Armazém Geral e Depósito Fechado, são estabelecimentos destinados essencialmente à guarda de mercadorias e bens de terceiros, sem contudo, ter a atribuição de negociá-los. A diferença entre ambos consiste no fato de que o Armazém Geral é um estabelecimento autônomo, que realiza o serviço de armazenamento para terceiros, mediante pagamento, remuneração por conta da guarda e manuseio das mercadorias e bens de terceiros, enquanto o Depósito Fechado é um estabelecimento filial de determinada empresa contribuinte de ICMS e, eventualmente, de IPI, dedicada apenas ao armazenamento de mercadorias e bens pertencentes à própria empresa.

A finalidade da existência deste tipo de estabelecimento, que somente armazena mas não vende, se justifica pelo fato de que muitas empresas não detêm estrutura física ou logística para guarda de seus insumos ou estoque de mercadorias de venda, ou ainda, pelo fato de necessitarem alocar estoque em locais estratégicos, de maneira a abastecer seus diversos mercados consumidores de maneira mais eficiente e rápida. 

Sumário para acesso rápido aos tópicos:



01. CONCEITO

A seguir será detalhado separadamente cada uma dessas opções:


1.1. CONCEITO - DEPÓSITO FECHADO

Considera-se depósito fechado o armazém pertencente ao contribuinte, destinado à recepção e movimentação da mercadoria própria, com simples função de guarda e proteção, podendo o contribuinte manter quantos depósitos fechados necessitar.

1.2. SISTEMA DE TRIBUTAÇÃO - DEPÓSITO FECHADO

Não incidência do ICMS, na remessa e no retorno de mercadoria do depósito fechado para o estabelecimento depositante situado dentro do próprio Estado. Caso esse for situado em Estado diferente do estabelecimento depositante, haverá a incidência do ICMS tanto na remessa quanto no retorno da mercadoria.

Como o depósito fechado tem apenas a função de guarda, ele não compra e nem vende mercadorias, e sendo assim não possui apuração do imposto. Nesse sentido, todo e qualquer crédito do imposto, quando cabível, será conferido ao estabelecimento depositante.

1.3. OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS - DEPÓSITO FECHADO

Cada Estado da Federação legisla sobre o assunto conforme seus próprios critérios, sendo assim sempre será necessário avaliar a legislação Estadual para verificar suas regras. 

Tomando como base a regra do Estado de Pernambuco, o depósito fechado deve possuir inscrição no CACEPE, vinculada a um dos estabelecimentos do contribuinte localizados neste Estado, informando como CNAE principal a mesma do estabelecimento a que se vincula.

Ao solicitar a inscrição estadual para o depósito fechado, o contribuinte deve selecionar, no e-Fisco >> Gestão do Cadastro de Contribuintes de ICMS – GCC, em “Tipo de Unidade”, a opção “Unidade Auxiliar >> Depósito Fechado”.

São obrigações do depósito fechado:

  • Emitir Nota Fiscal quando do retorno de mercadoria ao estabelecimento depositante;
  • Quanto à escrituração fiscal, manter o Registro de Utilização de Documentos fiscais e Termos de Ocorrências – RUDFTO, e ainda:
    • Se optante pelo Simples Nacional, escriturar o Registro de Entradas, e Registro de Inventário;
    • Se contribuinte do regime Normal, utilizar e transmitir o Sistema de Escrituração Fiscal e Contábil – SEF quanto aos Registros de Entradas, Saídas e Inventário.


1.1. CONCEITO - ARMAZÉM GERAL

Considera-se armazém geral o estabelecimento destinado à recepção, manutenção e guarda de mercadorias ou bens de terceiros, mediante o pagamento pelo serviço prestado.

1.2. SISTEMA DE TRIBUTAÇÃO - ARMAZÉM GERAL

Não incidência do ICMS, na remessa e no retorno de mercadoria do armazém geral para o estabelecimento depositante situado dentro do próprio Estado. Caso esse for situado em Estado diferente do estabelecimento depositante, haverá a incidência do ICMS tanto na remessa quanto no retorno da mercadoria.

Como o armazém geral tem a função de guarda sendo um estabelecimento autônomo, que realiza o serviço de armazenamento para terceiros, mediante pagamento, ele não compra e nem vende mercadorias, e sendo assim não possui apuração do imposto. Nesse sentido, todo e qualquer crédito do imposto, quando cabível, será conferido ao estabelecimento depositante.

1.3. OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS - ARMAZÉM GERAL

Cada Estado da Federação legisla sobre o assunto conforme seus próprios critérios, sendo assim sempre será necessário avaliar a legislação Estadual para verificar suas regras. 

Tomando como base a regra do Estado de Pernambuco, o armazém geral está obrigado a ter inscrição no Cadastro de Contribuintes do Estado de Pernambuco - Cacepe, emitir nota fiscal e manter todos os livros fiscais. 

São obrigações do armazém geral:

  • No retorno de mercadoria do armazém geral para o depositante, o armazém geral emitirá nota fiscal, sem destaque do imposto, contendo os requisitos exigidos e, especialmente (Se ambos localizados no Estado):
    • 1) Valor da mercadoria;
    • 2) Natureza da operação: “outras saídas – retorno de mercadoria depositada”;
    • 3) Colocar no campo observações: “não incidência conforme inciso X do art. 8º da Lei nº 15.730/2016 e art. 480 do Decreto nº 44.650/2017”; *Verificar a legislação estadual
    • 4) Utilizar o CFOP 5.906 ou 5.907 (quando for retorno simbólico).



O procedimento que será descrito nessa página é relacionado as alterações no Sistema como um todo. Documentos Técnicos das áreas:

Analisando o processo, normalmente nestas operações há uma nota de remessa para o envio da mercadoria para o depósito fechado ou armazém geral, e quando houver a venda desta mercadoria, é efetuada uma nota de retorno simbólico destas mercadorias que estavam no depósito ou armazém geral e que foram vendidas.

Em alguns Estados é determinado que a nota de venda deve ocorrer após nota de retorno simbólico, porém há estados que não possuem tal obrigatoriedade.

O fluxo abaixo determina a regra que será adotada pelo sistema para efetivação das notas fiscais e realização automática dos processos de retorno simbólico. Caso a sua UF determine que o Retorno Simbólico deverá ser realizado antes da Venda efetiva, nesse caso não será possível utilizar a forma de emissão automática desse retorno, ficando a cargo do usuário do sistema realizar manualmente esses processos. 

Como critério de identificação, iremos adotar o fluxo acima em toda a explicação que iremos tratar nesse documento, porém o Sistema está preparado para tratar qualquer variação nesse método, talvez com a necessidade na realização de processos manuais em alguns pontos, contudo o sistema irá atender a determinação de atender Depósito Fechado e Armazém Geral.

Seguindo esse fluxo, considerando um processo com Depósito Fechado, primeiro pela Fábrica, será realizado a emissão de uma nota fiscal de Remessa para Depósito Fechado, na sequencia é efetivado a entrada dessa nota fiscal no Estabelecimento marcado como Depósito Fechado. Nesse momento, ao atualizar essa nota fiscal no Estoque, essa operação gerou para o Estabelecimento da Fábrica, Saldo em Poder de Terceiros desse material, além de alimentar um saldo estoque virtual no depósito externo que é visível pela fábrica.

