Objetivo

O objetivo do Gerenciador DW é disponibilizar ao administrador do Sistema Consinco os seguintes recursos de gerenciamento relativos ao Consinco Data Warehouse:

Caminho

Max Gerencial > Gerencial > Gerenciador DW – DW00010

Pré-Requisitos e Restrições

Passo a Passo

Acesse o Módulo Gerencial, selecione o menu Gerencial e abra a aplicação Gerenciador DW.

Imagem 1 - Menu Gerencial


Controle de Cargas

Para disparar uma carga manualmente, escolha o Tipo de Carga:

A Carga Geral sempre considera todas as empresas e o período padrão configurado nos fatos (últimos N dias antes do dia de hoje). Nas demais opções é possível escolher as empresas e o período. As dimensões não são filtradas pelo período, somente os fatos.

Imagem 2 - Tipos de Carga


Em seguida, escolha as Empresas:

Ao optar pela opção Somente Escolhidas, as empresas deverão ser selecionadas pelo botão Empresas.

Imagem 3 - Seleção de Empresas


O Período pode ser informado digitando uma data inicial e data final ou selecionando uma das opções pré-definidas na lista de opções de períodos.

Imagem 4 - Períodos Pré-Definidos


Defina se devoluções que não geram alteração no estoque serão consideradas nas consultas. A definição escolhida neste parâmetro só é atualizada pela aplicação após o disparo de uma carga.

Imagem 5 - Devoluções


Clique no botão Disparar Carga. As cargas serão disparadas em modo assíncrono, ou seja, o usuário poderá continuar utilizando o módulo normalmente, ou mesmo disparar outras cargas se desejar. Ao ser iniciada, a tabela é preenchida com as informações sobre a carga em execução.

As informações listadas na tabela são:

Imagem 6 - Carga em Execução


Para visualizar em tempo real as cargas em execução, pressione o botão de refresh da tabela Cargas em execução.

Clique com o botão direito do mouse para escolher um dos intervalos de atualização disponíveis, que variam de 1s (segundos) a 5m (minutos). O padrão inicial é 5s (segundos).

Imagem 7 - Intervalos de Atualização de Carga


Visualização de Logs

Ao acessar a aba Logs é possível visualizar os logs ou registros de execução das cargas para o DW. As rotinas de carga do DW foram criadas para serem executadas de forma não interativa, ou seja, caso ocorram erros durante a execução eles não aparecerão na chamada da rotina. As execuções sempre geram logs, independente se houve falha ou não e que podem ser facilmente visualizados por esta aba.

Para consultar os logs informe o nome no campo Tabela (fato ou dimensão), um período, e o tipo de log: Com Erro, Sem Erro ou Tudo.

Clique no botão Buscar <F8>

Imagem 8 - Parâmetros para Consulta de Logs


Ao realizar a consulta, os logs correspondentes são retornados. Selecionando um log, é possível visualizar os parâmetros utilizados e o retorno após execução. Se as informações de Retorno estiverem vazias, significa que a carga foi executada com sucesso.

As informações listadas na tabela de logs são:

Imagem 9 - Log de Carga Executada com Sucesso


Caso tenha ocorrido algum erro na execução, a linha em questão aparecerá em vermelho e haverá mensagem de erro nas informações de Retorno.


Imagem 10 - Log de Carga Executada com Erros

Controle de Dimensões

Acesse a aba Dimensões. É possível visualizar algumas das configurações de carga disponíveis para as dimensões existentes no DW.

As informações listadas nesta tabela são:


Cargas de dimensões geralmente devem ser disparadas primeiro, para garantir que não haja erros relativos as referências (Chaves Estrangeiras) nos fatos relacionados à atualização de novas dimensões.

Imagem 11 - Tela de Dimensões

Controle de Fatos

Acesse a aba Fatos para visualizar algumas das configurações de carga disponíveis para os fatos existentes no DW.

As informações listadas nesta tabela são:

Imagem 12 - Tela de Fatos

Atividades Relacionadas

Análise ABC de Vendas - Data Warehouse