CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização

01. VISÃO GERAL

   Os filtros são utilizados para melhorar a visualização dos registros em uma visão ou mesmo trazer aqueles que lhe fazem necessidade.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para criar um filtro na visão dos sistemas clique no botão Filtros | Novo Filtro.

        Acessando Filtros | Novo Filtro você verá todos os filtros disponíveis para uso, bem como sua expressão de filtragem. Esta janela lhe oferece os recursos de Inclusão, Exclusão, Alteração, Renomear filtros e cópia de Filtros. Aqui determinado também qual filtro será usando todas as vezes que você abrir a visão do filtro.

Vejas os operadores disponíveis:

        Para os filtros de data existem datas dinâmicas: Ontem, Hoje, Amanhã, Nesta Semana, Neste Mês e Neste Ano. Essas datas dinâmicas e o calendário podem ser exibidos se o campo for do tipo data e clicando no ícone ...(reticências) do campo Valor. Ainda podem ser feitas manipulações nas datas dinâmicas.

        EXEMPLO: 

Ao utilizar o conectivo "OU" é necessário que a condição esteja entre parênteses "()".
Para utilizar os parênteses basta clicarem em "Novo Grupo" e arrastar adicionar condições dentro.

Parâmetro Para o Filtro


        Para utilizar um parâmetro no filtro selecione um campo da base de dados, o Operador ("=", "LIKE" ou outro) e no campo Valor informe:[Texto a ser exibido na execução do filtro], que funciona como um parâmetro.

Exemplo; 
  Operador: LIKE
  Valor: [Nome do usuario]


Ao executar o filtro, na tela vai aparecer um local para informar o valor do parâmetro.



OUTROS EXEMPLOS: Visão de Clientes/Fornecedores:

Expressão


        O Campo expressão exibe todos os critérios do filtro que está sendo editado ou inserido, bem como a sua montagem e seu agrupamento. Para excluir os critérios do filtro selecione o critério e clique no primeiro X. Para excluir todos de uma vez só, clique no segundo X. Alem disso é possível alternar a ordem dos critérios, clicando nos critérios e clicando nas setas na barra de tarefas da expressão.  No critério do Filtro, você pode definir propriedades para cada item:


ACTION: Defina a Action que será usada para efetuar a busca do registro. 

CAMPO CHAVE: Campo que será usado para preencher o parâmetro do critério.

CAMPO DE PESQUISA: Campo que será exibido no momento da execução do Filtro, para fazer a pesquisa do registro na Action.


OBSERVAÇÕES:

Esses itens são permitidos somente aos usuários que sejam Supervisores ou á usuários que sejam autorizados á Inserir\Editar Filtros Globais no Perfil á que eles pertencem.

EXEMPLO: Acesse a tela de Tabelas Dinâmicas e acesse o Gerenciador de Filtro. Crie um novo Filtro com o seguinte critério: CODCOLIGADA=\[CODCOLIGADA\]. Na coluna Action da expressão clique no botão de reticências. Na tela de Auto Procura preencha os campos da seguinte forma: Action: FinCFOAction

        Após o preenchimento clique em OK na tela de Auto Procura. Clique em OK na tela de criação de filtro. Nomeie o Filtro como "Exemplo de Action". Execute o Filtro criado. Será exibido à tela de Parâmetro do Filtro com o Campo CODCOLIGADA como lookup. Clique nas reticências. Faça a busca por um registro que exista na tabela de Cliente\Fornecedor. Após encontrar o registro dê um duplo clique ou clique em OK. O valor do campo CODCOLIGADA que estiver no registro que foi encontrado da tabela de Cliente\Fornecedor será utilizado para preencher o parâmetro. Clique em OK. Os registros serão filtrados com base na coligada escolhida.

DICA:
O uso do "NOLOCK" nas consultas SQL melhora o desempenho e seu uso é incentivado principalmente nas consultas de tabelas muito grandes. Este recurso é exclusivo para bases SQL Server.

Veja como usar o "NOLOCK" em uma consulta:



Versão: 12.01.XX