01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Microsiga Protheus®
Segmento:Manufatura
Módulo:Easy Export Control - SIGAEEC
Função:

EECAE100.PRW

EECAE102.PRW

EECAE105.PRW

EECAE106.PRW

EECAF200.PRW

EECAF201.PRW

EECAP101.PRW

EFFAF200.PRW

EFFEX400.PRW

EFFEX401.PRW

Parâmetros:

MV_AVG0081

MV_EEC0046

Ticket:-
Requisito/Story/Issue 

DTRADE-2494


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

O objetivo do projeto é permitir que um Embarque de Exportação possa ter os valores dos Itens alterados, mesmo após o preenchimento da Data de Embarque. A alteração de valores das Despesas Internacionais, que já permitiam esta alteração, continuam permitindo que sejam alteradas normalmente.

Ao realizar a alteração de valores, caso o processo possua controle de câmbio, os novos valores serão refletidos nas parcelas de câmbio. Caso a alteração tenha reflexo em parcelas a pagar, como de Frete, Seguro e Comissões, estas também serão ajustadas, assim como as parcelas do câmbio a receber. 

A alteração dos valores após a data de embarque poderá ser feita alterando o valor para maior, ou para menor, porém ao diminuir o valor do processo, existem algumas particularidades.

Para que seja possível realizar a alteração dos valores após o embarque, os parâmetros MV_AVG0081 e MV_EEC0046 deverão ser habilitados no sistema, porém processos que possuam Invoices, compensação de adiantamentos pós-embarque (eventos 603) ou mais de um agente de comissão diferente, o sistema não habilitará os valores dos itens para alteração. Ao realizar a alteração de um valor para menor, ou seja, alterar o valor do item para um valor menor resultando na diminuição do valor do processo, para que seja possível a efetivação desta alteração, devem existir parcelas de câmbio a receber em aberto, suficientes para que esta diminuição de valor seja possível. Para que o sistema considere a parcela em aberto, esta deve estar com os campos de Data de Crédito no Exterior e Data de Liquidação em branco, além do campo Número da Operação, que também deve estar em branco. Caso algum destes campos estejam preenchidos, o sistema entenderá que esta parcela não poderá sofrer alterações. Ao preencher os requisitos mencionados de parcela em aberto, o sistema irá verificar o valor de fechamento de câmbio da parcela para determinar se esta possui valor suficiente para receber a alteração efetuada no embarque. Pode ocorrer de existir uma parcela a receber em aberto, porém o seu valor de fechamento de câmbio não ser suficiente para a diminuição do novo valor do embarque. Nestes casos, o sistema não permitirá a efetivação da alteração.

Quando a alteração do valor for para um valor maior, não existem restrições quando a distribuição destes valores.


Um ponto importante a ser considerado na alteração dos valores pós-embarque, será o parâmetro MV_AVG0213. Quando este parâmetro está desabilitado, o sistema realizará as alterações dos valores, excluindo as parcelas de câmbio e incluindo novas parcelas com os novos valores, tanto para parcelas a receber quanto para parcelas a pagar. Caso este parâmetro seja habilitado, o comportamento do sistema irá mudar, pois não serão mais excluídos os títulos a receber e de comissões, desta forma, as alterações de valores para um valor menor no embarque, serão refletidas através do lançamento de descontos para as parcelas de câmbio a receber e para as parcelas de câmbio a pagar referente as comissões. Nestes casos, os títulos financeiros, caso o sistema esteja com a integração habilitada, permanecerão com os valores iniciais, de quando foi realizado o embarque do processo, e as diferenças de valores serão lançadas no campo de desconto no câmbio. Para identificar o valor atual da parcela, após a alteração, poderá ser verificado o campo de Valor do Fechamento de Câmbio. O desconto será refletido no financeiro (caso haja a integração) somente na liquidação da parcela.

Quando a alteração do embarque for para um valor maior, o sistema manterá a parcela de câmbio atual, e incluirá uma nova parcela com a diferença de valor. O mesmo é válido para títulos de comissões caso existam e tenham sofrido alteração de valores.


Os campos de desconto poderão ser visualizados em tela e seus valores poderão ser alterados, porém ao alterar o valor do desconto, o valor de fechamento de câmbio da parcela poderá não refletir mais o valor exato do processo de exportação.

Ao realizar o estorno da liquidação de uma parcela que possua desconto, também será possível zerar este valor de desconto da parcela. Após o estorno, o sistema informará que a parcela possui desconto e irá perguntar se deseja limpar este valor de desconto ou não.


Houve ainda uma pequena alteração na associação de adiantamentos pós-embarque. Nestes casos, ao realizar a associação, caso a parcela a ser associada ao adiantamento possua um valor de desconto, o sistema não permitirá a efetivação desta associação. Nestes casos, caso seja realmente necessária a utilização da compensação pós-embarque, o valor de desconto deverá ser retirado da parcela, porém nestes casos o valor do câmbio poderá não refletir mais o valor do processo.

