Registro Automático de Cotação de Moedas (Banco Central e Siscomex) - módulo Faturamento

Características do Requisito

Linha de Produto:

SARA

Segmento:

Distribuição e Logística

Módulo:

Faturamento

Rotinas:

Cadastro de Moedas

Cotação (Registro de Cotação)

Origem (Configuração da Origem de cotação)

Rel. Cotação Aut. (Configuração das cotações automáticas por Moedas)

Chamado:TQAUE3

País(es):

Brasil

Tabelas utilizadas:

tab_origem_cotacao

rel_cotacao_automatica

tab_cotacao

Sistema(s) operacional(is):

Windows®

Versões/Release:

12.1.13

Implementadas as melhorias permitir efetuar o registro diário das cotações de moedas de forma automática, por intermédio de integração com o sistema do Banco Central e do Siscomex.

Para as cotações do Banco Central a comunicação é realizada via um WebService TOTVS (Mashup), no qual efetua a integração com o banco central por meio de um WebService próprio.

Para as cotações do Siscomex, a integração é realizada pela leitura do arquivo "TABSISCO.MDB" do Siscomex perfil depositário instalado na máquina do usuário. Primeiramente  deverá efetuar a consulta no Siscomex para depois efetuar a importação automática pelo SARA.

Procedimento para Implementação

 Atualização padrão do módulo Faturamento e atualização do banco de dados pelo aplicativo módulo atualizaDB.

Procedimento para Configuração

Para ativar a utilização da cotação automática deverá ser executado os seguintes passos: 

Para configurar as origens das cotações deverá acessar o menu Cadastro/Moedas/Conf.Cotação Aut./Origem.

Existem duas origens para a cotação automática, uma via MASHUP TOTVS com conexão com o banco central e outra com o Siscomex, através da leitura do arquivo tabsisco.mdb do módulo Siscomex perfil depositário. Estes registro são inseridos automaticamente depois de aplicar o atualizaDB na base de dados (publicação da relese).

Para a origem Siscomex, deverá ser configurado o diretório da localização do arquivo "TABSISCO.MDB" local, o nome do arquivo será sempre "TABSISCO.MDB".

No cadastro de moedas, botão Cot. Automática, poderá definir quais as moedas e cotações poderão ser registradas de forma automática, para isso deve-se efetuar os seguintes passos:

  1. Na tela de cadastro de moedas selecionar a moeda.
  2. Acionar o botão Cot. Automática para a parametrização das cotações automáticas.
  3. No formulário de relacionamento, clicar no botão Incluir para que seja informado o tipo de cotação e a origem da cotação. Caso o campo Origem for "MASHUP" (Banco Central),  deverá ser informado o campo Moeda BC com a descrição da moeda registrada no banco central (Ex: DOLAR DOS EUA).

As configurações de cotação automática para as moedas também poderá ser realizado através do menu Cadastro/Moedas/Conf.Cotação Aut./Rel. Cotação Aut.

Para integração com o Banco Central para cotação automática, a unidade deverá possuir conexão com o MASHUP TOTVS.

Antes de criar o usuário, consultar o arquivo SARA.INI para verificar se já não existe um usuário do mashup configurado para o sistema SARA. Dentro do arquivo localizar a chave [TOTVSMASHUP].

Caso o usuário não esteja cadastro e o arquivo SARA.INI configurado, deverá seguir o procedimento abaixo:

  1. Incluir um usuário e senha acessando o sequinte endereço: http:\\mashup.totvs.com.br
  2. Acessar o item TotvsSOA Web Client
  3. Acessar o item "Criar conta do TOTVS mashup".
  4. Informar os dados para a conta (login, senha, Nome Completo, Empresa, E-Mail).
  5. Depois da criação do usuário e senha o arquivo SARA.INI deverá ser configurado conforme chave TOTVSMASHUP descrito acima.

Nota:
O MASHUP TOTVS também é utilizado para a busca de endereço através do CEP no registro de endereços do cadastro de clientes.

A ativação do registro de cotação automática não descarta a possibilidade do usuário efetuar ou editar uma cotação de forma manual.

Procedimento para Utilização

 

Registro de cotações

  1. Acesse o módulo Faturamento Cadastro > Moedas > Cotação.
  2. Serão apresentados os registros com base no dia/mês/ano atual.
  3. Para registrar uma cotação de forma manual, acione o botão Inserir e informe os campos necessários (Tipo de cotação, moeda, data de cotação, e valor).
  4. Para registrar uma cotação de forma automática, acione o botão Outras Ações > Imp. Cotação. A data a ser utilizada para a busca da cotação será os campos dia, mês e ano utilizada no filtro. Caso o dia esteja em branco o sistema irá sugerir a data atual para a busca da cotação. Ao acionar a função, o sistema tentará buscar a cotação de forma automática para as moedas que foram parametrizadas para a busca da cotação automática.