Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.

A rotina de Contas a Pagar controla todos os documentos, também chamados por títulos, a serem pagos pela empresa. Estes títulos podem ser Duplicatas, Cheques, Notas Promissórias, Adiantamentos, Pagamentos Antecipados, Notas Fiscais, etc.

A inclusão de um título na carteira a pagar pode ser automática, caso  Compras e/ou de Estoque/Custos estejam integrados ao Financeiro, a partir das notas fiscais de entrada, ou ainda manual, incluindo-se os títulos individualmente, via digitação.

O Faturamento, quando integrado, gera títulos a pagar através da rotina Atualização de Comissão. Estes títulos estarão apresentados pelo padrão COM, e seu prefixo será definido pela configuração do parâmetro MV_3DUPREF.

Os títulos devem ser agrupados por natureza, permitindo assim uma geração de resultados (relatórios), de forma estruturada e organizada, sendo uma poderosa ferramenta gerencial.

Com a opção de desdobramento, na inclusão de contas a pagar, podem ser gerados diversos títulos a partir de um, tendo todos o mesmo valor (parcela), ou o valor dividido pelo número de parcelas (total).

O sistema realiza o acompanhamento do histórico dos Fornecedores, como maior saldo, média e maior atraso, e o controle dos saldos a pagar como valor vencido, a vencer e outros.

Na quitação dos títulos, o sistema oferece facilidades no tratamento da empresa x banco, com pagamentos automáticos e emissão de cheques. A baixa dos títulos a pagar pode ser feita de forma manual ou automática, individual ou por lotes recebidos dos bancos.

Pode-se controlar os títulos que serão considerados ou não para fins de Fluxo de Caixa, de acordo com a preferência do usuário.

Na inclusão do contas a pagar o sistema atualiza o Fluxo de Caixa e efetua os lançamentos contábeis, através da definição dos parâmetros e dos lançamentos padronizados.



Importante:



Importante:

No Pagamento Antecipado (PA), é possível reter o INSS gerando um título do tipo INA para o pagamento do imposto, com o campo Calcula INSS com conteúdo Sim. O pacote completo envolve algumas rotinas:


Se configurada a rotina Schedule e o Adapter EAI, é possível a integração do TIN (TOTVS Incorporações) e Protheus para o envio e o recebimento de arquivos XML, de acordo com o XSD homologado pela Totvs®.  



Outras Ações



Mensagem Única

As rotinas de integração de Contas a Pagar e Contas a Receber contemplam o conceito de InternalId do título e da Natureza Financeira, via mensagem única.


Observação:

InternalId: permite trafegar em um só campo a composição da chave das entidades de cada produto.



Integraçao Gestão de Distribuição x TOTVS GFE

É possível por meio do Contas a Pagar realizar o rateio contábil substituindo o título provisório pelo efetivo Integrando com o TOTVS GFE.

Pré-requisito

Ter cadastrado Fornecedor, Transportador já integrados com o TOTVS GFE.



Integração TFS

É possível realizar a integração das contas do Fornecedor ao preencher os campos Banco For., Agencia For., DV Agência, Conta For. e DV Conta por meio de XML. Para isto é necessário configurar no Adapter E.A.I com a mensagem AccountPaybleDocument.



Veja também

Os relatórios a seguir para consultar os Títulos a Pagar: