tabela igual ao recebido na transação. O primeiro registro que o sistema encontrar com essa combinação e que esteja com data de vigência válida, será assumido como o insumo que será criado na guia de autorização.

Novo campo tpAcomodacao

Para guias de Consulta e SP/SADT, o valor informado no novo campo será igual a C - Não se aplica;

Para guias de Internação, o sistema fará a conversão do campo Clas.Hos informado na digitação da guia:

Caso informado uma classe hospitalar de Apartamento, então o valor informado no campo será B - Individual.

Caso informado uma classe hospitalar de Enfermaria, então o valor informado no campo será A - Coletiva.


Demais alterações

  1. As rotinas do PTU Online envolvidas com os módulos HAW-Autorizador Web e Auditoria Médica Web, e os programas da Solicitação TISS/XML via WebServices também foram adequados para trafegar solicitações na versão 8.0 do PTU Online. Não foram acrescidos campos em tela nesses programas.
  2. Foi alterada a regra para solicitar a descrição do insumo na inclusão de guias. Além da regra já existente, onde a descrição do insumo era solicitada quando codificação genérica, quando selecionado nos parâmetros do sistema que o cliente utiliza a versão 8.0 do PTU Online, o sistema passará a solicitar a descrição quando no programa Manutenção Insumos (hrc0110c) o Código Tabela for igual a '19-Materiais Tuss' ou '00 - Outras Tabelas'.
  3. Alterada a regra para solicitação do código ANVISA do material/medicamento e o código de referência do material no fabricante. Com a inutilização do antigo cadastro Manutenção Associativa Tabela Serviços X Tipo Insumo (hrc0410h) no PTU Online 8.0, no momento da digitação de um insumo que possua tabela igual a '00 - Outras Tabelas', o sistema passou a verificar o Código Tabela da Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r). Quando informado '19 - TUSS Materiais' ou '20 - TUSS Medicamentos', então será solicitado o código ANVISA do material. E quando informado '19 - TUSS Materiais', então será solicitado o código de referência do material no fabricante.
  4. Para o novo campo tipoEtapaAutorizacao, o valor informado será sempre 1 - Solicitação de Autorização Prévia. Tanto no envio como no recebimento dos pedidos de autorização e complemento, o sistema não realiza nenhum tipo de validação deste campo. Ele apenas é preenchido com o valor padrão para respeitar o schema do PTU Online 8.0.


4. ASSUNTOS RELACIONADOS



<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>