Empresas multinacionais necessitam, muitas vezes, apresentar seus resultados utilizando um calendário diferente do utilizado pelo país em que está situada (exercícios sociais diferentes entre as moedas).

O ambiente Contabilidade Gerencial permite que diferentes calendários possam ser utilizados com diferentes moedas. Dessa forma, os encerramentos em moeda "dólar" (por exemplo), poderão seguir um calendário diferente da moeda "real".

Mesmo que a empresa não utilize esse recurso de múltiplos calendários, para que a utilização correta do ambiente Contabilidade Gerencial seja levada a efeito, é necessário que seja efetuada a ligação de pelo menos um calendário com uma moeda. A partir dessa ligação, pode haver o histórico de todos os calendários e moedas já utilizadas pelo sistema.


Dica:

  • O início das operações do ambiente Contabilidade Gerencial deve contemplar a amarração dos Calendários Contábeis e as Moedas, pois nenhuma operação de contabilização poderá ser efetuada sem essa informação.

  • Para um mesmo calendário, pode haver mais de uma moeda amarrada. Porém, devem ser evitados conflitos entre calendários e moedas, isto é, para uma mesma moeda não deve ser utilizado mais de um calendário com exercício contábil similar.

Exemplo:

CORRETO

Calendário

Exercício

Moeda

001

2002

01

001

2002

02


 ERRADO

Calendário

Exercício

Moeda

001

2002

01

002

2002

01


Nesse caso, há um cruzamento entre calendários e moedas, e o sistema não permitirá a inclusão desta amarração Calendário x Moeda.



Procedimentos

Para incluir uma amarração Moeda x Calendário:

  1. Na janela de manutenção Moeda x Calendário, selecione Incluir.

O sistema apresenta a tela para inclusão.

2. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.

3. Confira os dados e confirme.



Veja também