Sistemas Envolvidos

 

Integração

Melhoria na integração dos sistemas TOTVS Educacional, por meio da mensagem única.

 

Definição de Mensagem Única – TotvsMessage 

 

Com o objetivo de padronizar as integrações com os produtos foi definida a utilização da diretriz para os projetos de integração, de que todos os produtos devem trabalhar com a mensagem XML única, evitando desta forma, o processo de transformação de mensagens. Neste cenário, temos o seguinte quadro:

 

 

 

 

Qualquer dos produtos são executados com o mesmo XML para uma mesma entidade, ou seja, caso um arquivo  XML corresponde a mensagem de clientes pode ser enviado para qualquer um dos produtos que suporte o recebimento desta entidade, como no diagrama abaixo:

 

 

 

A mensagem única torna uniforme a execução destes arquivos XML pelos aplicativos, principalmente para a capacidade de rastreamento.

Todos os processos devem respeitar o fluxo normal de troca de mensagens no padrão de Mensagem Única TOTVS. Este fluxo pode ocorrer nos seguintes sentidos: 

Para mais informações sobre o fluxo dos dados internos ao TBC, vide documentação:

TOTVS Business Connect: http://tdn.totvs.com.br/display/public/rm/TBC

 

Assim como definido no protocolo de comunicação de mensagens únicas, a comunicação pode ser efetuada de duas formas: 

Ao término do processamento da mensagem por parte do sistema de destino, este envia outra mensagem de retorno ao sistema de origem com status do processamento. Lembrando que as mensagens assíncronas podem ser processadas (status pendente) ou reprocessadas (status erro) manualmente por meio do monitor da fila de integração.

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização


Atenção: Para instalar qualquer módulo da linha RM, é necessário instalar da Biblioteca RM o pacote que contém a maioria dos arquivos necessários para o funcionamento de todos os módulos, inclusive do TBC.

(Mais detalhes no anexo: COMO FAZER - TBC - Instalar BibliotecaRM.pdf.

 

Para que a integração possa funcionar, deve-se verificar se a tag DefaultDB, que informa o Alias que será utilizado para acesso a base de dados, existe no arquivo de configuração do Host (RM.Host.Service.exe.config ou RM.Host.exe.config): 

<add key=”DefaultDB” value=”<ALIAS_DO_BANCO_RM>


em que a variável <ALIAS_DO_BANCO_RM> será o nome do alias cadastrado para acesso ao banco de dados.

Exemplo:

 

 

 

Importante

Para o funcionamento da integração, somente um servidor (Host), deve estar configurado para ler a fila de mensagens únicas. Esse requisito deve ser atendido para que as mensagens do tipo assíncronas possam ser processadas em sequência

 

 

Para verificar se o webservice está funcionando, abra o endereço abaixo no navegador:

                               Endereço: http://localhost:8051/wspageindex/

 

 

 

 

 

A porta 8051 é padrão no sistema e caso seja alterada na tag HttpPort no arquivo de configuração do Host, precisa ser alterada no link acima.

Caso o serviço do Host (RM.Host.Service.exe ou RM.Host.exe) não esteja rodando e/ou a porta não esteja correta, a mensagem abaixo poderá ser exibida:

 

 

Liberação de acesso a porta do Host Service

 

Se o Host utilizado for o RM.Host.Service.exe será necessário a execução do comando, abaixo, para liberação da porta configurada na tag “HttpPort”, via prompt de comando: 

netsh http add urlacl url=http://+:8051/ user=NetworkService 

netsh http delete urlacl url=http://+:8051/ 

netsh http show urlacl

 Caso contrário, a mesma página de erro, acima, será exibida.

                                                                                                        

Uma segunda opção, como alternativa, de configuração, para utilização do EAI é o conjunto de ferramentas denominada TBC – TOTVS Business Connect, que possui esse mesmo webservice em seu instalador e necessita de uma configuração no IIS do Windows.