Falando de arquitetura e ambientes...


O Identity é uma aplicação 100% SaaS cujo ambiente de produção está hospedado na nuvem brasileira da AWS (Amazon Web Services), a maior plataforma de computação em nuvem do mundo. O serviço de hospedagem segue as principais certificações de segurança, como PCI-DSS, HIPAA/HITECH, FedRAMP, GDPR, FIPS 140-2 e NIST 800-171, o que nos ajuda a atender aos requisitos de conformidade em todo o mundo.

Esta estrutura garante vários benefícios tanto para a aplicação quanto para o cliente, entre eles:

O Identity ainda possui uma série de medidas planejadas para reduzir o impacto de uma indisponibilidade na operação dos clientes.

Essas ações também ajudam a preservar a segurança e a disponibilidade do serviço durante os procedimentos de atualização da aplicação.

Tratativas de segurança

Além dos itens mencionados acima, o Identity conta com as seguintes ferramentas de segurança:

Tecnologia Docker com orquestração Kubernetes

Os serviços do Identity utilizam a tecnologia de contêineres Docker e são controlados pela ferramenta de orquestração Kubernetes. A estrutura em contêineres é mais eficiente que o modelo de máquinas virtuais (VMs) usado anteriormente, pois os serviços do Identity podem assim compartilhar recursos como o sistema operacional e bibliotecas, aproveitando de forma mais eficaz o hardware dos servidores.

Outra vantagem é a portabilidade proporcionada pelo isolamento dos serviços em contêineres, um formato leve, autossuficiente e que pode ser executado em uma grande variedade de ambientes. Além disso, a inicialização mais rápida de um contêiner, comparada às VMs, aumenta significativamente a resiliência da aplicação.

Requisitos para integrações

A partir da atualização da arquitetura para o Docker, todas as integrações devem utilizar o protocolo TLS 1.2. Outro requisito é a extensão SNI (Server Name Indication), que deve ser implementada pelas aplicações que desejam se comunicar com o Identity.

A não implementação dos requisitos de segurança (TLS 1.2 e SNI) resulta no bloqueio da conexão, impedindo a integração das aplicações ao Identity para fins de autenticação, acesso, provisionamento, entre outros.

Requisitos para aplicativos customizados

Para que a integração entre aplicativos customizados e o Identity em arquitetura Docker continuem funcionando, são necessárias algumas alterações:

Das duas alterações a que causa o maior impacto é a ativação de SNI, visto que a JDK 7 possui bugs no tratamento de SNI, que devem ser contornados. 



<!-- Hotjar Tracking Code for http://tdn.totvs.com/display/fb -->
<script>
    (function(h,o,t,j,a,r){
        h.hj=h.hj||function(){(h.hj.q=h.hj.q||[]).push(arguments)};
        h._hjSettings={hjid:1280165,hjsv:6};
        a=o.getElementsByTagName('head')[0];
        r=o.createElement('script');r.async=1;
        r.src=t+h._hjSettings.hjid+j+h._hjSettings.hjsv;
        a.appendChild(r);
    })(window,document,'https://static.hotjar.com/c/hotjar-','.js?sv=');
</script>