03. SOLUÇÃO

Pré-Requisitos:
1. Aplicar atualização dos programas AVGERAL.PRW, EECAE100.PRW, EECAE102.PRW, EECAE105.PRW, EECAE106.PRW, EECAF200.PRW, EECAF201.PRW, EECAP101.PRW, EFFAF200.PRW, EFFEX400.PRW e EFFEX401.PRW.

2.Configurar o parâmetro MV_EEC0046 com o valor .T.

3.Configurar o parâmetro MV_AVG0081 com o valor .T.

4.Possuir um processo de exportação com controle de câmbio e data de embarque preenchida.


Sequência 001 – Alteração de valores do Embarque de Exportação para um valor maior, após o preenchimento da Data de Embarque
1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações/ Cadastros/ Import./ Clientes.

2.No browser de clientes, posicione sobre o registro do cliente desejado e clique no botão “Outras Ações/Adiantamentos”.

3.No browser de adiantamentos do cliente selecionado, clique no botão “Outras Ações/Incluir” para inserir um novo adiantamento.

4.Clique em Incluir.

5.Na tela de dados da parcela, verifique que o sistema exibirá o campo de decréscimo. Informe um valor neste campo.

6.Informe os dados do banco do adiantamento e em seguida clique no botão Confirmar. A parcela surgirá no Browser.

7.No browser das parcelas de adiantamento, clique no botão Confirmar novamente para efetuar a gravação da parcela.

8.Neste momento, o sistema efetuará a gravação da parcela e enviará os dados do adiantamento para geração do título no módulo financeiro.

9.Retorne à tela de adiantamentos do cliente e verifique que o número do título financeiro relativo à parcela de câmbio foi gravado na respectiva parcela

10.No módulo Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações/Contas a receber/ contas a receber.

11.Com base no título gerado pelo adiantamento, localize o mesmo no browser de títulos a receber do financeiro e clique no botão visualizar.

12.Verifique que o campo “Desconto Ctr”(E1_MDDESC) do título foi alimentado com base no decréscimo informado na parcela de adiantamento que se refere a este título.


Sequência 002 – Alteração de valores do Embarque de Exportação para um valor Menor, após o preenchimento da Data de Embarque:

1.No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações/ Pedido Export./ Manutenção.

2.No browser de pedidos, posicione sobre o registro do pedido desejado e clique no botão “Outras Ações/Adiantamentos”.

3.No browser de adiantamentos do pedido selecionado, clique no botão “Outras Ações/Associar” para associar o adiantamento do cliente feito na sequência anterior.

4.Na tela de parcelas de adiantamento do cliente a associar no Pedido, verifique que o sistema exibe o campo de Decréscimo.

5.Selecione a parcela e clique no botão Confirmar.

6.No browser de adiantamentos do pedido selecionado, clique no botão “Outras Ações/Incluir” para inserir um novo adiantamento.

7.Na tela de dados da parcela, verifique que o sistema exibirá o campo de decréscimo. Informe um valor neste campo. Informe a data do adiantamento.

8.Informe os dados do banco do adiantamento e em seguida clique no botão Confirmar. As parcelas (vinculada e inclusa) surgirão no Browser.

9.No browser das parcelas de adiantamento, clique no botão Confirmar novamente para efetuar a gravação da parcela.

10.Neste momento, o sistema efetuará a gravação da parcela e enviará os dados do adiantamento para geração do título no módulo financeiro.

11.Retorne à tela de adiantamentos do cliente e verifique que o número do título financeiro relativo à parcela de câmbio foi gravado na respectiva parcela:

12.No módulo Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações/Contas a receber/ contas a receber.

13.Com base no título gerado pelo adiantamento, localize o mesmo no browser de títulos a receber do financeiro e clique no botão visualizar.

14.Verifique que o campo “Desconto Ctr”(E1_MDDESC) do título foi alimentado com base no decréscimo informado na parcela de adiantamento que se refere a este título.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES


  1. Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

    Tabela EE9 – Itens do Embarque (Alterado o conteúdo do When)

    CampoEE9_PRECO
    TipoN
    Tamanho16
    Decimal7
    Formato@E 99,999,999.9999999
    TítuloPreço Unit.
    DescriçãoPreço Unitário
    Nível1
    UsadoSim
    ObrigatórioSim
    BrowseSim
    Opções-
    WhenlALTERA .Or. AE100EdtCp("EE9_PRECO")
    Relação-
    Val. SistemaPOSITIVO().AND.EECVLEE9("EE9_PRECO") .And. AE100PrecoI() .AND. AP104GATPRECO()
    HelpPreço negociado.

05. ASSUNTOS RELACIONADOS