¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Release Notes en Español.

Do you speak English? Click here to view the Release Notes in English.

Confira abaixo as novidades na atualização 1.6.2 do fluig:






Confira no fluig Academy todas as novidades da release 1.6.2: clique aqui, inscreva-se e assista!



Integração

Datasets Integrados

Sabemos que a unificação de informações entre sistemas é primordial para qualquer empresa que esteja em busca da transformação digital. Sabendo desta necessidade, trazemos nesta atualização os novos Datasets Integrados, que permitem criar consultas de informações de outros sistemas dentro do fluig em apenas alguns cliques. Basta apenas conhecer o serviço (Soap) e o método que contém as informações que você precisa. Chega de longas e intermináveis horas de codificação! Utilize os Datasets integrados para viabilizar e acelerar projetos e canalize seu tempo e energia naquilo que realmente faz a diferença!



Preview de Datasets

Agora você terá acesso ao preview de resultados dos Datasets direto na página de gestão de Datasets. Desta forma você poderá visualizar as informações e o desempenho de seus Datasets antes mesmo do "go live" de seus projetos, oferecendo para seus usuários a experiência que eles merecem!



Consulta a Datasets mais completa

O recurso de Datasets foi reformulado e veio com tudo. Ele conta agora com muito mais opções para tornar o controle de Datasets mais rápido e fácil. Além de poder criar novos Datasets de integração sem codificação com o Dataset integrado, a nova consulta permite utilizar filtros para a gestão facilitada de Datasets Nativos, Codificados ou Gerados, permitindo assim uma gestão mais arrojada e assertiva. Tudo isso, para tornar a sua experiência com Datasets muito mais fluida e ágil, em poucos cliques!

Confira com mais detalhes, na nossa documentação de Datasets disponível através do Help Online  e também em nossa página de Documentação Técnica de Desenvolvimento de Datasets.

 


BPM

Widget de Processos e tarefas

O widget de gráficos de processos evoluiu e está cheio de novidades! Renomeado para 'Widget de Processos e tarefas', conta agora com a criação de dashboards de gestão que irão controlar os prazos dos processos e das tarefas. A criação dos dashboards vem trazer praticidade, permitindo criar dashboards versáteis e que possibilitem aplicar melhoria contínua em seu negócio. Com mais de 1000 combinações possíveis ou com o uso de modelos pré-definidos você poderá criar Dashboards para monitorar os status das atividades ou solicitações, a carga de solicitações dentro da sua organização ou montar calendários com listagem de tarefas próximas do vencimento.
E tem mais! O novo widget permite listagem de solicitações de acordo com a fatia ou barra do gráfico, listando assim as solicitações correspondentes à seção selecionada. Este recurso, permite que o widget funcione como alternativa para a fácil implementação e criação de relatórios de gestão, auxiliando automaticamente a tomada de decisão.



Approval - Novo aplicativo do fluig BPM está quase saindo do forno!

Temos uma novidade para nossos clientes que possuem o fluig como aliado nas aprovações de diversos processos. Após realizarmos uma série de pesquisas com nossos clientes, o Approval será nosso novo aplicativo do BPM para tomada de decisões que irá revolucionar seus processo no fluig. Enquanto finalizamos esse novo aplicativo a modelagem dos processos já pode ser feita utilizando o recurso Mobile, e o melhor, não precisa criar uma nova versão de seu processo. Para criar sua interação de aprovação no aplicativo Approval, acesse a configuração de processos pelo seu navegador e na atividade de aprovação desejada acesse a nova aba Mobile. Ao serem disponibilizados no Google Play e na AppStore, os processos previamente configurados já estarão prontos para serem utilizados pelos seus usuários chave de processo garantindo mais agilidade e simplicidade na aprovação!

Confira mais detalhes em approval.fluig.com e também através do nosso Help online: Configurar atividades e fluxos.

Na nova aba "Mobile", nos dados da atividade de um processo, você terá um preview do aplicativo Approval. Para configurar o processo, basta acionar 'Configurar agora' ou então acione 'Ir para o site' e será redirecionado para o site do Approval para conferir todos os detalhes do aplicativo BPM.

Na aba Mobile, poderá ser criado e editado o processo que será visualizado e administrado, posteriormente, via aplicativo.


