O Gatilho permite estabelecer uma atualização dinâmica dos dados através da definição de critérios, isto é, a partir da digitação de um dado é possível atualizar automaticamente outros campos.


Procedimentos

Para definir um gatilho:

  1. Selecione Gatilhos.
    São apresentados alguns gatilhos já cadastrados utilizados pelo próprio Sistema.
  2. Clique em Incluir  e preencha os seguintes campos:

P - Primário para atualizações visuais e externas do mesmo arquivo.

E - Estrangeiro para atualizações de dados em outros arquivos.

X - Posicionamento para posicionar o arquivo mencionado no Alias sem efetuar nenhuma atualização. Utilizado para casos em que o usuário deseja estabelecer um relacionamento entre os arquivos.

Exemplo:

Para definir que o gatilho do campo/sequência L2_PRODUTO/001 será somente executado no módulo SIGALOJA, deve-se informar no campo Condição, a expressão módulo ==12.

Assim, este gatilho somente será executado no módulo, cuja numeração seja igual a 12 (neste caso, SIGALOJA).

 

Help_buttonObservação:

Caso esteja trabalhando com o tipo P e fizer referências a campos do próprio arquivo, estes devem ser precedidos da notação M->, que representa a variável de memória. Exemplo: M->C6_QTDVEN.

Exemplo: Ao criar o campo Saldo (B1_SALDO) no Arquivo de Produtos, pode-se definir um gatilho para atualizar automaticamente este campo, quando houver a inclusão de uma previsão de venda para o produto (C4_PRODUTO). A regra deve determinar que o Saldo do Produto será a soma de sua quantidade atual  e a quantidade da Previsão de Venda.

3. Confira os dados e confirme.