Tratamento para Reajuste de Contrato, de acordo com a CPC 06 R2 - IFRS16

Os contratos de aluguel são registrados no módulo de Ativo Imobilizado, no programa Manutenção Contrato Leasing - FAS012AA. Estes contratos normalmente tem prazos maiores, de 05 ou até 10 anos. O detalhe é que estes contratos sofrem reajustes periódicos, de acordo com algum indicador de inflação, normalmente o IGPM. Quando os contratos são registrados, já fazemos o cálculo do valor presente do contrato, com base nos valores da implantação do mesmo. Estes valores são registrados no ativo imobilizado, como direito de uso e no passivo como encargos a pagar (juros embutidos no contrato).

Então, quando o contrato sofrer os reajuste, o valor do imobilizado teoricamente vai aumentar, pois aumentando o valor da parcela mensal, terá um pequeno aumento no imobilizado, bem como nos encargos. Lembrando que para o valor do aumento também deve ser calculado o valor presente, conforme é feito na implantação do contrato, separando o valor do imobilizado (direito de uso) do passivo (encargos).

Para atender a esta necessidade, foi disponibilizado um novo botão na tela base do Manutenção Contrato Leasing - FAS012AA, chamado Reajuste.


Ao acessar este botão, será apresentada a tela:


Detalhe dos campos da tela:

Tipo Reajuste:

Parcelas Diferentes: Utilizado para os casos em que ao negociar o reajuste do contrato, algumas parcelas geradas tenham valor diferente. Ao marcar este parâmetro, será habilitado o botão Parcelas, para informar o valor e o número de parcelas de acordo com os valores negociados.

Exemplo: Ao fazer o reajuste ainda restavam no contrato 36 parcelas, sendo que na negociação ficou acertado o seguinte: o valor normal do aluguel seria de R$ 5.000,00, mas por algum motivo, as primeiras seis parcelas teriam um valor menor, de R$ 4.000,00. Então ao acessar o botão Parcelas, deverá ser informado da seguinte forma: 

Neste caso o percentual de reajuste não poderá ser informado, pois o programa gerará as parcelas exatamente conforme informado.

Após informados todos os campos, ao clicar no botão OK, será calculado o reajuste, gerando os registros necessários à correta contabilização das movimentações ocorridas, conforme segue:

Nota: Estas informações podem ser consultadas no programa Consulta Contrato de Leasing - FAS213AA, através do botão Reajuste.



Atenção: Para os contratos que têm parcelas geradas no contas a Pagar, deverá ser executada a rotina de geração dos títulos novamente. Dessa forma serão gerados os Valores a Maior ou a Menor nos títulos. Caso o título original gerado no contas a pagar tenha alguma movimentação posterior, ou já tenha sofrido algum tipo de baixa, não será feita a integração e os acertos de valor deverão ser feitos manualmente no contas a pagar. Por isso recomenda-se que não sejam feitas movimentações nesses títulos, a menos que seja estritamente necessário e caso seja necessário, sempre que possível, as movimentações sejam feitas próximas à data do pagamento dos mesmos, aí, como já foram pagos, não serão impactados pelo reajuste do contrato.


Reajuste dos contratos por Faixa

Permitir o cálculo e a exclusão de reajuste de contratos de Leasing por faixa de arrendador e contrato.

Permite também o cálculo e a exclusão de reajuste pela importação de planilha.

Obs.: Somente estará tratando reajuste por percentual. Para realizar por parcelas diferentes, deverá utilizar o Botão Reajuste no programa Manutenção Contrato Leasing - FAS012AA.

O detalhamento dos campos está na documentação de referencia - Reajuste Contratos Leasing por Faixa/Importação - FAS390AA


Conteúdos Relacionados:

Contrato de Leasing

Leasing (ou arrendamento mercantil)

Manutenção Contrato Leasing - FAS012AA

Consulta Contrato de Leasing - FAS213AA

Relatório Contratos Leasing - FAS318AA

Calcular Apropriação Leasing - FAS719AA

Reajuste Contratos Leasing por Faixa/Importação - FAS390AA

Tutorial - Arrendamento Mercantil - CPC 06 - R2 (IFRS 16)