Cobrança Eletrônica   


O processo Cobrança Eletrônica visa automatizar os recebimentos de títulos através de integração com a Rede Bancária. Consiste na geração de arquivos de remessa dos lançamentos a receber e envio à rede bancária, que oferece serviços diversificados de processamento, tais como: cobrança registrada, sem registro, entre outros.  Neste contexto, a empresa estabelece um convênio com o Banco, que tem uma importante atuação garantindo agilidade e praticidade ao processo.  
Etapas do processo
1º. Convênio firmado entre a Empresa e o Banco para definir as regras da Cobrança. No Gestão Financeira foi unificado no cadastro do Convênio toda a regra da Integração Bancária, ou seja, o tipo de Carteira e de Cobrança, o tipo de geração do nosso numero e código de barras etc. Outro fator relevante é que um Banco poderá ser associado a diversos Convênios, garantido maior flexibilidade à Cobrança Eletrônica.
2º.  Atualização dos Cadastros (Bancos, Agência, Conta Corrente, Convênio e Conta Caixa).
3º. Geração dos Boletos de Cobrança. O Boleto como uma Entidade bem definida proporciona o agrupamento de Lançamentos Financeiros provenientes de qualquer segmento da linha RM. É possível incluir um Boleto agrupando Lançamentos gerados pelo Gestão Educacional e do Incorporação, por exemplo, sem distinção por segmento. Os dados da remessa, como por exemplo,  Nosso Numero, Código de Barras e o IPTE ficarão armazenados no Boleto, dessa forma, se houver uma baixa parcial é possível gerar novo(s) boleto(s) para o(s) Lançamento(s).
4º. Geração do arquivo de remessa pelo Menu "Boletos" e envio ao Banco.
5º. Processamento pelo Banco e envio de arquivo de retorno confirmando o processamento. Este primeiro arquivo, se importado na base de dados não produzirá baixas automáticas, apenas resultará na atualização do STATUS.CNAB dos Lançamentos. Havendo alguma rejeição, o Banco informará o motivo e a empresa então poderá gerar novas remessas para estes títulos.
6º. Quitação dos títulos pelos Clientes.
7º. O Banco envia à empresa um arquivo de retorno contendo informações de data de quitação,  valor pago e outras informações afins que caracterizam a ocorrência. A importação deste arquivo produzirá a baixa automática dos respectivos Lançamentos Financeiros.
Cancelamento de Remessa
Ao realizar processo de cancelamento da remessa, o sistema irá limpar automaticamente o código de barras do boleto. Dessa forma, quando o boleto for remetido novamente ao banco, o Código de Barras poderá ser gerado novamente.
 
Envio de Remessa
O processo de envio de remessa tem como objetivo realizar a comunicação eletrônica com o banco.
É possível gerar a Remessa de Cobrança para os boletos que possuam o STATUS igual à Em Aberto, Cancelado, Baixado, Baixado Parcialmente e Inativo.
No Processo de Geração de Remessa para boletos com o STATUS Baixado, Baixados Parcialmente, Cancelados e Inativos, verifique antes se o campo COMANDO do boleto, está preenchido de acordo com as regras de cancelamento do registro junto ao banco.
OBS.: