Liberações / Bloqueios do Pedido de Vendas

Produto:

Microsiga Protheus®

Ambiente:SIGAFAT - Faturamento

Ocorrência:

Fluxo de Liberações / Bloqueios do Pedido de Vendas

Conhecimento

Para emitir um Documento de Saída no módulo Faturamento SIGAFAT é necessária a inclusão de um Pedido de Vendas - Rotina MATA410 e a liberação deste Pedido.

O que determina que um Pedido está apto a Faturar são as liberações do Pedido. Estando com algum bloqueio identifica que o Pedido não está em condições de ser faturado. É necessário primeiramente identificar a causa do bloqueio,sanar a causa e reprocessar a análise para que ocorra a liberação.

O Pedido passa por um fluxo de análises para validação de que está liberado por todos os fatores.


(ideia) IMPORTANTE ESCLARECER


Botão "AUTOMÁTICA" - Indica que o sistema irá avaliar os cadastros/ parâmetros / configurações pré definidas e indicar se o Pedido será Liberado ou, se não estiver em acordo, será mantido Bloqueado.

Botão "MANUAL" ou "LIBERAR" - Desconsidera os cadastros/ parâmetros / configurações pré definidas e Libera o Pedido independente da análise (Veja aqui como Retirar permissões para Liberação Manual).

1ª Análise: Liberação de Regras de Negócio / Verbas de Venda

  • Para submeter o Pedido à análise de Regras de Negócio / Verbas de Venda basta processar o Pedido na rotina MATA440 - Liberação de Pedidos; ou então, inserir conteúdo no campo C6_QTDLIB já na inclusão/alteração do Pedido
  • Esta etapa avalia se o Pedido incluído está de acordo com as Regras de Negócio (FATA100) da Organização (Veja mais sobre Regras de Negócio em: Aplicação de Regra de Negócio / Fluxo conceitual de Regra de Negócio / Forma de pagamento na Regra de Negócio)
  • E caso a análise indique que o Pedido ultrapassou o desconto máximo concedido na Regra de Negócio, é avaliado também se há Verbas de Vendas que compensam a diferença e permitem a liberação
  • Caso o Pedido seja avaliado com Bloqueio de Regras de Negócio (C5_BLQ = 1) / Verbas de Venda (C5_BLQ = 2) é possível realizar a liberação manual na Rotina Liberação de Regras - FATA210
  • Após liberar o Pedido nesta etapa, é criado um registro deste Pedido na Tabela SC9 (Tabela de Liberações do sistema) o que indica que o Pedido está apto a ser analisado por Crédito de Cliente e Saldo de Estoque. O que nos leva à próxima análise.


(ideia) ATENÇÃO - Bloqueio de Crédito ou de Estoque?

    • Na rotina Pedidos de Venda MATA410 não é demonstrado se há bloqueio de Crédito ou Estoque; apenas se há bloqueio de Regras de Negócio / Verbas de Venda. Ou seja, estando o pedido sem tais Bloqueios de Regra ou de Verba, então o Pedido realmente é caracterizado como Liberado (legenda amarela) para esta rotina. Os bloqueios por Crédito ou Estoque na verdade são demonstrados em suas rotinas específicas, como por exemplo: MATA450 - An. Crédito Pedido e MATA455 - Liberação Estoque às quais se baseiam na Tabela SC9 onde estes bloqueios são registrados. Havendo dúvidas em relação à legenda amarela - Liberado porém com bloqueios de Crédito / Estoque consulte a FAQ: Legendas / Status do Pedido de Vendas - MATA410

    • Para verificar se determinado Pedido está liberado ou com algum bloqueio, consulte a Tabela SC9 (Tabela de Liberações do sistema) através da rotina MATA450 ou MATA455 e localize o registro deste item / deste pedido.
      Verifique os campos C9_BLCRED e C9_BLEST . Conforme mostra a FAQ: Bloqueios na Tabela SC9 se houver conteúdo no campo C9_BLCRED indica bloqueio de crédito e se houver conteúdo no campo C9_BLEST indica bloqueio de estoque.
      Avalie a seguir como sanar cada caso.


2ª Análise: Liberação de Crédito de Cliente

  • Para submeter o Pedido à análise de Crédito basta processar o Pedido em uma das rotinas:
    • MATA440 - Liberação de Pedidos de Venda (Essa rotina na realidade visa a primeira análise (acima), porém já aciona automaticamente também, na sequência, as funções de liberação de Crédito quando processada pela opção "Automático")
    • MATA450 - Análise de Crédito por Pedido / MATA450A - Análise de Crédito por Cliente (Veja aqui as diferenças na exibição da Análise de Crédito por Pedido X por Cliente)
    • MATA456 - Liberação de Crédito e Estoque unificada
  • Esta etapa avalia se o Cliente possui Saldo de Crédito Disponível. Veja aqui Como configurar análise automática de crédito ou, se não desejar utilizar Análise de crédito no Protheus, é opcional (neste caso configure MV_BLOQUEI como .F.)
  • Caso o Pedido seja avaliado com Bloqueio de Crédito (C9_BLCRED preenchido) então indica que não há limite de crédito disponível para este Cliente. Para identificar o que o sistema está validando para chegar a essa conclusão, consulte (e ajuste de acordo com sua necessidade) a FAQ: Bloqueio de Crédito
  • Após liberar o Pedido nesta etapa indica que o mesmo está apto a ter os itens analisados por Saldo de Estoque. O que nos leva à próxima análise.

3ª Análise: Liberação de Estoque de Produto

  • Para submeter os itens do Pedido à análise de Estoque basta processar o Pedido em uma das rotinas:
    • MATA440 - Liberação de Pedidos de Venda (Essa rotina na realidade visa a primeira análise (acima), porém já pode acionar automaticamente também, na sequência, as funções de liberação de Crédito e Estoque ao preencher a pergunta "Liberar ? " com a opção "Credito/Estoque" quando processada pela liberação "Automática"
    • MATA455 - Liberação de Estoque
    • MATA456 - Liberação de Crédito e Estoque unificada
  • Esta etapa avalia se os itens inseridos no Pedido de Vendas possuem Saldo de estoque Disponível. Obs: Diferente da Análise de crédito no Protheus, a Análise de Estoque já não é opcional, ou seja, não havendo saldo disponível o item/pedido realmente ficará com bloqueio de Estoque pela análise automática
  • Caso o Pedido seja avaliado com Bloqueio de Estoque (C9_BLEST preenchido) então indica que não há saldo de estoque disponível para estes itens/para este Pedido. Para identificar o que o sistema está validando para chegar a essa conclusão, consulte (e ajuste de acordo com sua necessidade) a FAQ: Bloqueio de Estoque
  • Após liberar o Pedido nesta etapa indica que o mesmo está apto a ser faturado

(ideia) DÚVIDAS FREQUENTES sobre análise de Estoque