01. Executar Processo de Cálculo dos DOCS não Escriturados

O processo Cálculo das Contribuições Docs Não Escriturados (Utilitários) preenche os tributos PIS e COFINS nos lançamentos financeiros. Para fazer esse preenchimento o sistema considera os filtros criados nos cadastro de Parâmetros de processos.


Acesse o Cadastro de Parâmetros de Processos do F100, no menu Anexos | Filtro de operações faça a parametrização desejada e informe os tributos PIS e COFINS

No menu Utilitários| Cálculo das Contribuições Docs Não Escriturados execute o processo para o Mês\Ano desejado. Esse processo vai preencher os tributos PIS e COFINS nos lançamentos financeiros que atendam aos filtros criados no item 1.

Lançamento financeiros RM FLUXUS com os tributos preenchidos (Lançamento será considerado no registro F100 do EFD Contribuições).

02. Cálculo dos Docs não escriturados no Encerramento do Período

A partir das versões XXX o Cálculo dos DOCS não escriturados poderá ser executado no encerramento do Período (Aí RUI vamos verificar se vai ser parâmetro ou como vai ficar e colocar aqui na doc) - rascunho.


Após encerrar os períodos, os Tributos foram gravados no lançamento Financeiro de acordo com os Parâmetros de Processos:


O Registro F100 da rotina EFD-Contribuições, será gerado com os valores que estão gravados no anexo Detalhamento Apuração, para mais informações acesse a documentação da EFD-Contribuições


Quando o usuário executar o processo de Cálculo das Contribuições Docs Não Escriturados (Pelo menu Utilitários) e o sistema esteja parametrizado para fazer o cálculo no encerramento do período, o sistema irá apresentar um alerta informando que o cálculo será realizado automaticamente no Encerramento dos Períodos dos Tributos PIS / COFINS.



No Encerramento do Período de Apuração só vão ser atualizados os dados para o Tributo específico (PIS / COFINS) selecionado.