Índice

Introdução

A rotina Atestado Médico (MDTA685) realiza o gerenciamento e inclusão de atestados médicos dos funcionários da empresa, assim como, afastamentos em caso de doenças mais graves ou acidentes de trabalho que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho ou não. 

Esta rotina possui 4 pastas dentro da inclusão de um atestado médico para o funcionário, sendo elas:

1. Pasta Atestado: São as informações gerais do atestado, como a sua data de início, médico emitente do atestado, CID e demais informações relevantes ao atestado. As datas são informativas e utilizadas quando não há integração com o módulo de Gestão de Pessoas (SIGAGPE) (Afastamento) e para impressão do atestado.

2. Pasta Ponto Eletrônico: Faz parte do processo de integração com o módulo de ponto eletrônico, indicando o pré-abono a ser gerado.

3. Pasta Afastamento: São as informações relacionadas ao afastamento com a integração com o módulo de Gestão de Pessoas (SIGAGPE), a partir das datas de início e fim informadas é que serão gerados os afastamentos para o funcionário (SR8), e as datas informadas não necessariamente precisam ser as mesmas datas informadas na pasta de atestado. É possível incluir diversos registros de afastamentos através do quadro inferior onde contém os campos de Sequência, Data Saída e Data Alta.

4 - Pasta Outros: Possui um campo onde deve ser adicionado o motivo de afastamento do funcionário da empresa de acordo com a tabela de Afastamentos do eSocial.

Objetivo

A rotina Atestado Médico (MDTA685) tem como objetivo principal realizar o gerenciamento dos atestados médicos de cada funcionário da empresa. Além disso, a rotina oferece a funcionalidade de impressão dos atestados médicos cadastrados, com a possibilidade de personalização, sendo impressos um por vez. Também permite o registro de uma continuação para um atestado médico previamente cadastrado, com CID diferente, por meio de uma configuração de parâmetro específico. De forma complementar, é possível gerar um pré-abono para afastamentos de funcionários com duração maior, menor ou igual a 15 dias.


Mapa Mental

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:

Permite a inclusão de um novo registro de Atestado Médico.

Se o parâmetro abaixo estiver configurado como S e todos os campos obrigatórios para o afastamento dos funcionários forem devidamente preenchidos durante a inclusão do atestado médico, o afastamento deverá ser gerado na tabela SR8 (Tabela Controle de Ausência - GPE) para todos os funcionários com atestado médico. Já se o parâmetro estiver configurado como N, não deve ser gerado afastamentos para os funcionários na inclusão de um atestado médico na rotina.

Parâmetro que indica se o funcionário deverá ser afastado do trabalho após o atestado médico. As opções disponíveis para configuração são:

  • S - Sim
  • N - Não

Quando o parâmetro abaixo está configurado como S, os registros serão salvos na SR8 (Tabela Controle de Ausência - GPE) e quando configurado como N será salvo na TNY - Atestados Médicos.

Parâmetro que indica se há integração do SIGAMDT com o SIGAGPE. As opções disponíveis para configuração são:

  • S - Sim
  • N - Não

Parâmetro que indica se haverá controle de Auditoria no módulo de Medicina e Segurança do Trabalho. As opções disponíveis para configuração são:

  • 1 - Sim
  • 2 - Não

Se o parâmetro abaixo estiver configurado como 1- Sim e for cadastrado um atestado médico igual, maior ou menor que 15 dias de afastamento, o sistema irá gerar o pré-abono para o funcionário.

Parâmetro que indica se há integração do módulo SIGAMDT (Medicina e Segurança do Trabalho) e módulo SIGAPON (Ponto Eletrônico).  As opções disponíveis para configuração são:
  • 1 - Sim
  • 2 - Não

Como exemplo, para o parâmetro abaixo, se informado a numeração 0, indica que pode haver movimentações no ponto eletrônico independente do dia do mês ou informado a numeração 5, indica que se o fechamento do ponto eletrônico é no dia 20, a partir do dia 15 não poderá ser efetuada nenhuma movimentação.

Parâmetro que solicita que seja informado a quantidade de dias antes do fechamento do ponto que não poderá ocorrer movimentação. 

Parâmetro que indica se há restrição das rotinas do módulo de Medicina conforme função do usuário. As opções disponíveis para configuração são:

  • 1 - Sim
  • 2 - Não

Para o parâmetro abaixo, se incluído um atestado médico vinculado a um acidente de trabalho previamente cadastrado na rotina Acidentes (MDTA640 - SIGAMDT) com 15 dias de afastamento, por exemplo que é o valor padrão para configuração do parâmetro abaixo, irá gerar o afastamento na SR8 e o sistema emitirá uma mensagem em tela avisando que o funcionário ficará mais alguns dias afastado e deverá ser encaminhado para o INSS.

Parâmetro que indica a quantidade de dias que a empresa deverá pagar, referente ao afastamento do trabalho. Pode ser definido um valor padrão, 15 dias, por exemplo.

O conteúdo informado no parâmetro MV_NG2AFAS é o código definido na tabela S046 (Códigos de Movimentação) na rotina de Manuteção de Tabelas (GPEA320) do módulo SIGAGPE.

Parâmetro que indica os códigos de afastamento que podem ser informados pelo programa de atestado médico. É necessário inserir os códigos separando-os por vírgula, como por exemplo: 1,2,A,6,Q,O.

Parâmetro que indica o período de apontamento em aberto para a apuração das marcações/apontamentos no ponto eletrônico. Exemplo: 20151010/20151109                                                                                 

NR7: Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto de seus trabalhadores.

Parâmetro que indica a quantidade mínima de dias de afastamento suficiente para gerar automaticamente um exame (NR7) de retorno ao trabalho. Pode ser definido uma quantidade de dias padrão, como por exemplo, 7 dias.

O parâmetro abaixo, dependendo da sua configuração, irá questionar ou não se for incluso um atestado com o mesmo CID. Mas se o parâmetro for configurado como 3 - Bloqueia, o sistema não permitirá a inclusão do atestado médico.

Parâmetro que indica se realiza a verificação de atestados anteriores com o mesmo CID. As opções disponíveis para configuração são:

  • 1 - Não Verifica
  • 2 - Questiona
  • 3 - Bloqueia

Para o parâmetro abaixo, deve ser configurado um valor padrão para a inclusão de atestados médicos do mesmo funcionário, quando o CID for igual ao do atestado médico anterior, dentro de um período de tempo específico. Essa configuração facilita a continuidade do registro de afastamentos médicos semelhantes, garantindo maior agilidade e consistência nos processos de gestão de atestados da empresa.

Parâmetro que indica a quantidade de dias que deverá ser verificado para atestados do mesmo CID. Pode ser informado um valor padrão em dias, como por exemplo, 60 dias.

Este parâmetro, MV_NG2TUAT, tem impacto direto na impressão do atestado médico do funcionário. Se configurado como  1 - Tempo de trabalho perdido conforme o turno, o sistema contará as horas do atestado médico conforme inclusão na rotina, sem considerar o horário de intervalo do funcionário. Mas, se configurado como 2 - Tempo total entre o início e o fim do atestado, o sistema irá considerar as horas do atestado, descontando o horário do intervalo diário do funcionário. Se não for definido um turno de trabalho, o sistema não conseguirá calcular o horário de intervalo do funcionário.

Parâmetro que considera na impressão do atestado. As opções disponíveis para configuração são:

  • 1 - Tempo de trabalho perdido conforme o turno
  • 2 - Tempo total entre o início e o fim do atestado

Parâmetro que ativa a verificação de turnos opcionais para a identificação de horários alternativos. As opções disponíveis para configuração são:

  • S - Verifica
  • N - Não verifica (padrão)

O parâmetro abaixo, possibilita a inclusão de uma licença maternidade na rotina com a quantidade de dias definida no parâmetro.

Parâmetro que determina a quantidade de dias da licença maternidade disponibilizada na empresa. 

Uma mensagem será exibida na tela questionando sobre a continuidade do atestado quando se fala do parâmetro MV_NG2COAF. Caso a opção Não seja selecionada, o sistema salvará o registro como um novo atestado, sem vinculá-lo ao atestado anterior, e alterando o CID do afastamento já registrado. Se a opção Sim for selecionada, o sistema salvará o registro como sequência do atestado anterior, mantendo a continuidade e alterando apenas o CID do afastamento registrado anteriormente.

Parâmetro que determina a continuação de afastamentos com CID diferente. As opções disponíveis para configuração são:

  • 1 - Questiona
  • 2 - Continua
  • 3 - Não continua


Se houve mudança de médico ou de CID, ou seja, das condições do funcionário e do atestado médico, não é considerado uma continuação. Nesse caso, não devem ser incluída datas de afastamento no mesmo atestado, deve-se gerar um novo atestado.

Além de definir, esse parâmetro também verifica se os campos TNY_EMITEN, TMK_INDFUN e TNP_INDFUN tem função definida no conteúdo do parâmetro.

Parâmetro que define as funções dos emitentes de atestado médico. As funções devem ser separas por /, como por exemplo: 1/6/A/C.  

Para que os Atestados Médicos com afastamento sejam apresentados na rotina Comunicar Atestados, é necessário que seja acessado no módulo GPE (07) a opção Atualizações / Definições de Cálculo / Períodos e incluir um período para o mês atual do atestado médico do funcionário. Em seguida, no menu de Outras Ações / Bloqueio MDT e incluir um bloqueio de período para o tempo desejado conforme atestado médico. No módulo MDT, clique em Atualizações / Atendimento Médico / Ficha Médica, cadastre uma ficha médica para o funcionário, e, em seguida, acesse novamente Atestado Médico e cadastre um atestado médico com afastamento. No módulo GPE novamente, em Atualizações / Lançamentos / Ausências, cadastre uma ausência para o funcionário, com a data de início e data de fim definidas para o período atual cadastrado anteriormente. Volte ao módulo MDT, em Atualizações / Atendimento Médico / Comunicar Atestados para realizar a comunicação do atestado médico.

Por fim, no módulo GPE, acesse novamente Atualizações / Lançamentos e verifique se todos os afastamentos estão cadastrados corretamente para garantir que as informações estejam atualizadas e sem erros.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a alteração de informações de um determinado atestado médico já cadastrado.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a visualização de informações de um determinado atestado médico já cadastrado.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a pesquisa de ficha médica por meio da utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.

Pesquisas disponíveis:

  • Filial + Ficha Medica + Inic. Afast. + Hora Inic.
  • Filial + Num. Atest.
  • Filial + Cid. Princip. + Ficha Medica
  • Filial + Emit. Atest. + Ficha Medica + Inic. Afast. + Hora Inic.
  • Filial + Acidente + Ficha Medica + Inic. Afast. + Hora Inic.
  • Filial + Atest. Ant.
  • Filial + Grupo Cid
  • Filial + Cod. Espec.

Permite a exclusão de um determinado atestado médico já cadastrado. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro ou Fechar, para cancelar a exclusão.

Opção invalidada para ações. Utilizar a pasta de Afastamentos.

Esta funcionalidade permite realizar a impressão do atestado médico selecionado na rotina. Para isto, basta selecionar o registro do atestado médico desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir. Ainda é possível configurar alguns parâmetros de impressão, como:

  • Tipo Impressão?
  • Exibir CID no Atestado?
  • Unidade Administrativa?
  • CID Complementar?
  • Assinatura do funcionário?


O parâmetro MV_NG2TUAT tem impacto diretamente na impressão do atestado médico do funcionário, visto que, este parâmetro realiza a contagem de horas do atestado médico do funcionário. Se configurado como  1 - Tempo de trabalho perdido conforme o turno, o sistema contará as horas do atestado médico conforme inclusão na rotina, desconsiderando o horário de intervalo do funcionário. Mas, se configurado como 2 - Tempo total entre o início e o fim do atestado, o sistema irá considerar as horas do atestado, descontando o horário do intervalo diário do funcionário. Vale ressaltar que se não for definido um turno de trabalho, o sistema não conseguirá calcular o horário de intervalo do funcionário.

Para entender um pouco mais sobre os turnos de trabalho e como cadastrar, acesse a FAQ: MDT0023 Atestado de Falta de Trabalho Dias/Horas.


Abaixo, um exemplo com mais detalhes sobre o atestado médico impresso na rotina:

Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos.

Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevante.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Conhecimento.

Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

Campos Gerais 

Campos presentes para o cadastro de informações referentes ao Atestado Médico .

Campo

Descrição

Ficha Médica (TNY_NUMFIC)

Informar o número da ficha médica do funcionário afastado que recebeu o atestado. A ficha médica deve ser previamente cadastrada através da rotina Ficha Médica (MDTA005 - SIGAMDT).

Exemplo: 000000003

Nome (TNY_NOMFIC)

Campo referente ao nome completo do funcionário. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Ficha Medica (TNY_NUMFIC) é informado.

Exemplo: Larissa Machado

Dt. Inic. Afas (TNY_DTINIC)

Informar a data do início do afastamento do funcionário.

Exemplo:  

Hr. Ini. Afas (TNY_HRINIC)

Informar a hora do início do afastamento do funcionário.

Exemplo: 10:00

Dt. FIM Afast (TNY_DTFIM)

Informar a data fim do afastamento do funcionário.

Exemplo:  

Hr. Fim Afas (TNY_HRFIM)

Informar a hora final do afastamento do funcionário.

Exemplo: 23:59

Grupo C.I.D (TNY_GRPCID)

Informar o código principal do grupo de doenças na C.I.D (Classificação Internacional de Doenças). O cadastro do Grupo CID é realizado através do acesso a rotina Grupo Cid (MDTA081).

Exemplo: A01

Desc. Grupo (TNY_DESGRP)

Campo referente a descrição do grupo de classificação internacional de doenças. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Grupo C.I.D (TNY_GRPCID) é informado.

Exemplo: FEBRES TIFÓIDE E PARATIFÓIDE 

CID Princip. (TNY_CID)

Informar o código do CID (Classificação Internacional de Doenças). O cadastro do CID deve ser realizado previamente através da rotina Cid (MDTA080).

Exemplo: A01.1

Desc. Doença (TNY_DOENCA)

Campo referente a descrição da doença. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior CID Princip. (TNY_CID) é informado.

Exemplo: FEBRE PARATIFOIDE A

Emitente At. (TNY_EMITEN)

Informar um código do médico emitente do atestado. O cadastro do médico emitente do atestado médico do funcionário deve ser realizado previamente através da rotina SESMT/Usuar.aten. (MDTA070 - SIGAMDT).

Exemplo: 000000000010

Nome (TNY_NOMUSU)

Campo referente ao nome do médico emitente do atestado médico. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Emitente At. (TNY_EMITEN) é informado.

Exemplo: Gabriel da Silva

Tipo Atest. (TNY_TIPATE)

Selecionar a opção que indica o tipo do atestado médico. As opções disponíveis para seleção são:

  • A - Autorização de Saída
  • D - Direto
  • I - Indireto

Clique aqui para entender mais sobre os tipos de atestados!


  • A - Autorização de Saída → Trabalhador solicita autorização de saída da empresa para atendimento médico fora da empresa.
  • D - Direto → Trabalhador procura diretamente atendimento médico fora da empresa.
  • I - Indireto → Trabalhador recebe atendimento médico dentro da empresa.

Exemplo: D - Direto

Observação (TNY_OBSERV)

Campo disponibilizado para adicionar alguma observação referente ao atestado médico do funcionário.

Exemplo: Atestado entregue presencialmente 

No. Atestado (TNY_NATEST)

Campo referente ao número sequencial do atestado. Este campo é bloqueado para alterações do usuário e preenchido automaticamente assim que clicado para incluir um novo atestado médico na rotina.

Exemplo: 0000000002

Dt. Consulta (TNY_DTCONS)

Informar a data da consulta médica do funcionário.

Exemplo:  

Hr. Consulta (TNY_HRCONS)

Informar o horário da consulta médica do funcionário. 

Exemplo: 15:30

End. Emiten. (TNY_ENDERE)

Informar o endereço aonde ocorreu a consulta.

Exemplo: Hospital Dona Helena - Pronto Atendimento

Cod. Especi. (TNY_CODESP)

Informar o código da especialidade médica do médico que realizou o atendimento ao funcionário e registrou o atestado. A especialidade médica é cadastrada através da rotina  Especialidade Médica (MDTA930 - SIGAMDT).

