1. Apoios

Devem ser pontuados desde que agreguem valor de negócio. Em caso de surgimento de novos apoios, o mesmo entrará na Sprint apenas se for aceito pelo P.O e S.M de acordo com o seu nível de urgência, conforme critérios a seguir:

Apoios internos não agregam valor diretamente a equipe e entrarão quando necessário sem pontuação na Sprint. Assim sendo, todos os apoios realizados para participantes de outras squads ou para atribuições não relacionadas a tarefas da Sprint devem ser avaliados individualmente quanto a viabilidade e retirada de outras tarefas.

Quando houver necessidade de apoios as equipes de segmentos, estes apoios deverão ser sempre pontuados, pois não se tratam de solicitações internas para a execução de uma dada tarefa e sim de algo que gera diretamente valor de negócio para os clientes da equipe T-Talk. 


2. Testes automatizados

A complexidade da codificação dos testes automatizados não deverá ser levada em conta na pontuação da tarefa. Ou seja, se a complexidade do teste automatizado for alta, a pontuação da tarefa não será aumentada. O importante é realizar a entrega dos itens priorizados pelo P.O e que de fato geram valor de negócio. A velocidade da equipe será ajustada, conforme necessidade.


3. Definição das prioridades da Sprint e separação do Backlog

A definição das prioridades da Sprint deve ocorrer um dia antes do planning em reunião a ser realizada pelo S.M e P.O. A separação do backlog deve ser realizada sempre que possível um dia antes da realização do planning e refinada pelo P.O quando houver disponibilidade. O backlog deve ser organizado de acordo com as metas planejadas para serem entregues no período de três meses (release planning). Além disso, as tarefas devem ser distribuídas evitando que participantes fiquem com pouca demanda de tarefas no decorrer da Sprint. De modo a tornar a equipe multidisciplinar, será utilizado o mapeamento de nível de conhecimentos visando que os participantes adquiram por meio de treinamentos conhecimentos nas tecnologias e produtos utilizados. É de responsabilidade do S.M verificar com as demais áreas disponibilidade para treinamentos e capacitações. 


4. Apresentação do teste automatizado na Retrospectiva

Dado as metas anuais de implementação dos testes automatizados, a partir da próxima Sprint Review um dos critérios de aceites utilizados pelo P.O para validação das tarefas será a demonstração dos testes automatizados durante a Sprint Review ou gravação de um vídeo que demonstre o funcionamento dos testes automatizados. Caso por algum problema ou restrição o teste automatizado não seja implementado, o ocorrido deverá ser justificado ao P.O.