No Estabelecimento marcado como Depósito Fechado, ao entrar com esse documento e atualizá-lo no estoque, essa operação gerou Saldo de Terceiros em seu Poder, além de alimentar o saldo estoque no depósito físico informado no momento do recebimento.  

Na sequencia, a próxima etapa é a realização da venda dessa mercadoria, pela Fábrica, porém indicando nessa nota fiscal que o local de retirada dessa mercadoria será o Depósito Fechado.

Ao efetivar essa transação, e a mercadoria efetivamente for retirada do Depósito Fechado, esse Estabelecimento marcado como Depósito Fechado, deverá emitir uma nota fiscal de Retorno Simbólico dessa mercadoria para a Fábrica, baixando assim o Saldo de Terceiros em seu Poder e Saldo Estoque dessa mercadoria.

E, por fim, quando essa nota fiscal de Retorno Simbólico for lançada como entrada na Fábrica e atualizada no estoque, também irá baixar o Saldo em Poder de Terceiros gerados pela nota fiscal de Remessa. 


02. PARÂMETROS E PROGRAMAS

Para atender o processo com Depósito Fechado ou Armazém Geral, é necessário configurar alguns parâmetros, todos em programas já existentes porém que foram ajustados para comportar novos campos importantes nesse processo. 

No vídeo abaixo poderá ser encontrado a relação de todos os novos parâmetros necessários para configuração.


A seguir será detalhado todos esses novos parâmetros em seus respectivos programas

Manutenção de Estabelecimentos (CD0602)

Na aba "Fiscal", no bloco Depósito Fechado, o campo Estabelecimento Depósito Fechado, indica para o sistema que esse Estabelecimento é caracterizado como um Depósito Fechado.

Ainda na aba "Fiscal", o campo Fornecedor, caso o Estabelecimento em questão for um Depósito Fechado é esse emitente que deverá ser vinculado ao Depósito Externo nos programas Manutenção de Depósitos (CD0601) e Atualização de Cliente (CD1510).

Manutenção de Estabelecimentos (CD0403)

Na aba "Integrações", no bloco Depósito Fechado, o campo Estabelecimento Depósito Fechado, também indica para o sistema que esse Estabelecimento é caracterizado como um Depósito Fechado.

Campo "Realiza Emissão NF de Retorno Simbólico Automaticamente", indica que ao realizar uma venda com mercadoria de Depósito Fechado, o sistema irá gerar automaticamente a Nota Fiscal de retorno simbólico desse produto. Esse retorno simbólico será gerada automaticamente assim que a nota da venda for autorizada pela SEFAZ.

Importante: Esse parâmetro não é utilizado, caso o processo for com Armazém Geral, ou se o retorno da mercadoria deverá ser realizado antes da venda, conforme determinação estadual.

Manutenção de Depósitos (CD0601)

No campo "Tipo Depósito", marcado como Externo, determina que esse Depósito é Externo, ou seja, usado nos processos com Depósito Fechado ou Armazém Geral.

Campo "Destinatário", indica qual emitente está vinculado a esse depósito, se for depósito fechado é o emitente vinculado ao Estabelecimento, se for armazém geral é o fornecedor prestador do serviço de armazenagem.

Atualização de Clientes (CD1510)

Campo "Depósito Externo", é vinculado para o emitente o depósito externo marcado no programa Manutenção de Depósitos (CD0601), criando assim um relacionamento entre o depósito e esse emitente.


Criado um novo programa de "zoom" para o campo Depósito Externo, listando apenas os depósitos externos vinculados ao emitente no cadastro Manutenção Depósitos (CD0601).


Natureza de Operação (CD0606)

Na aba "Adicionais", deverá ser marcado como Operação com Terceiros, e no campo "Tipo de Operação", é possível determinar qual processo essa natureza de operação será utilizada, se é Remessa ou Retorno para Depósito Fechado ou Armazém Geral.

O programa foi alterado também para que ao criar ou alterar uma natureza de operação do tipo Entrada de Remessa de Depósito Fechado e não seja informado uma Natureza Complementar exiba um aviso alertando o usuário de que caso a natureza complementar esteja em branco o Retorno Simbólico não será gerado automaticamente.


Caso sua empresa tenha tal necessidade sugerimos a criação de novas naturezas de operação, com os novos tipos disponibilizados. Não sugerimos alterar as naturezas de operação existentes, pois impactará na baixa dos saldos de terceiros em aberto.

Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611)

Na aba "Ct Contab 5", todos os campos apresentados nessa tela são para informar as contas contábeis de Entrada ou Saída, utilizadas para notas fiscais de Entrada e Saída, dos módulos de Recebimento e Faturamento.


Caso não tenha a necessidade de controlar esses saldos de terceiros em contas separadas, pode-se informar as mesmas contas utilizadas na operação de entrada e saída de beneficiamento.

Manutenção Contas Faturamento (CD0309)

Na aba "Contas I", foram inseridos os campos de conta aplicação do item para depósito fechado e armazém geral, contas essas utilizadas no faturamento, durante o cálculo da nota fiscal de remessa para depósito externo.


Com base no relacionamento criado no Manutenção Contas Faturamento (CD0309) será realizada a busca da Conta Contábil e Centro de Custo de Depósito Fechado ou Armazém Geral e será demonstrada nos programas de cálculos de notas Cálculo de Embarques (FT4001),  Faturamento de Pedidos (FT4002) e Cálculo de Notas Fiscais (FT4003) e na implantação do pedido (PD4000 e PD4050).


Informações Adicionais Nota Fiscal (CD4035)

No campo "Tipo de Informação", selecionando "NF-e identificação do local de retirada", essa tela serve para informar o local de retirada da mercadoria, que poderá ser gerada automaticamente caso o sistema identifique que a operação de venda que está sendo realizada, selecionou a mercadoria de um depósito externo.


Consulta Detalhe Item Nota Fiscal (FT0904C)

Na aba "NFs Relac", no bloco Nota Fiscal Retorno Simbólico, é exibido o Estabelecimento, Série e Número da Nota Fiscal, de retorno simbólico ou de venda, dependendo de qual nota fiscal esteja posicionado.


  • Quando estiver visualizando uma nota fiscal de Venda, as informações que vão aparecer serão as da nota de retorno simbólico.
  • Quando estiver visualizando uma nota de Retorno Simbólico, as informações que vão aparecer serão as da nota de venda. 

Manutenção Mensagens (CD0405)

Novas variáveis para demonstrar os campos referente aos documentos de remessa, venda, e retorno simbólico, que poderá ser gerado na observação da nota fiscal.


Na Nota Fiscal de Retorno que será gerada automaticamente, deve ser demonstrada uma observação informando os dados da Nota Fiscal de Entrada, número, série e data da emissão, e os dados da Nota Fiscal de Venda da mercadoria, número da nota, série, data de emissão, nome, endereço, inscrição estadual, CNPJ do estabelecimento e data efetiva da saída da mercadoria.

Será necessário criar uma nova mensagem no programa CD0405a esta deve ser vinculada a Natureza de Operação (CD0606) que será utilizada para fazer o Retorno do Depósito Fechado.

As variáveis vinculadas a essa mensagem são as destacadas abaixo, para melhor identificação foi criado um novo sub-menu chamado "Depósito Fechado/Armazém Geral" .

