Índice

Objetivo

O TOTVS Comex Conteúdo é uma oferta que possibilita a atualização automática de conteúdo de alíquotas de impostos federais, exceções e taxas fiscais de câmbio, visando tornar o processo de importação de mercadorias mais seguro e ágil.Os assinantes do serviço recebem o conteúdo diariamente, de maneira automática a partir dos recursos de agendamento do próprio ERP. As informações são disponibilizadas por um time de especialistas da Thomson Reuters, que avaliam todas as publicações oficiais, analisam os impactos e atualizam a fonte de dados para distribuição. Com o seu uso é possível cadastrar automaticamente novos códigos de NCM, atualizar suas unidades de medida para registro de Licença de Importação (LI) e Declaração de Importação (DI), além das alíquotas oficiais e exceções de Imposto de Importação (II), IPI, PIS e COFINS (incluindo percentual de majoração). Adicionalmente é atualizada a taxa fiscal para todas as moedas suportadas pelo SISCOMEX, a partir das informações oficiais de fechamento no Banco Central e controle de feriados e finais de semana.Todas as atualizações são registradas em log e também podem ser executadas diretamente a partir da tela de cadastro de acordo com as preferências do usuário.Para sua utilização, após a contratação do serviço basta configurar o conector de acordo com as informações dispostas neste documento.


Procedimentos para Utilização

  • Para a utilização da integração, a empresa deve possuir um login ativo para acesso ao conteúdo fornecido pela empresa Fiscosoft, disponibilizado de acordo com contratos pré-estabelecidos.
  • Possuir um ambiente preparado para execução de tarefas via agendamento (Schedule).

O login ativo para o CNPJ de uma das filiais de um grupo de empresas permite que as demais filiais de todo o grupo que tenham a mesma raíz de CNPJ da filial de login, tenham acesso a funcionalidade.

  1. No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse Atualizações / Tabelas / N.C.M (EICA130).
  2. Em Outras Ações, acesse Totvs Comex Conteúdo/Configurações.
  3. O sistema exibe as configurações para integração.
    Informe o CNPJ cadastrado para integração Totvs Comex Conteúdo.
    O sistema permite a atualização de dados de todas as filiais cadastradas para o CNPJ vinculado ao contrato com a Fiscosoft.
  4. Clique em Confirmar.
  1. No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse Atualizações/Cadastros/Cotação das Moedas (EICA140).
  2. Em Outras Ações, acesse Totvs Comex Conteúdo/Totvs Comex Conteúdo - Taxas.
  3. Nos parâmetros de integração, informe a Data Inicial e Final.
    A opção Tipo de Integração permite ao sistema efetuar a integração de forma Completa, utilizando as validações dos campos via ExecAuto, ou de forma Simples, sem utilizar as validações.
    É possível informar até 5 moedas para integração.
    Clique em Ok.
  4. O sistema inicia a integração com a base de dados Fiscosoft.
  5. Ao final da integração, o sistema exibe o log em tela informando todas as taxas atualizadas.
  1. No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse Atualizações/Tabelas/N.C.M (EICA130).
  2. Em Outras Ações, acesse Totvs Comex Conteúdo/Totvs Comex Conteúdo – NCM.
  3. O sistema exibe as opções de integração da NCM atual, que é a NCM que está selecionada no browse, ou de Várias NCMs. Selecione Várias NCMs.
  4. Nos parâmetros de integração, informe a NCM Inicial e Final.
  5. A opção Criar Novo permite ao sistema criar novas NCMs encontradas durante a integração que não constam na base de dados do Protheus.
  6. Clique em Ok.
  7. O sistema inicia a integração com a base de dados Fiscosoft.
  8. Ao final da integração, o sistema exibe o log em tela informando todas as NCMs atualizadas.
  9. As NCMs que possuem as alíquotas 4,02%, 10,65%, 13,35%, 13,57%, 14,03%, 17,48%, 15,37%, 16,26%, 18,23% serão identificadas automaticamente pelo sistema como alíquotas que possuem majoração, conforme Lei 13137/2015 publicada em 19/06/2015. Desta forma, o sistema preencherá automaticamente o valor de 1% de majoração no campo correspondente às NCMs identificadas.
  10. O sistema inicia a integração com a base de dados Fiscosoft.
  11. Ao final da integração, o sistema exibe o log em tela informando todas as EX-NCMs atualizadas.


A partir do Release 12.1.30, será disponibilizada a opção de Bloqueio das NCMs que passarem a não ser mais atualizadas pela integração. Para isso, foi criado um novo campo no cadastro de NCM denominado Bloqueia? (YD_MSBLQL) e também uma nova pergunta no filtro de integração de NCMs, ao utilizar a opção de integração 'Todas NCMs'. Ao selecionar a nova pergunta como Sim, o bloqueio das NCMs será efetuado de forma automática. Caso selecione a opção Não, nenhum bloqueio será efetuado.

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente/Schedule/Schedule (CFGA010).
  2. Em Schedule / Agendamentos / Cadastro, clique em Incluir.
  3. No campo Rotina (XX1_ROTINA), informe a função CD100SchNCM.
  4. Clique em Recorrência e informe a periodicidade. Clique em Confirmar.
  5. Clique em Ok. O registro é gravado com sucesso.
  6. O sistema executará a integração de NCM e Ex-NCM conforme agendamento.
  • A partir do Release 12.1.30, será disponibilizada a opção de Bloqueio das NCM's que passarem a não ser mais atualizadas pela integração. Para isso, foi criado um novo campo no cadastro de NCM denominado Bloqueia? (YD_MSBLQL). Ao executar a integração via Schedule, o bloqueio das NCM's que estiverem no range entre a NCM Inicial e NCM Final seguirão o valor que estiver informado no pergunte do usuário do schedule.
  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente/Schedule/Schedule (CFGA010).
  2. Em Schedule / Agendamentos / Cadastro, clique em Incluir.
  3. No campo Rotina (XX1_ROTINA), informe a função CD100SchTX.
  4. Clique em Recorrência e informe a periodicidade. Clique em Confirmar.
  5. Clique em Ok. O registro é gravado com sucesso.
  6. O sistema executará a integração de Taxas de Moedas conforme agendamento.