Informações Gerais

O SICRO (Sistema de Custos Referenciais de Obras) é uma ferramenta criada e aperfeiçoada pelo DNIT para manter atualizada a definição de custos (natureza do insumo), apta para estabelecer os melhores parâmetros para referenciar a elaboração dos orçamentos de Projetos Rodoviários e Licitação de Obras. Sendo assim alguns cadastros foram adequados à necessidade das definições da terceira versão do SICRO:


Essas alterações terão impactos diretamente no cadastro de Grupo de Custo, Insumos, Composições e Recursos de Composições.:


Classificações Antigas DNITNovas Classificações
A - EquipamentoA - Equipamento
B - Mão de ObraB - Mão de Obra
E - MaterialC - Material
F - TransporteD - Atividades Auxiliares


E - Tempo Fixo
F - Momento de Transporte
C - Produção por HoraP - Produção por Hora
D - Custo Unitário de Execução ((A+B)/C)U - Custo Unitário de Execução ((A+B)/P)









Todo backup anterior à esta versão sofrerá alterações nas tabelas de Grupos de Custo (MGIS), Insumos (MISM), Composições (MCMP) e Recursos de Composição (MRECCMP), onde os registros que tiverem os respectivos campos definidos como "Material", isto é o código "E", serão alterados para o novo código "C".


          


Ao cadastrar o insumo que tenha o fator de eficiência, é necessário que a unidade do mesmo seja "Percentual (%)", pois o cálculo envolvendo o FIC e FIT deve considerar os insumos que pertencem aos grupos DNIT específicos. O Grupo de Custo no qual o insumo estará associado deve ter o Grupo DNIT definido como "Nenhum" essa consistência será realizada no momento de salvar o cadastro do insumo, no cálculo da composição no qual o insumo está associado como recurso e no cálculo do projeto. Uma mensagem de alerta será exibida, tanto no cadastro quanto no log do cálculo:

Os valores dos Fatores de Eficiência, na composição, podem ser vistos de forma distinta no painel de valores, onde os mesmos são atualizados após o cálculo da composição. O cálculo do FIC e FIT pode ou não considerar o Custo Unitário de Execução que é representado pela letra "U" na tela de edição de composições e considera também, os grupos DNIT que estão associados ao Grupo de Custo do Insumo e que serão utilizados para o cálculo do insumo percentual. São três principais possibilidades de como o cálculo pode ser realizado:

Abaixo um exemplo de como o cálculo é realizado:


Classificações AntigasNovas Classificações
C - Produção por HoraP - Produção por Hora
D - Custo Unitário de Execução ((A+B)/C)U - Custo Unitário de Execução ((A+B)/P)
Custo Direto Total D+E+FCusto Direto Total U+C+D+E+F


Vídeos sobre a funcionalidade: