O processo de exportação/importação de Cotação via planilha Excel visa agilizar o registro de Orçamento ou Negociação na Cotação. É possível enviar o pedido de Orçamento por planilha Excel para vários fornecedores e posteriormente importar todas planilhas devolvidas para registro dos orçamentos através de um único processo. 

Envio/Exportação da Planilha de Pedido do Orçamento

Em Compras e Faturamento | Compras | Cotação ao utilizar o processo Comunicar Fornecedores, na tela de Seleção dos Principais Parâmetros, deverá ser utilizado o Tipo de Comunicação | Enviar orçamento via e-mail.
Ao selecionar este tipo de envio, o usuário pode informar qual relatório e/ou planilha ele deseja utilizar para o envio do e-mail.
É obrigatória a seleção de um relatório ou planilha, sendo possível o envio de ambos.
Caso seja informada um modelo de planilha, também deverá ser informado qual o tipo de exportação a ser feito (Orçamento ou Negociação), desta forma o sistema irá realizar a exportação dos pedidos de orçamento e enviará uma planilha com essas informações no anexo do e-mail.
Observações: Não é permitido o envio de negociação sem antes um registro de orçamento.
O nome da planilha Excel enviada ao fornecedor é formado por: [Nome da Planilha Net no sistema] + [Código da Cotação] + [Código do Fornecedor] + [Tipo da Cotação(Orçamento/Negociação)].

Planilha Net Modelo

Um modelo de Planilha Net com as configurações padrões está disponível para utilização. Para importar a Planilha Net de modelo é necessário realizar a importação da Planilha "NUCPLA0003 - Exportação de Cotação.PlanNetTotvs" (Menu Gestão | Planilha Net | Importação de Planilha.NET).
A Planilha se encontra disponível na Pasta C:\Totvs\CorporeRM\ObjetosGerenciais\Planilha (Caminho padrão de instalação da Biblioteca RM, que pode ser alterado conforme necessidade no momento da instalação).
É possível customizar a planilha de modelo padrão conforme necessidade, desde que sejam mantidos os campos obrigatórios da planilha.
Os campos da planilha que serão exibidos para os fornecedores ao enviar a planilha sofrerão alteração conforme a parametrização do sistema.
Sendo assim, campos serão ocultos e/ou exibidos em diferentes abas.
No momento em que o processo de Comunicar Fornecedores for executado, o sistema irá preencher a planilha com os dados relacionados a orçamento ou negociação, e fazer o envio da mesma no anexo do e-mail em formato Excel (.xlsx) para cada fornecedor.

Planilha Excel de Pedido de Orçamento

Ao receber a planilha Excel de Pedido de Orçamento via e-mail, o fornecedor irá visualizar as seguintes Abas e Campos na planilha:

Aba COTACAO

Campos referentes aos dados do Pedido:

Campos referentes aos dados do Fornecedor:

Aba ITENS ORÇAMENTO

Campos referentes ao registro de Orçamento:

Observação: Serão carregadas as informações que estão no item da cotação. Campo para preenchimento de dados adicionais sobre o orçamento do item.

Campos referentes ao registro de Negociação

Observação: o sistema exibe os itens iguais agrupados na planilha, conforme a parametrização de agrupamento de itens iguais na cotação (Parâmetros | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Gestão Compras | Cotação | Movimento 1/2 | Não agrupa itens iguais na cotação).

Aba ORÇAMENTO

Importante! Os campos definidos como “[Campo Obrigatório]” sempre devem existir na planilha, pois são campos chaves para o processo de importação de preços orçados, ou seja, mesmo se não houver necessidade do fornecedor informar dados nesses campos, eles devem existir vazios na planilha.

Os demais campos são opcionais e podem ser estruturados conforme necessidade.
Observação: Todos os campos da planilha de orçamento ou negociação terão valores defaults de acordo com o que existe no sistema.

Colunas com Listas de Dados

Importação da Planilha de Pedido do Orçamento (versão 12.1.27 e anteriores)

Pelo menu Compras e Faturamento | Compras | Cotação | Processos | Importar Planilha de Orçamento/Negociação é possível realizar a importação da(s) planilha(s) devolvida(s) pelo(s) fornecedor(eres).

Ao acessar esse processo é exibida a etapa de Seleção de Conceito, na qual é necessário selecionar o Conceito "CONMOV0006 - Importação de Cotação". Esse conceito deve ser importado através do modulo Integração | Conceito | Processos | Importar Conceito. O conceito está disponível na Pasta C:\Totvs\CorporeRM\ObjetosGerenciais\Conceito (Caminho padrão de instalação da Biblioteca RM, que pode ser alterado conforme necessidade no momento da instalação).

Importante! O conceito disponibilizado já se encontra com as ligações padrões prontas de acordo com a planilha net modelo disponibilizada, então caso a planilha seja customizada com campos diferentes, será necessário editar o conceito e fazer a ligação dos novos campos.

Na etapa seguinte a Seleção do Conceito deve-se informar o diretório onde estão salvas as planilhas devolvidas pelos fornecedores. É possível importar uma ou mais planilhas de orçamento/negociação ao mesmo tempo, para isso basta que todas planilhas estejam na mesma pasta (informada na escolha do diretório).

Para agilizar a importação das planilhas, pode-se agendar jobs para execução do processo de importação de cotação de forma automática. Visando facilitar esse processo após realizar o processo de importação, as planilhas processadas serão renomeadas com o ID do Job executado, permitindo assim a identificação do job que processou a planilha para posterior verificação do log de importação.

A renomeação das planilhas também impede que na próxima execução do processo de importação a mesma planilha seja processada novamente, entretanto, caso seja necessário importar a mesma planilha novamente basta renomear a mesma com o final .xlsx.
Atenção! Para realização do processo de importação da planilha em um máquina que não possua o MS Office instalado é necessária a instalação do componente Microsoft Access 2013 Runtime, esse componente pode ser baixado gratuitamente no site da Microsoft clicando aqui.

Novo processo (versão 12.1.28 e próximas)

O novo processo pode ser localizado no mesmo menu citado no tópico anterior, com o nome de "Importar Planilha de Orçamento/Negociação (Novo!)".

Para esta opção, não será mais necessária a utilização de um conceito, bastando apenas a parametrização de um caminho padrão de onde as planilhas serão buscadas para importação. Este parâmetro pode ser encontrado em: Parâmetros | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Gestão Compras | Cotação | Etapa 3 - Definições Gerais 3/5 | Grupo 'Importação de Planilha'. Observação: este parâmetro indica apenas um caminho padrão que será buscado de acordo com a Coligada atual (contexto) e pode ser alterado antes da execução do processo.

Importante! Ao contrário do método antigo, este novo processo não renomeia as planilhas após sua execução (independente se apresentou sucesso ou falha). Desta forma, a fim de evitar novas importações desnecessárias, deve-se alterar o local dos arquivos desejados manualmente.