INTEGRAÇÃO COM DESPACHANTES

Contexto de negócio (Introdução)

O Despachante Aduaneiro é um profissional responsável pelos procedimentos legais e administrativos, visando a entrada (importação) e a saída (exportação) de mercadorias no Brasil.

Este profissional representa os importadores e exportadores perante aos diversos órgãos governamentais e demais intervenientes do comércio exterior, tais como: Receita Federal, empresas de logística, bancos e portos.

As operações aduaneiras no Brasil são complexas e regidas por diversas normas e em muitas delas, um simples descuido leva ao interessado uma sanção pecuniária. É neste contexto, de evitar o erro e fazer cumprir a norma aduaneira, que está inserido o despachante aduaneiro.

A integração entre o ERP Datasul e o sistema do despachante tem como objetivo facilitar o fluxo das informações, com intuito de agilizar o processo e reduzir erros de digitação.  

Sistemas Envolvidos

Integração

Existem clientes da linha Datasul que utilizam os serviços de despachante aduaneiro e não conseguem enviar as informações envolvidas na importação em um único arquivo. São enviados vários documentos ao despachante, que precisa fazer a entrada dessas informações no seu sistema de forma manual. Acontece a mesma coisa no retorno das informações do despachante para o importador.

Por meio dessa integração será possível realizar a geração e envio dessas informações de importação em um único arquivo TXT, assim como o posterior recebimento das informações do despachante.

Escopo

Possibilitar a integração entre despachante e importador, para envio e recebimento das informações envolvidas no processo de cadastramento de uma DI (Declaração de Importação) no SISCOMEX.

O processo consiste em: o IMPORTADOR gera o arquivo TXT com a DI EMS e seus embarques vinculados e envia para o despachante. O DESPACHANTE utiliza a opção de seu sistema para importar essas informações. Após finalizar o desembaraço da mercadoria, o despachante envia informações da Declaração de Importação elaborada no Siscomex para o importador em arquivo TXT. O IMPORTADOR atualiza as informações da DI no ERP e gera a nota fiscal.


1. Envio de informações para cadastro da DI


2. Recebimento de despesas (antecipações)


3. Recebimento da DI (com despesas efetivas)


4. Recebimento de valores da DI

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Instalação/Atualização

Datasul

Configurações Iniciais

1.        Executar o programa de Carga e Conferência de Dados (CD0323), opção Integração DI com Despachante, onde será disponibilizada as seguintes opções:

2.        Executar o programa de Parâmetros de Importação (IM0000), pasta Siscomex, marcar parâmetro Integração com Despachante. 

Despachante

Executar a rotina DE-PARA com as informações dos intervenientes de importação e das despesas e impostos geradas pelo ERP Datasul.  

Controle de Versão

Evoluções dos layouts demandam desenvolvimento por parte da equipe de produto TOTVS, que precisa adequar o produto à alterações ou novas informações.

Suporte

O suporte a esta integração é de responsabilidade  da equipe TOTVS (módulo de Importação).

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Atualmente a integração conta com a troca de arquivos TXT entre o ERP e o sistema do despachante.

Os arquivos seguem os layouts disponibilizados abaixo:

Envio despachante:

  

Recebimento Despesas de Antecipações:


Recebimento Despesas Efetivas


Recebimento Valores da DI


Fluxo das Informações



Envio de informações para cadastro da DI:

O envio de informações para o despachante será feito sempre por DI, dessa forma caso o cliente ainda não a utilize, deverá seguir o seguinte fluxo: Após criar o pedido de compra com seu respectivo processo de importação, cadastrar o embarque, fazer o relacionamento dos pedidos e gerar a DI (IM0420). Quando necessário, poderá entrar na Manutenção da Declaração de Importação (IM0400) e inserir informações complementares antes de gerar e enviar as informações para o despachante.

  1. O envio da DI para o despachante deve ser feito através da rotina Envio de DI para o despachante (IM0470). O objetivo deste programa é possibilitar o envio das informações de uma faixa de DI´s para o(s) despachante(s), em lote. O layout do arquivo gerado para envio será em formato TXT.
  2. Os arquivos TXT serão enviados por e-mail para o despachante, que fará o processamento para o seu sistema.
  3. O arquivo TXT é recebido e importado no sistema do despachante;
    1. No caso de falta de informações ou informações incorretas, o despachante e-mail as inconsistências para o importador;
    2. O importador ajusta as informações, e reenvia a DI, através do IM0470;

Existe um controle de situações da DI para integração, em que ela poderá estar em uma das seguintes situações:

O monitoramento da situação de integração pode ser feito no IM0400 (Cadastro de DI) e IM0440 (Relatório Declaração de Importação), onde existe um campo indicando o status de integração com despachante.


Recebimento de despesas (antecipações):

  1. O despachante envia ao importador uma solicitação de adiantamento com as despesas a serem antecipadas;
  2. Esse documento vem também em formato TXT e por e-mail. 
  3. O usuário deverá armazená-lo em um diretório definido, para que possa ser importado por um programa desenvolvido para este fim. 
  4. Como o módulo de Importação ainda não trata Antecipações (existe um projeto previsto para isso), este programa em questão fará a geração de um relatório com as despesas a serem lançadas manualmente no Contas a Pagar, e permite o envio de e-mail notificando um determinado usuário sobre essa pendência.


Recebimento de despesas efetivas da DI:

  1. O despachante envia as informações de despesas efetivas e valores da DI registrada no Siscomex.
  2. Esse documento também é recebido em formato TXT por e-mail. 
  3. O usuário deverá armazená-lo em um diretório definido, para que possa ser importado pela rotina de Recebimento de DI do despachante (IM0471);
  4. O sistema valida as informações vindas no arquivo e importa para o ERP caso esteja consistente;


Recebimento de valores da DI:

  1. O despachante gera a simulação da nota fiscal com base no que foi registrado na DI do Siscomex e envia ao importador;

  2. Esse documento vem também em formato TXT e por e-mail. 

  3. O usuário deverá armazená-lo em um diretório definido, para que possa ser importado por um programa desenvolvido para este fim. 
  4. As informações serão gravadas na DI a partir dos itens da adição. Nesse processo, a partir dos itens da adição é que serão atualizados os valores da adição e por fim os valores da DI.
    Ao final dessa atualização, a situação da DI deve ser alterada para "DI Registrada". Somente nessa situação que permitirá que seja gerada a Nota Fiscal através do programa de Nacionalização/Geração do Documento de Entrada (IM0100).


Cadastros

No caso desta integração é necessário que haja um cadastro de informações (DE-PARA) referente a dados do ERP x dados do despachante. Esse processo é feito pelos próprios despachantes que cadastram em seu sistema quais os respectivos valores do ERP que correspondem a seus cadastros internos;

Dessa forma o ERP precisa disponibilizar os dados cadastrais que serão utilizados na integração. Isso será feito através da geração um arquivo .csv ou planilha a ser enviado aos despachantes nas listagens:

Também foi disponibilizado um validador de implantação, a fim de verificar se os cadastros do ERP  possuem informações com valor válido para o SISCOMEX (IM0642).

Cadastros que serão validados:

Alguns pontos importantes:

Processos

O processo de integração será detalhados no tópico "Como fazer", apresentado na sequência.


Limitações/Restrições

O sistema do despachante deve receber e enviar informações de acordo com os layouts definidos nessa integração. 

Como fazer 

Integração com o Despachante: 

Para cadastrar e integrar uma DI com o despachante, deve-se seguir os seguintes passos:

Obs.: Garantir que os pré-requisitos estejam atendidos e os itens de instalação/atualização já tenham sido realizados.

Envio para o Despachante:

Situações comuns 


Erro

Mensagem

Solução

55696

Integração com despachantes está desativada para o Estabelecimento.

Se desejar enviar a DI para o despachante é necessário acessar o IM0000 (Parâmetros de Importação), localizar o estabelecimento da DI em questão e habilitar a Integração com despachante (Pasta Siscomex).

55698Declaração de Importação já registrada no SiscomexCaso a DI já tenha o campo "DI Siscomex" ou "Data da DI" preenchidos, esta mensagem será apresentada. Isso ocorre, pois quando estas informações estão preenchidas, significa que a DI já está registrada no Siscomex, não havendo razão para enviá-la ao despachante para registro. Caso o usuário deseje enviá-la, mesmo nesta situação, basta marcar a situação "DI Registrada" no IM0470.
3553Despachante não informado(a)!Informar o despachante da DI na Manutenção Declaração Importação (IM0400)
27066Arquivo TipoDeclaracao.csv não encontrado.O arquivo indicado deve existir no diretório de arquivos de validação do Siscomex, informado no IM0470.
27066Arquivo UnidadeLocalRfb.csv não encontrado.O arquivo indicado deve existir no diretório de arquivos de validação do Siscomex, informado no IM0470.
27066Arquivo ViaTransporte.csv não encontrado.O arquivo indicado deve existir no diretório de arquivos de validação do Siscomex, informado no IM0470.
27066Arquivo Pais.csv não encontrado.O arquivo indicado deve existir no diretório de arquivos de validação do Siscomex, informado no IM0470.
27066Arquivo RecintoAduaneiro.csv não encontrado.O arquivo indicado deve existir no diretório de arquivos de validação do Siscomex, informado no IM0470.
27066Arquivo Moeda.csv não encontrado.O arquivo indicado deve existir no diretório de arquivos de validação do Siscomex, informado no IM0470.
27066Arquivo UnidadeMedidaMercosul.csv não encontrado.O arquivo indicado deve existir no diretório de arquivos de validação do Siscomex, informado no IM0470.
27066Arquivo IncotermCondicaoVenda.csv não encontrado.O arquivo indicado deve existir no diretório de arquivos de validação do Siscomex, informado no IM0470.
27066Arquivo InstituicaoFinanciadora.csv não encontrado.O arquivo indicado deve existir no diretório de arquivos de validação do Siscomex, informado no IM0470.
31350Campo Tipo de Declaração não encontrado na tabela aduaneira.Consultar se o Tipo de Declaração informado para a DI (IM0400) consta no arquivo TipoDeclaracao.csv.
31350

Campo URF de Despacho não encontrado na tabela aduaneira.

Consultar se a URF de Despacho informada para a DI (IM0400) consta no arquivo UnidadeLocalRfb.csv.

31350Campo Via de Transporte não encontrado na tabela aduaneira.Consultar se o Via de Transporte informado para a DI (IM0400) consta no arquivo ViaTransporte.csv.
31350Campo País do transportador não encontrado na tabela aduaneira.Consultar se o País do transportador informado para a DI (IM0400) consta no arquivo Pais.csv.
31350Campo País de Procedência não encontrado na tabela aduaneira.Consultar se o País de Procedência informado para a DI (IM0400) consta no arquivo Pais.csv.
31350

Campo URF Entrada País não encontrado na tabela aduaneira.

Consultar se a URF Entrada País informada para a DI (IM0400) consta no arquivo UnidadeLocalRfb.csv.

31350Campo Recinto alfandegado não encontrado na tabela aduaneira.Consultar se o Recinto alfandegado informada para a DI (IM0400) consta no arquivo RecintoAduaneiro.csv.
31350Campo Moeda não encontrada na tabela aduaneira.Consultar se a Moeda informada para a DI (IM0400) consta no arquivo Moeda.csv.
31350Campo País de Aquisição não encontrada na tabela aduaneira.Consultar se o País de Aquisição informada para a DI (IM0400) consta no arquivo Pais.csv.
31350Campo Unidade de Medida não encontrada na tabela aduaneira.Consultar se a Unidade de Medida informada para a DI (IM0400) consta no arquivo UnidadeMedidaMercosul.csv.
31350Campo País de Origem não encontrada na tabela aduaneira.Consultar se o País de Origem informada para a DI (IM0400) consta no arquivo Pais.csv.
31350Campo Incoterm não encontrada na tabela aduaneira.Consultar se a Incoterm informada para a DI (IM0400) consta no arquivo IncotermCondicaoVenda.csv.
31350Campo Banco não encontrada na tabela aduaneira.Consultar se o Banco informada para a DI (IM0400) consta no arquivo InstituicaoFinanciadora.csv.
29569Declaração de Importação não possui Item relacionadoConsultar se a DI (IM0400) possui itens gerados, acessando o botão adições (IM0410).
5940Declaração de Importação não possui Adição relacionadaConsultar se a DI (IM0400) possui adições geradas, acessando o botão adições (IM0410).
55698Declaração de Importação já registrada no SiscomexConsultar se a DI (IM0400) já possui informação no campo DI Siscomex.


  

Checklist de suporte da aplicação