Índice

 

Integração com o Active Directory

O fluig Identity permite três formas de integração com o Active Directory (AD):

  1. Integração para sincronização de usuários e acesso com credenciais do AD, via SmartSync.
  2. Integração para Single Sign On, via Desktop SSO.
  3. Integração para provisionamento e revogação de acessos no AD, feito via administração no fluig Identity.

Nos dois primeiros casos, utilizamos componentes de apoio, que viabilizam essa integração. O SmartSync é um componente desktop construído em .NET onde configura-se a conexão entre o fluig Identity e os domínios do Active Directory com o qual deseja-se realizar a integração. Nesta configuração, devem ser informados os dados de conexão:

Por conta destes detalhes, é fundamental que o cliente destaque um colaborador com conhecimento da infraestrutura do Active Directory da empresa para providenciar estas informações.

No caso do Desktop SSO, trata-se de um script, que deve ser instalado no IIS e exposto de forma que o fluig Identity possa acessá-lo.

Este script será responsável por viabilizar o Single Sign On (SSO) para o fluig Identity. Desde que o usuário tenha entrado com suas credenciais de rede, no login do Windows, quando ele tentar acessar o fluig Identity, ou qualquer aplicação que esteja integrada com o fluig Identity, nenhum usuário e senha será requisitado para o usuário.

 

Arquitetura

A integração entre o fluig Identity e o Active Directory deve ser configurada, iniciando pela importação de usuários do AD.

O fluig Identity possui um componente chamado SmartSync, cujas responsabilidades consistem em:

Como pode ser visto no diagrama abaixo, o SmartSync funciona como um agente entre o fluig Identity e o Active Directory do cliente.

As contas do AD serão sempre sincronizada, desde que este agente esteja online. É importante que o SmartSync esteja sempre disponível para que ele possa prover os serviços de sincronização e autenticação com credenciais AD.

No caso deste componente estar offline, usuários do fluig Identity possuem uma contingência para continuar com acesso aos seus softwares, que consiste em utilizar uma credencial própria que é informada no momento da ativação do usuário.

Abaixo relacionamos exemplos de alguns dos cenários possíveis:


  • Um servidor com SmartSync instalado, provendo sincronização e autenticação com credenciais AD.
  • Este cenário contempla a integração entre fluig Identity e Active Directory, abrangendo a sincronização de usuários e autenticação utilizando credenciais do AD.
  • Não inclui alta disponibilidade.

Cenários simples, sem SSO e alta disponibilidade.

 


  • Dois servidores, cada um com o SmartSync instalado, contemplando alta disponibilidade para sincronização e autenticação com credenciais AD
  • Neste cenário, temos dois servidores atendendo a sincronização de usuários e a autenticação com credenciais AD.

  • Se um dos dois servidores ficar offline, o outro servidor continua sustentando a sincronização e autenticação dos usuários.

  • Não há necessidade de Load Balancer porque o SmartSync possui um comportamento ativo, consumindo uma fila de requisições disponibilizadas pelo fluig Identity.

  • Single Sign On não está disponível neste cenário.

Cenário contemplando alta disponibilidade de sincronização e autenticação com credencial AD, sem contemplar Single Sign On.



  • Um servidor com SmartSync e Desktop SSO instalados, provendo sincronização de usuários e Single Sign On para o fluig Identity, utilizando credenciais AD informadas no login do Windows.
  • Neste cenário temos o SmartSync fornecendo sincronização de usuários e o Desktop SSO fornecendo Single Sign On. Desde que o usuário tenha informado suas credenciais corretamente na tela de login do Windows, ele poderá acessar o fluig Identity sem entrar com credenciais novamente.

  • Este cenário não contempla alta disponibilidade. Se o Desktop SSO estiver offline, o usuário poderá autenticar no fluig Identity com suas credenciais do AD.

  • Se o SmartSync estiver offline, o usuário poderá acessar o fluig Identity utilizando credenciais que ele informou na ativação da conta. Trata-se de uma credencial de contingência.

Cenário onde temos sincronização de usuários e Single Sign On para acesso ao fluig Identity, sem alta disponibilidade

 


  • Três servidores, onde dois possuem Smartsync e Desktop SSO instalados, contemplando um ambiente de alta disponibilidade e o terceiro servidor agindo como Load Balancer.
  • Neste cenário temos o SmartSync fornecendo sincronização de usuários e o Desktop SSO fornecendo Single Sign On. Desde que o usuário tenha informado suas credenciais corretamente na tela de login do Windows, ele poderá acessar o fluig Identity sem entrar com credenciais novamente.
  • Este cenário contempla alta disponibilidade. Se um Desktop SSO estiver offline, o Load Balancer se encarrega de direcionar a requisição para o servidor que está online.
  • Se um SmartSync estiver offline, a outra instalação continua provendo o serviço de sincronização de usuários.

 

Cenário onde temos sincronização de usuários e Single Sign On, com alta disponibilidade

 

 

Pré-requisitos

Consideramos que o ideal é providenciar um ambiente de alta disponibilidade, com 2 máquinas dedicadas para o SmartSync e Desktop SSO e uma terceira máquina, utilizada para balanceamento de carga no caso do Desktop SSO.

Opcionalmente, o cliente pode optar por utilizar apenas uma máquina, onde ficará instalado o SmartSync e o Desktop SSO, eliminando a máquina de redundância e o Load Balancer.

Consulte na Matriz de Portabilidade - fluig Identity os requisitos de hardware e software necessários para manter o serviço de sincronização de usuários com o AD, autenticação com credenciais do AD e Single Sign On.

Este servidor, ou servidores caso se opte por alta disponibilidade, devem atender mais alguns requisitos:

 

Caso possua o Active Directory integrado diretamente com o fluig, ou seja, sem o intermédio do fluig Identity, desative essa configuração antes de configurar o AD no Identity.

Se isso não for feito poderão ocorrer conflitos de acesso e erros de usuário inválido em tela durante o uso do fluig.