Índice


Falando de Importar e Exportar Páginas...

Por meio deste recurso é possível exportar uma página ou um conjunto de páginas que podem ser, posteriormente importadas no fluig ou importadas automaticamente de um servidor para o outro. 

Com essa funcionalidade, o fluig possibilita, por exemplo, a estruturação de uma página - com widgets, segurança, layout entre outros - e a realização de testes, verificando as funcionalidades e a navegação em um ambiente fluig de testes. Posteriormente, exportando toda a estrutura do ambiente de testes, é possível replicá-la no ambiente de produção por meio da importação, o que diminui o esforço e, consequentemente, o custo, visto que não será necessário replicar tudo o que foi criado no ambiente de testes manualmente para o ambiente fluig oficial.

Para exportação, são apresentadas somente as páginas editáveis em uma estrutura no formato de árvore na qual elas podem ser assinaladas. Ao assinalar uma página filha, a página pai é automaticamente assinalada também, garantindo assim, que seja mantida a estrutura original na exportação. O mesmo ocorre ao assinalar uma página pai, suas filhas também serão assinaladas automaticamente e exportadas.

Sempre será exportada a última versão da página selecionada.

Para a exportação automática de páginas entre servidores é necessário criar anteriormente uma chave Oauth e um usuário Aplicativo no servidor de destino, para que seja possível realizar o cadastro deste servidor na plataforma. Saiba mais em Servidores.

Ao realizar a importação de uma ou mais páginas, as mesmas são publicadas automaticamente logo após a importação, ou seja, já estarão visíveis aos demais usuários.

A importação e a exportação de páginas estão disponíveis apenas para o usuário administrador do fluig.

Uma página somente pode ser exportada e importada entre ambientes fluig que estejam na mesma versão.



Exportar páginas via download 


01. No menu principal, acionar Painel de Controle.

02. Acionar a guia WCM.

03. Acionar Importar e Exportar Páginas.

04. Na estrutura apresentada, assinalar as páginas que serão exportadas.

São apresentadas apenas as páginas editáveis. Páginas pais e filhas são sempre exportadas juntas para garantir que a estrutura original seja mantida, não é possível exportar apenas uma página pai ou apenas uma página filha.

05. Acionar Exportar páginas.

06. Selecionar Download das páginas/artefatos.

Ao acionar o download é gerado um arquivo compactado contendo os itens solicitados na exportação.


Importar Páginas


01. No menu principal, acionar Painel de Controle.

02. Acionar a guia WCM.

03. Acionar Importar e Exportar Páginas.

04. Acionar Importar.

05. Selecionar o arquivo compactado que contém as páginas a serem importadas.

06. Acionar Confirmar Importação.



Exportar páginas via servidores


01. No menu principal, acionar Painel de Controle.

02. Acionar a guia WCM.

03. Acionar Importar e Exportar Páginas.

04. Na estrutura apresentada, assinalar as páginas que serão exportadas.

São apresentadas apenas as páginas editáveis. Páginas pais e filhas são sempre exportadas juntas para garantir que a estrutura original seja mantida, não é possível exportar apenas uma página pai ou apenas uma página filha.

05. Acionar Exportar páginas.

06. Selecionar Enviar para outro Servidor.

07. Selecionar o Servidor desejado.

Os servidores precisam ser previamentes cadastrados na plataforma para aparecerem na lista. Para saber mais sobre o cadastro de servidores fluig confira a documentação.

08. Acionar Exportar.

Ao acionar a exportação, as páginas selecionadas anteriormente são automaticamente publicadas no servidor de destino.




Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.4. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.