Exemplo: 01

Desc. Espec. (TNY_ESPDES)

Campo referente a descrição da especialidade do médico emitente do atestado. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Cod. Especi. (TNY_CODESP) é informado.

Exemplo: Clínico Geral

Ind. Médico (TNY_INDMED)

Selecionar a opção que indica o tipo do médico emitente do atestado. As opções disponíveis para seleção são:

  • 1 - Interno
  • 2 - Externo
  • 3 - Empresa
  • 4 - SUS
  • 5 - Particular
  • 6 - Convênio

Exemplo: 6 - Convênio

Ind. Atendim (TNY_OCORRE)

Selecionar o atendimento realizado. As opções disponíveis para seleção são:

  • 1 - Atend. Clínico
  • 2 - Doença do Trabalho
  • 3 - Acidente Típico
  • 4 - Acidente Trajeto
  • 5 - Outros Atendimentos
  • 6 - Avaliação NR7

Exemplo: 1 - Atend. Clínico

Acidente (TNY_ACIDEN)

Campo referente ao número do acidente de trabalho. Este campo relaciona o atendimento médico a um acidente de trabalho. Se o acidente não existir, o médico poderá criá-lo.

Este campo permanece bloqueado caso o atestado médico não seja referente a um acidente de trabalho, doença do trabalho ou acidente de trajeto. Para que este campo fique disponível para preenchimento, é necessário que o campo anterior Ind. Atendim (TNY_OCORRE) esteja com a opção igual a 2 - Doença do Trabalho, 3 - Acidente Típico ou 4 -  Acidente Trajeto. Então, será possível relacionar o acidente/doença ao atestado médico. O acidente/doença deve ser previamente cadastrado através da rotina de Acidentes (MDTA640 - SIGAMDT).

Exemplo: 000001

Descr. Acid. (TNY_DESACI)

Campo referente a descrição do acidente. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Acidente (TNY_ACIDEN) é informado.

Exemplo: Queda de Altura

Dias Trat. (TNY_QTDTRA)

Informar a duração estimada do tratamento em dias.

Exemplo: 10

Campo

Descrição

Grupo CID (TKI_GRPCID)

Informar o código principal do grupo de doenças na CID (Classificação Internacional de Doenças) para complementar o atestado médico do funcionário. O cadastro do Grupo CID é realizado através do acesso a rotina Grupo Cid (MDTA081).

Exemplo: A01

Desc Grupo (TKI_DESGRP)

Campo referente a descrição do Grupo CID. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Grupo CID (TKI_GRPCID) é informado.

Exemplo: Febres Tifoide e Paratifoide

CID Compl. (TKI_CID)

Informar o CID complementar do atestado médico. O cadastro do CID deve ser realizado previamente através da rotina Cid (MDTA080).

Exemplo: A01.1

Desc. Doença (TKI_DOENCA)

Campo referente a descrição da doença. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior CID Compl. (TKI_CID) é informado.

Exemplo: Febre Paratifoide A

Campo

Descrição

Cod. Abono (TNY_CODABO)

Informar um código do tipo de abono caso o atestado médico for abonado pela empresa. O código do abono e suas informações podem ser cadastrados de forma prévia na rotina Motivos Abono/Justificativa (PONA050) no módulo de Ponto Eletrônico (16).

O abono é gerado quando o parâmetro MV_NG2IPON estiver configurado como 1- Sim e for cadastrado um atestado médico igual, maior ou menor que 15 dias de afastamento, o sistema irá gerar o pré-abono para o funcionário.

Exemplo: 002

Desc. Abono (TNY_ABODES)

Campo referente a descrição do abono vinculado ao atestado médico.

Exemplo: Atestado Médico

Campo

Descrição

Tipo Afasta. (TNY_TIPAFA)

Informar o tipo de afastamento. Este campo corresponde ao código de movimentação da SEFIP, conforme a tabela S046 (cadastrada na rotina Manutenção de Tabelas (GPEA320) e vinculada posteriormente na rotina Tipos de Ausência(GPEA430)). O campo está vinculado ao tipo de ausência e é acionado com base no valor informado no campo TNY_TIPAFA, de acordo com o cadastro do tipo de ausência.

Este campo é populado automaticamente assim que o campo Cód. Ausência (TNY_CODAFA) é informado, sendo assim, ele permanece bloqueado para inclusões ou alterações e apenas é preenchido se o campo Cód. Ausência (TNY_CODAFA) for informado no atestado médico. Também é necessário preencher o Quadro Inferior com as datas corretamente para que o atestado médico seja salvo.

Exemplo: O

Desc. Afast. (TNY_DESCAD)

Campo referente a descrição do tipo de afastamento.

Este campo é populado automaticamente assim que o campo Cód. Ausência (TNY_CODAFA) é informado, sendo assim, ele permanece bloqueado para inclusões ou alterações e apenas é preenchido se o campo Cód. Ausência (TNY_CODAFA) for informado no atestado médico. Também é necessário preencher o Quadro Inferior com as datas corretamente para que o atestado médico seja salvo.

Exemplo: Afastamento temporário por acidente

Dias Afast. (TNY_QTDIAS)

Campo referente a quantidade de dias de afastamento do funcionário, conforme data de início e fim do atestado médico. Este campo é preenchido automaticamente com base nas datas informadas na aba Atestado do atestado médico.

Exemplo: 5

Afast. RAIS (TNY_AFRAIS)

Informar o código de afastamento para a RAIS.

O que é RAIS?


A gestão governamental do setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS. Instituída pelo Decreto nº 76.900, de 23 de dezembro de 1975 e regida atualmente pelo Decreto nº 10.854, de 10 de novembro de 2021, a RAIS tem por objetivo:

  • o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País,
  • o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho,
  • a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais.

Fonte: http://www.rais.gov.br/sitio/sobre.jsf

Exemplo: 20 - Acidente do trabalho de trajeto

Cód. Ausência (TNY_CODAFA)

Informar o código correspondente a ausência gerada pelo atestado médico do funcionário. As ausências devem ser cadastradas previamente através da rotina Tipos de Ausências (GPEA430).

Exemplo: 004

Comunicado (TNY_COMUNI)

Campo que indica se os afastamentos do campo foram comunicados ao governo. Quando o atestado médico não possui nenhum afastamento registrado, este campo permanece preenchido como Não pelo sistema. Este campo é bloqueado para alteração do usuário e preenchido automaticamente pelo sistema.

Exemplo: Sim 

Campo

Descrição

 Mot. Afast (TNY_TPEFD)

Informar o código do tipo de afastamento conforme códigos da tabela eSocial.

Exemplo: 01

Atalho para apresentar o Spool de impressão com os últimos relatórios gerados.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Spool.

Funcionalidade disponível na inclusão ou alteração de um registro de atestado médico. Basta Incluir ou Alterar o atestado, no canto superior direito clicar em Outras Ações / Imprime Cadastro / Imprimir para ter um relatório do atestado médico impresso e vinculado as informações pessoais do funcionário.

Atalho para acesso à Central de Ajuda (F1).

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Ajuda.

Essa funcionalidade permite visualizar o afastamento vinculado ao funcionário no atestado médico. Para isso, basta incluir um afastamento na aba Afastamentos no registro do atestado médico. Em seguida, voltar no atestado médico na opção Editar ou Visualizar, no canto superior direito, clicar em Outras Ações / Afastamentos, irá mostrar uma segunda tela onde é possível visualizar o tipo de afastamento vinculado ao atestado médico do funcionário.

Essa funcionalidade permite realizar pesquisas de doenças através do CID e ainda selecionar uma doença para vincular ao CID do atestado médico do funcionário. Para isso, basta incluir um registro de atestado médico, no canto superior direito clicar em Outras Ações / CID, dentro do campo Doença, digitar o CID desejado e clicar no botão Pesquisar. Abaixo um exemplo real de pesquisa e seleção de doença.

Para vincular a doença ao atestado médico, basta selecionar um CID e clicar no botão Salvar e depois em Confirmar para salvar o atestado médico.

Esta opção preenche automaticamente os campos Grupo C.I.D (TNY_GRPCID), Desc. Grupo (TNY_DESGRP), CID Compl. (TKI_CID) e Desc. Doença (TNY_DOENCA).

Pontos de Entrada

Conteúdos Relacionados

Palavras-chave

Referências