A observação será demonstrada na consulta Notas Fiscais FT0904 e Tag <infCpl> do XML.



03. NOVOS PROCESSOS E FLUXOS

Além dessas alterações, alguns processos precisaram ser ajustados para esses novos processos. Esses processos serão descritos a seguir.


Nota Fiscal de Remessa para Depósito Fechado ou Armazém Geral - VISÃO SAÍDA

Parâmetros Necessários

No programa Manutenção Contas Faturamento (CD0309) foram adicionadas novos campos para receber a Conta Aplicação do Item referente ao Depósito Fechado e Armazém Geral, caso o usuário decida controlar esses campos independentes.

Importante destacar que esses campos não são de preenchimento obrigatório, caso informado o sistema irá sugerir automaticamente no momento do cálculo da NF a conta aplicação do item.


No programa Natureza Operação (CD0606), na aba "Adicionais", deverá ser marcado como Operação com Terceiros, e no campo "Tipo de Operação", determinar qual processo essa natureza de operação será utilizada, nesse exemplo será de Remessa p/ Depósito Fechado.


No programa Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611), na aba "Ct Contab 5", todos os campos apresentados nessa tela são para informar as contas contábeis de Entrada ou Saída, nesse exemplo deverá ser informado uma conta contábil no campo da Conta Saída p/ Depósito Fechado. Essa conta será utilizada na contabilização dessa movimentação ao atualizar o estoque, desse documento.

Emissão da Nota de Remessa para Depósito Externo

A emissão da nota fiscal de remessa para depósito externo, poderá ser realizado pelos três principais programas emissores de nota fiscal do Sistema Datasul, entre eles Cálculo de Embarques (FT4001), Faturamento de Pedidos (FT4002) e Cálculo de Notas Fiscais (FT4003).

Apenas como exemplo, será demonstrado o processo de saída de uma NF de Remessa de Depósito Fechado via Cálculo de Notas Fiscais (FT4003).

Primeiramente, deverá ser gerado no Estabelecimento Depositante (Fábrica), uma nota de saída com uma natureza de operação parametrizada como "Remessa Dep Fechado". 

O processo para emissão desse tipo de nota fiscal não possuem regras específicas, será uma Nota Fiscal normal, porém será necessário informar a conta aplicação do item no programa Itens da Nota (FT4004).

Caso não for informado uma conta aplicação para o item será apresentado mensagem de erro e impedirá que o processo seja seguido.

O usuário pode buscar pelo zoom uma conta aplicação conforme sua necessidade ou configurar uma regra através do programa Contas do Faturamento (CD0309) para que o sistema informe automaticamente essa conta durante o cálculo da nota.

Atualização da Nota de Remessa para Depósito Externo no Estoque

Ao atualizar esse tipo de nota fiscal no Estoque e ao consultar essa movimentação, poderá observar que o sistema gera duas movimentações no Estoque, sendo:

  • SAÍDA do depósito do item da Fábrica;
  • ENTRADA no depósito Externo configurado na Fábrica.

Essa operação é realizada para gerar saldo estoque no depósito externo que o Estabelecimento Depositante (Fábrica) visualiza como se esse fosse um saldo em qualquer outro depósito da própria Fábrica.

Contabilização da Nota de Remessa para Depósito Externo

A Grade Contábil da Nota de Saída de Remessa para Depósito Externo:

Crédito:

  • Valor Médio do Item na Conta Saldo Item do CE0110 (Manutenção Contas Contabilização).
  • Valor Médio na Conta de Aplicação informada na nota fiscal de saída.

Débito:

  • Valor Médio do Item na Conta Saída Dep Fechado do CD0611 (Manutenção Estabelecimento Estoque).
  • Valor Médio do Item na Conta Saldo Item do CE0110 (Manutenção Contas Contabilização).

Importante destacar que a contabilização desses valores ocorre durante o cálculo do médio, sendo assim os valores a Débito ou a Crédito nessa tela apenas irão ser apresentadas após o cálculo do preço médio.


Nota Fiscal de Remessa para Depósito Fechado ou Armazém Geral - VISÃO ENTRADA

Parâmetros Necessários

No programa Natureza Operação (CD0606), na aba "Adicionais", deverá ser marcado como Operação com Terceiros, e no campo "Tipo de Operação", determinar qual processo essa natureza de operação será utilizada, nesse exemplo será de Remessa p/ Depósito Fechado.


No programa Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611), na aba "Ct Contab 5", todos os campos apresentados nessa tela são para informar as contas contábeis de Entrada ou Saída, nesse exemplo deverá ser informado uma conta contábil no campo da Conta Entrada p/ Depósito Fechado. Essa conta será utilizada na contabilização dessa movimentação ao atualizar o estoque, desse documento.

Digitação da Nota de Remessa para Depósito Externo

Depois de efetuar as parametrizações descritas acima, é possível realizar o lançamento dos documentos de entradas, via Manutenção de Documentos (RE1001), Recebimento Físico (RE2001) ou Monitor NF-e/CT-e/NFS-e (RE0708), conforme a necessidade da da empresa. 

A seguir iremos exemplificar a entrada de uma nota de remessa de depósito fechado via Manutenção de Documentos (RE1001):

Primeiramente, efetuamos no estabelecimento 1 (fábrica), uma nota de saída com uma natureza de operação parametrizada como "Remessa Dep Fechado". 

Depois, digitamos a entrada no estabelecimento 10000 (depósito fechado), com a mesma série, numero e com o emitente do estabelecimento de origem. Informando uma natureza de operação parametrizada como "Remessa Dep Fechado".


Quando trata-se de uma entrada de remessa de depósito fechado, ao incluir o cabeçalho da nota, iremos consistir se foi localizado o saldo de terceiros gerado pela nota fiscal de saída de remessa para depósito fechado. Caso não seja localizado o saldo gerado pela saída, será apresentada a mensagem de alerta "56.824 - Dado(s) incorreto(s) para Nota de Remessa Dep Fechado". Essa consistência foi adicionada para evitar erros de digitação por parte do usuário, impedindo assim uma valorização incorreta destas notas.


Atualização da Nota de Remessa para Depósito Externo no Estoque

Em seguida adicionamos o item na nota e ao atualizar a mesma no estoque, foi gerado o saldo de terceiros referente a entrada da remessa de depósito fechado, bem como a grade contábil da nota.


A movimentação de estoque gerada é uma entrada para o depósito padrão do item x estabelecimento. Isso se o usuário não alterar no momento da digitação da nota.

Contabilização da Nota de Remessa para Depósito Externo

Segue detalhamento da Grade Contábil da Nota de Entrada de Remessa para Depósito Fechado:

Débito: 

  • Valor Médio do Item na Conta Saldo Item do CE0110 (Manutenção Contas Contabilização).

Crédito: 

  • Valor Médio do Item na Conta Entrada Depósito Fechado do CD0611 (Manutenção Estabelecimento Estoque).


Importante destacar que a contabilização desses valores ocorre durante o cálculo do médio, sendo assim os valores a Débito ou a Crédito nessa tela apenas irão ser apresentadas após o cálculo do preço médio.


Relatório Relação Vínculo Depósito Externo - FT0540

O relatório FT0540 (Relatório Relação Vínculo Depósito Externo) foi desenvolvido para auxiliar na identificação das notas fiscais de venda com movimentação de mercadorias do Depósito Externo. O relatório permite que o usuário opte por:

  • Listar Apenas Documentos Sem Relacionamento: Serão listadas as notas fiscais de venda que não possuem relacionamento com nenhuma nota de retorno do Depósito Externo.
  • Considerar Relacionamento Gerado Automaticamente: Serão consideradas na listagem as nota fiscais de venda que possuem notas fiscais de retorno do Depósito Externo geradas automaticamente pelo sistema.
  • Considerar Relacionamento Gerado Manualmente: Serão consideradas na listagem as nota fiscais de venda que possuem notas fiscais de retorno do Depósito Externo geradas manualmente pelo sistema.

Como resultado da execução, será gerado um arquivo no formato de planilha, listando informações da nota fiscal de venda, qual o vínculo com a nota fisal de retorno, e as informações da nota fiscal de retorno do depósito externo.

Nota Fiscal de Venda com retirada de Mercadoria em Depósito Fechado ou Armazém Geral

Por ocasião da venda, caso em que a mercadoria sairá diretamente de Depósito Fechado ou Armazém Geral para o adquirente, o Estabelecimento Depositante (Fábrica) deverá emitir Nota Fiscal de Venda com a indicação de que a mercadoria será retirada no Depósito Externo, utilizando-se de CFOP própria para essa operação. 

Dentro do Sistema Datasul, essa Nota Fiscal de Venda, a princípio segue o fluxo de qualquer outra nota fiscal emitida no Sistema, porém o depósito do item informado na nota fiscal será um Depósito Externo.

No exemplo a seguir, o depósito com o código "DF1" está marcado como sendo do tipo Externo no programa de Manutenção Depósitos (CD0601). Nesse exemplo representa o saldo existente em um Depósito Fechado.


Durante o cálculo da Nota Fiscal de Venda, ao digitar o item dessa nota, por sugestão automática ou sendo buscado manualmente, quando o depósito do item da nota for Externo, o sistema passa a entender que essa operação de venda está ocorrendo com mercadoria que se encontra em Depósito Externo.


Nesse caso será gerado o Local de Retirada automaticamente no programa, Informações Adicionais da Nota Fiscal (CD4035).


A geração automática do local de retirada para Depósito Externo, ocorre em momentos diferentes dependendo do programa utilizada para gerar a nota fiscal.

Cálculo de Notas Fiscais (FT4003) 

O Local de retirada é gerado no momento da inclusão do item no FT4004B. E será gerado para o primeiro item adicionado que possui Deposito Externo.

  • Caso seja efetuado a troca do depósito externo deste item depois dele já estar na nota fiscal o local de retirada será atualizado com as informações desse novo depósito externo.
  • Caso seja excluído o local de retirada no CD4035 e incluído novo item com depósito externo o sistema irá atualizar novamente as informações do local de retirada.
  • Caso o item que foi utilizado para gerar o local de retirada seja excluído as informações do local de retirada serão apagadas.
  • Caso o item adicionado não seja de um deposito externo, mas seja efetuado a troca do deposito na aba de estoque do FT4004 para um deposito externo, no momento da confirmação do FT4004 o sistema irá gerar o local de retirada com base neste novo depósito.

Faturamento de Pedidos (FT4002) 

O local de retirada é gerado no momento que a sequencia, ou o pedido completo, é marcado para cálculo. 


  • O local de retirada é gerado para o primeiro depósito externo encontrado começando da sequência 10.
  • Caso seja selecionado apenas uma sequência o local de retirada vai ser gerado considerando apenas o deposito desta sequência.
  • Caso seja deselecionado uma sequência, sem cancelar essa seleção do pedido, o sistema não ira apagar o local de retirada e consequentemente não irá atualizar caso seja selecionado outra sequência que possua depósito externo.

Cálculo de Embarques (FT4001) 

O local de retirada é gerado no momento da seleção do embarque para cálculo.


  • Como o FT4001 gera uma nota fiscal por resumo as informações do local de retirada também serão geradas por resumo.
  • Dentro de cada resumo, o local de retirada é gerado com as informações do primeiro item com depósito externo encontrado.

Validações

Foram inseridas algumas validações no momento do cálculo e no momento de alteração do depósito no FT4004 aba estoque.

  • A primeira delas acontece tanto no cálculo da nota quanto na inserção do depósito, e é uma mensagem de erro informando o usuário de que a nota fiscal possui mais de um depósito externo, barrando o cálculo desta nota. Esta validação acontece em todos os programa que geram nota fiscal.


  • A segunda é uma pergunta que acontece quanto é inserido um depósito externo mas não insere um local de retirada, caso a resposta seja SIM o cálculo da nota ocorrera normalmente e o local de retirada NÃO sera gerado, caso a resposta seja NÃO a nota não sera gerada e através do CD4035 o local de retirada pode ser inserido.


Nota Fiscal de Retorno Simbólico de Mercadoria em Depósito Fechado - VISÃO SAÍDA

Quando a operação for referente a Depósito Fechado, a emissão da nota fiscal de retorno simbólico dessa mercadoria fica a cargo do Estabelecimento caracterizado como Depósito Fechado, visto que nesse caso ambos estabelecimentos são da própria empresa.

Quando essa operação for com Armazém Geral, a responsabilidade da emissão dessa nota fiscal de retorno simbólico ao estabelecimento depositante fica a cargo do fornecedor desse serviço. 

O exemplo que iremos detalhar, será com um processo sendo por Depósito Fechado.

O Depósito Fechado deverá emitir Nota Fiscal sem destaque do imposto, em nome do estabelecimento depositante, indicando a natureza da operação “Outras Saídas – Retorno Simbólico de Depósito Fechado, utilizando CFOP 5.907, e enviá-la ao depositante, que deve registrá-la, no livro Registro de Entradas, dentro de 10 (dez) dias, contados da saída efetiva da mercadoria do depósito fechado (§ 3º do artigo 3º do Anexo VII do RICMS/2000).

A emissão da nota fiscal de retorno simbólico para Estabelecimento Depositante, poderá ser realizado pelos três principais programas emissores de nota fiscal do Sistema Datasul, entre eles Cálculo de Embarques (FT4001), Faturamento de Pedidos (FT4002) e Cálculo de Notas Fiscais (FT4003). Os exemplos que iremos detalhar será pelos programas Cálculo de Notas Fiscais (FT4003).

Parâmetros Necessários

A emissão dessa nota fiscal segue o mesmo modelo que qualquer outra nota no Sistema, onde envolve o retorno de saldo em poder de terceiros.

No programa Natureza Operação, CD0606, na aba "Adicionais", deverá ser marcado o parâmetro "Operação com Terceiros" e o Tipo da Operação Terceiros ser igual a "Retorno Dep. Fechado".

Na Nota Fiscal de Retorno Simbólico, deverá ser demonstrada uma observação informando os dados da Nota Fiscal de Entrada, número, série e data da emissão, e os dados da Nota Fiscal de Venda da mercadoria, número da nota, série, data de emissão, nome, endereço, inscrição estadual, CNPJ do estabelecimento e data efetiva da saída da mercadoria.

No programa Manutenção Mensagens, CD0405, criar uma mensagem considerando as informações necessárias determinadas pelo estado, além da utilização das novas variáveis para demonstrar os campos referente aos documentos de remessa, venda, e retorno simbólico.


Existem duas formas para a geração dessa nota fiscal, podendo ser gerada de forma Automática ou Manual. A seguir iremos detalhar as duas formas de emissão desse documento.

Emissão MANUAL de Nota Fiscal de Retorno Simbólico

Durante o cálculo dessa nota fiscal, como envolve retorno de Saldo em Poder de Terceiros, o sistema irá abrir o programa Cálculo de NF - Terceiros (FT4012) e solicitar que seja informado os dados da nota fiscal de Remessa p/ Depósito Fechado, que foi lançada no Recebimento do Estabelecimento Depósito Fechado.

O vínculo entre a Nota Fiscal de Venda com a Nota de Retorno Simbólico deverá ser realizado manualmente.

Para isso, foram disponibilizados no cabeçalho do Cálculo da Nota Fiscal (FT4003B), aba "Integrações" os campos para ser possível inserir os dados da Nota Fiscal de Venda no cabeçalho da nota fiscal de retorno que será gerada, esses campos somente ficarão habilitados se identificado que a natureza de operação utilizada é de Retorno Depósito Fechado e/ou Retorno Armazém Geral:


Após a nota fiscal ter sido calculada, as informações inseridas nesta aba estão disponíveis na Consulta do Detalhe do Item da Nota Fiscal (FT0904C) onde também será possível verificar se a Nota Fiscal de Retorno Simbólico foi gerada de forma automática ou manual:

Emissão AUTOMÁTICA de Nota Fiscal de Retorno Simbólico

É possível parametrizar o estabelecimento que representa o "Depósito Fechado" para emitir a nota fiscal de retorno automaticamente a cada venda realizada. Para isso, foi inserido o parâmetro "Realiza Emissão NF de Retorno Simbólico Automaticamente", na aba "Integrações" do programa Manutenção Estabelecimentos, CD0403.

Como o sistema funciona se o parâmetro estiver selecionado? 

O processo ocorre em 3 etapas:

1ª Análise para determinar se a operação se trata de uma venda consumindo saldo de um depósito fechado

No momento da autorização da nota fiscal de venda do estabelecimento "Fábrica" pelo programa FT0909, o sistema irá verificar se algum dos itens dessa nota fiscal baixou estoque de um depósito parametrizado como "Depósito Fechado". 

Também será verificado se foi informado um "Local de Retirada" no CD4035 para essa nota fiscal. O "Local de Retirada" é gerado automaticamente no momento da inclusão do item da nota de venda quando for informado um depósito fechado para baixa do estoque. Nesse caso, o "Local de Retirada" é preenchido com os dados do estabelecimento "Depósito Fechado".

2ª Preparação para geração da nota de retorno

O sistema irá buscar a quantidade necessária para retorno desses itens no saldo em poder de terceiros gerado pelas notas fiscais de entrada de "Remessa para Depósito Fechado". A busca do saldo das notas será por FIFO, e somente serão considerados os saldos do depósito referente ao "Local de Retirada".

Após efetuada a seleção das notas que compõe o saldo necessário para o retorno, será iniciado o processo de geração da nota fiscal.

A nota será gerada para o estabelecimento de "Depósito Fechado", usando o emitente vinculado ao mesmo e também a natureza complementar informada no cadastro CD0606 da natureza de entrada de remessa para depósito fechado.

3ª Resultado

Caso o sistema encontre algum problema que impeça a geração da nota fiscal de retorno, as mensagens de erro serão apresentadas no FT0909, no registro da nota fiscal de venda. 

Caso o sistema efetue a geração da nota corretamente, será criada uma mensagem informando os dados da nota de retorno no FT0909, no registro da nota fiscal de venda. Exemplo:


Para que a descrição da mensagem 999000 apareça no FT0909, é necessário atualizar as mensagens no programa FT0115, pelo botão "Importa Mensagens Retorno".


Também é possível consultar o vínculo entre a nota de venda e a nota de retorno que foi gerada automaticamente pelo programa FT0904C.


Nota Fiscal de Retorno Simbólico de Mercadoria em Depósito Fechado - VISÃO ENTRADA

Quando a operação for referente a Depósito Fechado, a emissão da nota fiscal de retorno simbólico dessa mercadoria fica a cargo do Estabelecimento caracterizado como Depósito Fechado, visto que nesse caso ambos estabelecimentos são da própria empresa.

Quando essa operação for com Armazém Geral, a responsabilidade da emissão dessa nota fiscal de retorno simbólico ao estabelecimento depositante fica a cargo do fornecedor desse serviço. 

O exemplo que iremos detalhar, será com um processo sendo por Depósito Fechado.

O Depósito Fechado deverá emitir Nota Fiscal sem destaque do imposto, em nome do estabelecimento depositante, indicando a natureza da operação “Outras Saídas – Retorno Simbólico de Depósito Fechado, utilizando CFOP 5.907, e enviá-la ao depositante, que deve registrá-la, no livro Registro de Entradas, dentro de 10 (dez) dias, contados da saída efetiva da mercadoria do depósito fechado (§ 3º do artigo 3º do Anexo VII do RICMS/2000).

Parâmetros Necessários

A digitação dessa nota fiscal segue o mesmo modelo que qualquer outra nota no Sistema, onde envolve o retorno de saldo em poder de terceiros.

No programa Natureza Operação, CD0606, na aba "Adicionais", deverá ser marcado o parâmetro "Operação com Terceiros" e o Tipo da Operação Terceiros ser igual a "Retorno Dep. Fechado".

Digitação da Nota Fiscal de Retorno Simbólico no Recebimento

A seguir iremos exemplificar a entrada de uma nota de retorno de depósito fechado via Manutenção de Documentos (RE1001):

Digitamos a entrada no Estabelecimento Depositante (Fábrica), informando uma natureza de operação do tipo Entrada parametrizada como "Retorno Dep Fechado".


Ao confirmar o cabeçalho da nota, foi solicitado os dados da nota de remessa. 

Atualização da Nota de Remessa para Depósito Externo no Estoque

Após atualizamos a nota no estoque, o saldo de terceiros foi baixado, bem como a grade contábil da nota foi gerada.


A movimentação de estoque gerada é uma entrada para o depósito informado na NF de remessa/saída. Isso se o usuário não alterar no momento da digitação da nota. E outro movimento de saída com o mesmo depósito, isso porque não podemos gerar saldo em estoque com essa nota fiscal de entrada pois trata-se de um retorno simbólico. A conta usada como contrapartida nesse movimento de saída também será copiada da NF de remessa/saída. Mas se o usuário precisar alterar, poderá alterar no item da nota, antes da atualização.


Se for informada uma natureza de operação que possua CFOP de retorno não simbólico (1906 e 2906), a movimentação de estoque irá usar o depósito externo movimentado pela NF de remessa/saída, para efetuar o movimento de saída, gerando assim um saldo no depósito de entrada.


A digitação das notas de remessa e retorno de armazém geral é idêntica a demonstrada para depósito externo. A exceção é que não é realizada nenhuma validação quanto a existência de um saldo de terceiros em outro estabelecimento, uma vez que, armazém geral trata-se de outra empresa.

Também é possível implantar manualmente os saldos com os novos tipos de operação via Implantação Saldos Poder de Terceiros (RE0407) ou via Importação Saldos em Poder de Terceiros (RE0407a). E dar baixa do saldo manualmente via Atualização Saldos Poder Terceiros (RE0408).


Contabilização da Nota de Remessa para Depósito Externo

Segue detalhamento da Grade Contábil de Entrada de Retorno de Depósito Fechado:

Débito:

  • Valor Médio do Item na Conta Saldo Item do CE0110 (Manutenção Contas Contabilização).
  • Valor Médio na Conta de Aplicação informada na nota fiscal de saída.

Crédito:

  • Valor Médio do Item na Conta Saída Dep Fechado do CD0611 (Manutenção Estabelecimento Estoque).
  • Valor Médio do Item na Conta Saldo Item do CE0110 (Manutenção Contas Contabilização).




04. SALDO EM PODER DE TERCEIROS

Nas operações com Depósito Externo, o controle do saldo em poder de terceiros deverá ser realizado conforme já ocorre com outros tipos de terceiros, ao exemplo de beneficiamento.

Caso a operação com depósito externo for referente à Depósito Fechado, o controle de terceiros ocorre nos dois Estabelecimentos envolvidos nesse processo. Para o Estabelecimento Depositante (Fábrica) a visão do controle será do Saldo em Poder de Terceiros, já para o Estabelecimento Depósito, a visão do controle será de Saldo de Terceiros em Meu Poder.

Caso a operação com depósito externo for referente à Armazém Geral, o controle de terceiros ocorre no Estabelecimento Depositante (Fábrica) e a visão do controle será do Saldo em Poder de Terceiros. Como o armazém geral é um estabelecimento autônomo, que realiza o serviço de armazenamento para terceiros, mediante pagamento, essa empresa irá realizar esse controle de terceiros por conta própria.


No programa, Natureza de Operação (CD0606), na aba "Adicionais", deverá ser marcado como Operação com Terceiros, e no campo "Tipo de Operação", é possível determinar qual processo essa natureza de operação será utilizada, que poderá ser:

Caso sua empresa tenha tal necessidade sugerimos a criação de novas naturezas de operação, com os novos tipos disponibilizados. Não sugerimos alterar as naturezas de operação existentes, pois impactará na baixa dos saldos de terceiros em aberto.


Segue um exemplo de controle do Saldo em Poder de Terceiros, realizado em uma operação de Remessa p/ Depósito Fechado entre o Estabelecimento Depositante (Fábrica), nesse exemplo Estab 1, e a entrada dessa mercadoria no Estabelecimento Depósito Fechado, nesse exemplo Estab 3.

O controle com esses novos tipo de operação com terceiros segue o mesmo controle já realizado para outros tipo de terceiros, comumente utilizados no Sistema.

Abaixo os programas de consulta e relatório que foram alterados para apresentar esses novos tipos de operações:


Consulta Saldos Item Detalhado (RE0702)

Foram adicionados no botão de Parâmetros as novas operações de Deposito Fechado e Armazém Geral.


Consulta Saldos Fornecedor Detalhado (RE0703)

Foram adicionados no botão de Parâmetros as novas operações de Deposito Fechado e Armazém Geral.


Consulta Saldos Terceiros Detalhado (RE0705)

Ajustado o programa para demonstrar os novos tipo de operação com terceiros.


Consulta Saldos Item (RE0706)

Foram adicionados no botão de Parâmetros as novas operações de Deposito Fechado e Armazém Geral.


Consulta Saldos Fornecedor (RE0707)

Foram adicionados no botão de Parâmetros as novas operações de Deposito Fechado e Armazém Geral.


Listagem Razão Materiais Poder Terceiros (RE0503)

Foram adicionados na pasta Parâmetros as novas operações de Deposito Fechado e Armazém Geral.


Listag Aloc Saldo Poder Terceiros (RE0505)

Foram adicionados na pasta Parâmetros as novas operações de Deposito Fechado e Armazém Geral.

Listagem Saldos Terceiros (RE0508)

Foram adicionados na pasta Parâmetros as novas operações de Deposito Fechado e Armazém Geral.


Listagem Saldos Item/Fornecedor (RE0509)

Foram adicionados na pasta Parâmetros as novas operações de Deposito Fechado e Armazém Geral.


Listagem Movimentos Período (RE0510)

Foram adicionados na pasta Parâmetros as novas operações de Deposito Fechado e Armazém Geral.


Listagem Saldos Terceiros (RE0519)

Foram adicionados na pasta Parâmetros as novas operações de Deposito Fechado e Armazém Geral.



05. CONTABILIZAÇÃO

Nas operações com Depósito Externo, a contabilização desses processos ocorre como outros tipos de terceiros, ao exemplo de beneficiamento.

A contabilização referente a Remessa para Depósito Externo ou a Venda dessa mercadoria, tanto para Depósito Fechado ou Armazém Geral, segue o mesmo procedimento no Sistema.

A contabilização referente ao Retorno Simbólico de Depósito Externo, ocorre de forma diferente quando a operação for de Depósito Fechado e Armazém Geral. Quando for com Depósito Fechado é necessário contabilizar esse processo nos dois estabelecimentos, ou seja, Estabelecimento Depositante (Fábrica) e Estabelecimento Depósito Fechado. Quando for com Armazém Geral, a contabilização do Estabelecimento Depositante (Fábrica) ocorre semelhante ao Depósito Fechado, já para o próprio armazém como se trata de um estabelecimento autônomo, que realiza o serviço de armazenamento para terceiros, essa contabilização fica a cargo dessa empresa.

Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611)

Na aba "Ct Contab 5", todos os campos apresentados nessa tela são para informar as contas contábeis de Entrada ou Saída, utilizadas para notas fiscais de Entrada e Saída, dos módulos de Recebimento e Faturamento.


Os campos das contas disponíveis nessa tela são:


Caso não tenha a necessidade de controlar esses saldos de terceiros em contas separadas, pode-se informar as mesmas contas utilizadas na operação de entrada e saída de beneficiamento.

Manutenção Contas Faturamento (CD0309)

Na aba "Contas I", foram inseridos os campos de conta aplicação do item para depósito fechado e armazém geral, contas essas utilizadas no faturamento, durante o cálculo da nota fiscal de remessa para depósito externo.


Com base no relacionamento criado no Manutenção Contas Faturamento (CD0309) será realizada a busca da Conta Contábil e Centro de Custo de Depósito Fechado ou Armazém Geral e será demonstrada nos programas de cálculos de notas Cálculo de Embarques (FT4001), Faturamento de Pedidos (FT4002) e Cálculo de Notas Fiscais (FT4003) e na implantação do pedido (PD4000 e PD4050).

Importante destacar que esses campos não são de preenchimento obrigatório, caso informado o sistema irá sugerir automaticamente no momento do cálculo da NF a conta aplicação do item.


A Grade Contábil da Nota de SAÍDA de Remessa para Depósito Externo:

Crédito:

Débito:


Importante destacar que a contabilização desses valores ocorre durante o cálculo do médio, sendo assim os valores a Débito ou a Crédito nessa tela apenas irão ser apresentadas após o cálculo do preço médio.


A Grade Contábil da Nota de ENTRADA de Remessa para Depósito Fechado:

Débito: 

Crédito: 


A Grade Contábil da Nota de SAÍDA de Retorno Simbólico do Depósito Fechado:

Crédito:

Débito:


A Grade Contábil da Nota de ENTRADA de Retorno Simbólico do Depósito Fechado:

Crédito:

Débito:



06. ESTOQUE

Parâmetros do Estoque (CE0101)

Novo campo Depósito Fechado/Armazém Geral.

Ao selecionar essa nova opção, o módulo Estoque passará a tratar de forma diferenciada os movimentos de remessa/retorno Depósito Fechado/Armazém geral, conforme detalhado abaixo:

Cálculo do médio (CE0401)

Valorização da saída Remessa Depósito Fechado e Entrada Remessa Depósito Fechado

Ao enviar o material para depósito fechado é emitida nota de saída Remessa Depósito Fechado. Essa nota fiscal será valorizada ao médio do período.

Ao dar entrada da nota no depósito fechado e calcular o médio do depósito fechado, a nota de Entrada Remessa Depósito Fechado será valorizada ao mesmo valor da saída. Independente do valor digitado na nota.

Os respectivos saldos em poder de terceiros do tipo Entrada Remessa Depósito Fechado, criados ao atualizar a nota no recebimento, também serão valorizados da mesma forma que os movimentos.

Exemplo: Ao fazer uma Remessa Depósito Fechado do estabelecimento 1 para o 2, o cálculo do médio irá garantir que o valor da nota no destino fique igual ao da origem, independentemente do valor digitado na nota de entrada.

Esse procedimento se faz necessário para que o valor lançado na conta de Saídas Depósito Fechado do estabelecimento origem, seja o mesmo valor lançado na conta Entradas Depósito Fechado do estabelecimento destino, fazendo que os saldos contábeis fiquem iguais ao serem consultados na contabilidade.

OBS: Remessas para Armazém Geral não serão valorizados conforme origem, pois nessa operação o material está sendo enviado para um depósito de terceiros, sendo que haverá apenas a nota de saída remessa e entrada retorno, mas não existirá a nota de Entrada Remessa, conforme existe no Depósito Fechado.


Valorização da Saída Retorno Depósito Fechado e Entrada Retorno Depósito Fechado

Ao realizar o Retorno (Simbólico ou não) do material que está no Depósito Fechado, o cálculo do médio irá identificar os movimentos de retorno (saída) e irá atribuir o mesmo valor das respectivas entradas.

Esse procedimento se faz necessário para que a conta transitória Entrada Depósito Fechado receba o lançamento inverso ao que foi realizado na entrada na nota.

O mesmo irá ocorrer com a nota de entrada do retorno (Simbólico ou não) do material que retornou para a origem.


Médio global e Fechamento por empresa x Depósito Fechado/Armazém Geral

Não será possível ativar a funcionalidade Depósito Fechado nos parâmetros do estoque quando estiver parametrizado para médio global.

Essas funcionalidades são incompatíveis porque no médio global o cálculo não é feito por estabelecimento e sim lendo todos os movimentos independente do estabelecimento. Dessa forma, não é possível garantir que o médio da origem seja um valor conhecido antes de valorizar as entradas.


O mesmo aplica-se para o Fechamento por empresa, nesse caso, porque não há como sequenciar os estabelecimentos de origem e destino durante o cálculo do médio.


Desconsidera Saldos Iniciais dos depósitos externos

Quando a função Depósito Fechado/Armazém geral estiver selecionada nos Parâmetros do Estoque (CE0101), serão desconsiderados da fórmula de cálculo do médio, os saldos iniciais em quantidade e valor dos depósitos marcados como “externo” no cadastro de depósito (CD0601).

O motivo é que o saldo desse depósito é apenas “virtual” no estabelecimento de origem, pois o material encontra-se fisicamente em outro estabelecimento e será considerado no cálculo do médio do outro estabelecimento. Os saldos dos depósitos externos existem apenas para que o time de vendas possa visualizar o saldo e consumi-lo, informando como local de retirada na nota de venda o endereço do outro estabelecimento. Para mais detalhes dessa operação consulte a documentação do módulo Faturamento a respeito do Depósito Fechado/Armazém Geral.

Essa característica serve tanto para Depósito Fechado quanto para Armazém Geral. 

Relacionamento Estabelecimentos Transferências/Depósito Fechado (CE0132)


Para que o cálculo do médio possa realizar as valorizações corretamente, será necessário informar quais estabelecimentos farão remessas do tipo Depósito Fechado para outros estabelecimentos. Ou seja, deve ser informada a origem e seus respectivos destinos.

Exemplo: Se o estabelecimento 1 faz remessas Depósito Fechado para os estabelecimentos 2 e 3, deve posicionar o programa ce0132 no estabelecimento 1 e informar os estabelecimentos 2 e 3 como destinos.

Caso não seja informado esse sequenciamento, será mostrada a seguinte mensagem de erro ao calcular o médio:

E R R O  56832 - O estabelecimento origem da remessa para o depósito fechado deve estar cadastrado no programa CE0132, para a valorização dos movimentos de NFE remessa depósito fechado.

Essa validação ocorrerá apenas para Depósito Fechado e não para Armazém Geral. 

API do estoque (CEAPI001K)

Movimentação dos Depósitos fechados/Armazém Geral

Quando a função Depósito Fechado/Armazém geral estiver selecionada nos Parâmetros do Estoque (CE0101), não será possível movimentar o estoque dos depósitos marcados como “externo”, por transações que não sejam do Faturamento ou Recebimento.

Esse procedimento é necessário porque o saldo que está nesse depósito é considerado apenas um saldo virtual, sendo que fisicamente a mercadoria estará em outro estabelecimento.

Para mais detalhes dessa operação consulte a documentação do módulo Faturamento a respeito do Depósito Fechado/Armazém Geral.

Porém, caso seja necessário fazer algum ajuste no depósito, será possível movimenta-lo também via Transações Diversas (CE0220), onde será emitido um alerta informando que a movimentação poderá comprometer a conciliação de saldos entre o depósito externo da fábrica e o depósito fechado do outro estabelecimento.

Para as demais movimentações será emitida mensagem de erro informando que não é possível movimentar o depósito por ser do tipo “Externo”.


Saldo disponível em estoque na Data

Todas as funcionalidades do módulo Estoque que refazem o saldo em uma determinada data via CEAPI001K, passarão a desconsiderar os saldos dos depósitos fechados e suas respectivas transações de entrada e saída.

Registro de Inventário (OF0791)

 

Nova opção Lista "Dep Fechado/Armaz Geral"

Nova opção na aba Parâmetros para que possam ser visualizados os saldos dos depósitos marcados como “Externo”. Essa opção estará disponível apenas quando a função Depósito Fechado/Armazém geral estiver selecionada no CE0101 (Parâmetros Estoque).

Ao abrir a tela essa nova opção estará desmarcada, pois os saldos dos depósitos externos estão fisicamente em outro estabelecimento. Porém, para que seja possível realizar conciliações será possível marcar essa nova opção.


Novas opções Saída Dep Fechado, Entrada Dep Fechado, Saída Armaz Geral e Entrada Armaz Geral

Essas novas opções foram inseridas para que o Registro de Inventário possa listar os saldos que foram enviados/recebidos em cada uma das modalidades de remessa.

Para cada um dos novos tipos de saldo em poder de terceiros, haverá uma seção no relatório impresso de registro de inventário.

Listagem Saldo Físico Itens - CE0919

Nova opção Lista Dep Fechado/Armaz Geral

Quando essa nova opção estiver selecionada, serão mostrados os saldos que estão em depósitos do tipo “Externo” conforme cadastro de depósitos (CD0601). Caso contrário, esses saldos serão desconsiderados.

Ao inicializar a tela essa nova opção virá desmarcada, pois os saldos dos depósitos externos são virtuais uma vez que estão fisicamente em outro estabelecimento.

Porém, por questões de conciliação e controle de saldos, foi inserida essa opção para listar os saldos externos.

Consulta Saldos Item Data - CE0830

Nova opção Considera Dep. Fechado/Armazém Geral

Quando essa nova opção estiver selecionada, serão mostrados os saldos que estão em depósitos do tipo “Externo” conforme cadastro de depósitos (CD0601). Caso contrário, esses saldos serão desconsiderados na consulta.

Essa opção estará disponível apenas quando a função Depósito Fechado/Armazém geral estiver selecionada no CE0101 (Parâmetros Estoque).

Listagem Razão Estoque - CE0402

Nova opção Considera Dep. Fechado/Armazém Geral

Foi inserida opção na aba Parâmetros para que possam ser visualizadas as movimentações dos depósitos marcados como “Externo”. Essa opção estará disponível apenas quando a função Depósito Fechado/Armazém geral estiver selecionada no CE0101 (Parâmetros Estoque).

Ao abrir a tela essa nova opção estará desmarcada, pois os saldos dos depósitos externos estão fisicamente em outro estabelecimento. Porém, para que seja possível realizar conciliações será possível marcar essa nova opção e listar as respectivas movimentações.

Quando esse relatório for emitido no estabelecimento que representa o Depósito Fechado, o valor unitário deve ser desconsiderado, pois o valor unitário encontrado pelo cálculo do médio não representará o valor total dos movimentos valorizados, uma vez que os movimentos de entrada remessa depósito fechado são valorizados pelo médio do estabelecimento de origem e não pelo médio do estabelecimento destino ou depósito fechado.



07. REGISTRO K200 NO SPED FISCAL

Foi necessário realizar a implementação das remessas e entrada para Armazém Geral para serem consideradas no registro K200, de acordo com a posse. No caso de Depósito Fechado, os registros de saldo em terceiros não serão considerados, uma vez que estará disponível no saldo em estoque e será gerado no K200, conforme permitido na legislação. 

O programa de Geração de Registros para atendimento ao Bloco K (LF0228) foi alterado para permitir os cadastros de exceção dos depósitos independentemente de possuir ou não a função ativa no programa de Cadastros Gerais (CD7070).


Deve ser parametrizado pelo botão depósito via programa de Geração de Registros para atendimento ao Bloco K (LF0228) ou Manutenção Parâmetros Obrigações Fiscais (OF0301) para não considerar os Saldos Internos nos depósitos do tipo Externo, afim de evitar duplicidade no registro K200. 



08. INTEGRAÇÕES WMS

Integração Faturamento x Estoque. Módulo WMS Pendente

Para cada nota fiscal gerada no faturamento se a natureza de operação informada for igual a "Remessa Dep Fechado", “ Retorno Dep Fechado", "Remessa Armaz Geral" ou "Retorno Armaz Geral“ e na atualização do estoque for gerado movimentos para depósito WMS (tipo depósito externo). Realizar os procedimentos abaixo:

  1. Se o movimento gerado no estoque for entrada (CE0814). Incluir Documento de Entrada Manual no WMS (WM0370), informar todos os itens da nota fiscal e quantidade de cada item. Campo Atualiza Estoque ERP Doc. Manual NÃO marcado. Confirmar o documento.
  2. Se o movimento gerado no estoque for saída (CE0814). Incluir Documento de Saída Manual no WMS (WM0390), informar todos os itens da nota fiscal e quantidade de cada item. Campo Atualiza Estoque ERP Doc. Manual NÃO marcado. Confirmar o documento.

Observação:

Essa movimentação manual é necessária para não ter inconsistência de saldos WMS x ERP (WM0500)


Se a nota fiscal for Cancelada (FT2200 – Cancelamento de Notas Fiscais). Realizar os procedimentos abaixo:

  1. Se o documento de entrada ainda não foi confirmado. Desfazer a sugestão. Eliminar todas as sequências. Eliminar o documento (WM0370)
  2. Se o documento de entrada já foi confirmado, Incluir Documento de Saída no WMS (WM0390), informar todos os itens da nota fiscal cancelada, quantidade de cada item. Campo Atualiza Estoque ERP Doc. Manual NÃO marcado. Confirmar o documento.

Essa movimentação manual é necessária para não ter inconsistência de saldos WMS x ERP (WM0500)


Integração Recebimento x Estoque. Módulo WMS Pendente

Para cada nota fiscal incluída no Recebimento (RE1001) se a natureza de operação informada for igual a "Remessa Dep Fechado", “ Retorno Dep Fechado", "Remessa Armaz Geral" ou "Retorno Armaz Geral“ e na atualização for gerado movimentos para depósito WMS (tipo depósito externo). Realizar os procedimentos abaixo:

  1. Se o movimento gerado no estoque for entrada (CE0814). Incluir Documento de Entrada Manual no WMS (WM0370), informar todos os itens da nota fiscal e quantidade de cada item. Campo Atualiza Estoque ERP Doc. Manual NÃO marcado. Confirmar o documento.
  2. Se o movimento gerado no estoque for saída (CE0814). Incluir Documento de Saída Manual no WMS (WM0390), informar todos os itens da nota fiscal e quantidade de cada item. Campo Atualiza Estoque ERP Doc. Manual NÃO marcado. Confirmar o documento.

Observação:

Essa movimentação manual é necessária para não ter inconsistência de saldos WMS x ERP (WM0500)


Se a nota fiscal for Desatualizada (RE0402 – Desatualização Documentos) e Eliminada (RE1001 – Manutenção de Documentos). Realizar os procedimentos abaixo:

  1. Se o documento de entrada ainda não foi confirmado. Desfazer a sugestão. Eliminar todas as sequências. Eliminar o documento (WM0370)
  2. Se o documento de entrada já foi confirmado, Incluir Documento de Saída no WMS (WM0390), informar todos os itens da nota fiscal cancelada, quantidade de cada item. Campo Atualiza Estoque ERP Doc. Manual NÃO marcado. Confirmar o documento.
  3. Se o documento de saída ainda não foi confirmado. Desfazer a sugestão. Eliminar todas as sequências. Eliminar o documento (WM0390)
  4. Se o documento de saída já foi confirmado, Incluir Documento de Entrada no WMS (WM0370), informar todos os itens da nota fiscal cancelada, quantidade de cada item. Campo Atualiza Estoque ERP Doc. Manual NÃO marcado. Confirmar o documento.

Essa movimentação manual é necessária para não ter inconsistência de saldos WMS x ERP (WM0500)

 

CE9700 – Transferência entre Depósitos – Saldos em Depósito Externo WMS (Depósito Fechado)

Segue o fluxo normal de transferência. Saídas e entradas no WMS.


Inventário no WMS – Saldos em Depósito Externo WMS (Depósito Fechado)

Segue o fluxo normal do inventário no WMS

Geração do inventário

Contagem dos itens

Atualização do inventário no WMS

Atualização do inventário no Estoque