Na inclusão de boleto, ao selecionar a opção 'Registrar Online o Boleto' na etapa Dados do Boleto, o sistema comunica com o serviço do banco para Registro, enviando as informações do boleto para o banco e alterando o Status de Remessa do boleto para 'Registrado Online'. Este boleto será criado com o Código de Barras e IPTE, pois o processo de remessa é executado na inclusão. Os bancos não disponibilizam serviços para alteração informações dos boletos já registrados.

Para que o Registro Online possa ser executado com sucesso, o convênio deve estar parametrizado corretamente, na aba 'Registro Online' selecionando a opção 'Permite registro de boleto online', informando os dados do Sistema de Cobrança e URL de Registro do banco.
Caso alguma informação esteja incorreta para o processo de Registro Online, irá ser exibido o log de divergência informando o ponto a ser ajustado, que é retornado pelo serviço de Registro do banco. Também é possível visualizar o XML/JSON enviado para o banco com as informações do boleto. Neste caso o boleto será incluído normalmente podendo ser realizado o Registro Online após a correção da divergência informada no Log do processo.

Observações:

Na inclusão de boleto para mais de um lançamento, caso algum dos lançamentos apresentem divergência no registro, o sistema inclui os boletos para os lançamentos exibindo log detalhado ao fim do processo.
O XML/JSON enviado para o banco, estará disponível na visão do boleto na aba Dados CNAB em Registro Online de Boletos, podendo ser visualizado em TXT após a execução do processo. 
Na versão 12.1.17 o arquivo XML/JSON é exibido somente quando ocorrer alguma divergência, no Log ao fim do processo de Registro Online do boleto.

Quando selecionado mais de um lançamento, não é realizada a verificação dos convênios configurados para Registro online, para que não haja perca de desempenho do sistema na inclusão, mesmo que nenhum dos lançamentos selecionados estejam vinculados a convênios parametrizados para trabalhar com registro online, a flag 'Registrar Online o Boleto' é habilitada. Esta verificação é realizada pelo serviço de Registro online do banco.

Boletos incluídos sem Registro

Para boletos criados e não Registrados Online, basta selecionar o boleto para ser executado pela visão de Lançamentos em Anexos | Processos / Registro online de Boletos ou pela visão de Boletos em Processos / Registro Online de Boletos.
O Boleto também pode ser registrado online via Web Service através de XML, alterando o status de remessa do boleto para Registrado Online.

Registro Online de Boletos por Filtro

O processo foi criado para Registrar Online um grande volume de boletos de acordo com o filtro aplicado, sem necessidade de selecionar o boleto na visão. Esta funcionalidade encontra-se disponível no menu Movimentações Bancárias | Integração Bancária | Registro online de Boletos Por filtro.

Inclusão via Web Service

O boleto pode ser incluso Registrado Online via Web Service, utilizando a tag <RegistrarOnLineBoleto>true</RegistrarOnLineBoleto>. Esta irá selecionar a opção 'Registrar Online o Boleto' na execução do processo, incluindo o boleto com o status de remessa Registrado Online.

Certificado Digital

É necessário entrar em contato com o banco para se informar sobre a necessidade da utilização do certificado.
Obs.: Para cadastrar o certificado digital no TOTVS Gestão Financeira e necessário importar o arquivo .pfx ou .p12 no menu Cadastros | Fiscais | Mais... | Certificado Digital. A TOTVS não disponibiliza certificados de nenhum dos bancos, por ser tratar de identificação individual para cada empresa.

Bancos

As informações abaixo serão atualizadas conforme a disponibilização dos bancos.

Santander:

O banco Santander exige a necessidade da aquisição do certificado.
O certificado deve ser utilizado no ambiente de cobrança conforme o layout do banco, e deverá ser do tipo Client de 2048 bits. Para efetuar o cadastramento no ambiente de segurança do Banco, deve ser enviado ao banco o arquivo no formato ".CER" referente ao certificado adquirido.
Favor entrar em contato com o banco para regularizar ambiente de segurança.

Caixa Econômica Federal: 

Para enviar dados de forma flexível para o registro online dos boletos para o banco, devem ser criados os campos, primeiramente via anexo "Layout Registro Online" disponível no cadastro de Bancos e Agências:(Movimentações Bancárias | Bancos e Agências | Anexos | Layout Registro Online). Os campos devem ser criados conforme manual de cobrança da Caixa, como os exemplos abaixo.  Estes campos então, devem ser associados a fórmulas ou valores fixos, via anexo "Associação do Layout do Registro Online" disponível em Movimentações Bancárias | Convênio | Anexos | Associação do Layout do Registro Online.

Exemplos para os campos do HEADER:

Exemplos para os campos do TITULO:

Importante:

De acordo com o manual da Caixa podem ocorrer 3 vezes o desconto, por isso devem ser cadastrados como DESCONTO1, DESCONTO2 e DESCONTO3 e respectivamente associados a fórmulas / valores fixos no convênio:

O mesmo acontece para as mensagens da ficha de compensação que devem ser cadastradas como MENSAGEM1 e MENSAGEM2, e do recibo do pagador que devem ser cadastradas como:

Truncamento de campos do cadastro do Cliente/Fornecedor ao Registrar Boleto online

Ao executar o processo de Registro online de boleto, caso a quantidade de caracteres dos campos do endereço e nome do cadastro do Cli/For, seja maior que a quantidade de caracteres informada no layout de cada banco, o sistema irá truncar esses campos de acordo com cada manual. 

Motivo de recusa do Registro Online

No caso de recusa de registro online do boleto pelo banco o motivo dessa recusa será gravado no campo MOTIVORECUSAREGISTROONLINE da FBOLETO e a mensagem retornada pelo banco com o motivo da recusa será gravada no boleto no campo ‘Motivo de recusa do Registro Online”. Esse campo será atualizado quando o registro online for recusado, nele só será armazenado o último registro e quando registro online for aceito o campo será limpo.

 Informações Complementares

  Recursos Adicionais

Veja Também