Configurando as notificações do novo aplicativo

O Approval possui notificações instantâneas - "push" - para você não perder ou atrasar nenhuma atividade! E, claro: você pode habilitar ou desabilitar os itens que serão notificados, conforme a necessidade. A configuração poderá ser efetuada através do recurso Notificações, no guia Notificações do Painel de controle ou diretamente pelo guia de Notificações, na página inicial.

Confira mais detalhes através das documentações de Notificações e Configuração de notificações disponíveis através do Help online.


Multi-localidade e fuso horário nos prazos de atividades

Sabemos que sua empresa está crescendo e atingindo novos países e regiões, e com isso um só fuso-horário ficou pouco para você, não é verdade? Apresentamos um novo recurso Locais, para ajudar o seu crescimento. Agora prazos de atividades estarão ligados ao expediente no seu fuso horário, não mais o horário que o servidor do fluig está. Cada local poderá incluir feriados regionais, permitindo que seu feriado não seja confundido por um prazo calculado para outro local. Ao consultar os processos, nos horários das movimentações dos processos, será mostrado o horário do seu local e não mais o horário do servidor.

Para criar novos locais acesse como administrador o painel de controle a opção "Locais". Crie quantos locais forem necessários e que possuam feriados e fuso-horário diferentes, incluindo regiões que não possuem horário de verão.


Por exemplo, você pode possuir:


Assim, os prazos desses dois escritórios terão feriados locais, como em 08/12/2017 que possui um feriado municipal apenas em Salvador, ou 20/11/2017 que possui um feriado em São Paulo. Basta definir essas datas como feriado e atribuir a essas localidades. Também em outubro com o início do horário de verão, os prazos serão respeitados com a mudança de fuso em São Paulo mas não em Salvador.
Para tornar mais simples de localizar o fuso do seu local, utilize o mapa interativo! Ao selecionar um local automaticamente, buscamos o fuso para você. Pode ser em Rio Branco no Acre, ou na Transilvânia na Romênia.
Por fim, não esqueça de atribuir quem está em cada Local, que pode ser via grupo de usuários ou individualmente por usuário. Simples assim!

Para mais informações, acesse nossas documentações de Locais e Feriados disponíveis no Help online.


Cara nova para a página de movimentação de solicitações

Atendendo a pedidos, remodelamos a página de confirmação de movimentação de solicitações para ser mais interativa e objetiva. Após iniciar, alterar e salvar uma solicitação os possíveis próximos passos por meio do caminho O que você deseja fazer? onde o usuário poderá escolher entre as opções abaixo que variam conforme a ação realizada:

Além disso, deixamos mais claro como consultar a solicitação que o usuário acabou de movimentar. Tornando tudo mais simples e objetivo para você!

Para mais detalhes, acesse as documentações de Iniciar solicitação e Tarefas a concluir disponíveis no Help online.


Mais facilidade ao definir prazo para as atividades de uma solicitação

Nosso maior desejo são que seus processos sejam criados cada vez mais rápidos e seguros. Agora, processos que possuem prazos em atividades se tornarão muito mais fácil e fluídos. O "Prazo de conclusão" além de permitir um valor fixo, agora conta com a nova opção "Por campo de formulário". Para isso, basta configurar, na modelagem do processo, um campo do formulário do formato data que irá definir o prazo da tarefa. Isso sem precisar escrever nenhuma linha de código, permitindo mais rapidez na criação de seus processos. Conheça!

Para mais detalhes, consulte a nossa documentação sobre como Configurar atividades e fluxos disponível no Help online.


Visualize os anexos da solicitação iniciada antes de movimentá-la

Agora é possível visualizar os anexos no momento da abertura da solicitação através da opção de Download. Sendo possível conferir seus anexos antes de prosseguir com o fluxo. Basta clicar sobre o anexo e o download do arquivo é salvo no seu desktop. Esta alternativa traz mais praticidade para o seu dia a dia!

Confira mais informações, acessando nossa documentação de Iniciar solicitação disponível no Help online.



Nova cor de destaque para a atividade ativa

Se você também encontrava dificuldade em identificar a cor da atividade ativa no processo, a partir de agora será muito mais fácil e imediato de identificá-la. A nova cor da atividade será destacada em laranja , evidenciando assim a atividade com cor diferenciada de uma atividade intermediária, por exemplo, que possui a cor amarela. Uma formato visual muito mais simples e legível de manusear as atividades no seu dia a dia!



Seleção de múltiplos registros desabilitada

Nas páginas Locais e Filtros de processos, ao selecionar vários registros de uma só vez usando o Ctrl e acionar o botão Editar, uma mensagem será exibida informando que a múltipla seleção não esta habilitada. Fique ligado!



LMS

Acesse suas tarefas de aprendizado com um só clique!

Pensando em deixar seu dia a dia ainda mais ágil e mais fluído, movemos as tarefas de aprendizado – que antes ficavam na Central de Tarefas da plataforma – para dentro dos recursos de aprendizado. Agora, com apenas um clique você visualiza todas as suas pendências: basta posicionar o mouse sobre Aprendizado e clicar em Tarefas de aprendizado. Muito mais rápido encontra-las, não é mesmo?

As tarefas que estavam pendentes para você serão transferidas automaticamente para o novo local no momento em que a atualização 1.6.2 for aplicada em sua plataforma.

A aba Atividades de aprendizado – que existia na Central de Tarefas – não será mais exibida após a aplicação da atualização 1.6.2, pois as tarefas de aprendizado serão exibidas apenas no novo local.


 







Administração de aprendizado centralizada

O que você acha de encontrar todos os recursos de administração em um só lugar? Bem mais prático e rápido, né? Pois é isso mesmo que a gente fez: juntamos todos os recursos de administração de aprendizado em um único local. Eles foram movidos da aba Aprendizado – do Painel de Controle da plataforma – para: AprendizadoAdministração. Tudo isso para facilitar suas atividades e agilizar seu dia a dia. Confira!

Se você utiliza o recurso Elucidat, será necessário atualizar o seu artefato. Para isso, basta seguir as orientações abaixo:

  1. Depois de aplicar a atualização 1.6.2 em sua plataforma, desative os dois componentes do Elucidat (códigos: elucidatconfiguration e elucidat) na Central de Componentes, localizada na aba WCM do Painel de Controle;
  2. Baixe o artefato dos componentes atualizados na fluig Store;
  3. Aplique o artefato baixado na Central de Componentes;
  4. Ative os dois componentes do Elucidat (códigos: elucidatconfiguration e elucidat).

Pronto! Seu recurso Elucidat está atualizado e pronto para uso novamente.

A aba Aprendizado – que existia no Painel de Controle – não será mais exibida após a aplicação da atualização 1.6.2, pois todos os recursos pertencentes a ela foram movidos para o novo local.


 










Catálogo de disciplinas e turmas com cadastros remodelados!

Seguindo com nosso plano de deixar o LMS cada vez mais bonito, intuitivo e prático, queremos apresentar a remodelagem dos cadastros do catálogo de disciplinas e turmas. Eles passaram por modificações visuais e de usabilidade para tornar mais fácil, rápida e agradável a utilização pelo responsável por criar e gerenciar as pastas, disciplinas, turmas, tópicos, itens de tópico e demais recursos relacionados ao Catálogo de disciplinas. Dê uma olhada!

Para saber mais sobre os cadastros de disciplinas e turmas, acesse Pasta, Disciplina, Turma, Turma modelo, Tópico e Itens de tópico dos tipos URL, Treinamento/trilha, Conteúdo, Avaliação, Atividade extraclasse e Avulso.
































Defina um tema para suas trilhas e treinamentos

Agora ao incluir uma trilha ou um treinamento você pode atribuir um tema a eles, ou seja, uma área do conhecimento ou um assunto ao qual eles estão relacionados, a título de organização e classificação desses itens. Em futuras atualizações, este campo será utilizado, por exemplo, para facilitar a pesquisa de trilhas e treinamentos que abordam assuntos similares ou para que um aluno possa categorizar os treinamentos nos quais está matriculado.

Crie nomes de temas padronizados para facilitar a busca e organização futuramente. Por exemplo, ao invés de criar os temas "Recursos Humanos" e "RH", utilize apenas um destes termos.








Conheça a nova página de conteúdos

Criar um conteúdo agora está mais prático e intuitivo. Repaginamos o recurso para facilitar a visualização, o cadastro e as ações sobre conteúdos. Veja como ficou bacana!

Você pode importar conteúdos SCORM criados na ferramenta Elucidat no recurso Conteúdos. Legal né?










Onde está o material de apoio?

Se você fazia essa pergunta com frequência e achava difícil encontrar o material de apoio disponível para a execução das atividades extraclasse de turmas, pode comemorar! Agora está mais fácil do que nunca identificar o material de apoio de suas atividades, pois destacamos ele para ser tornar mais perceptível e facilitar a visualização e o download.

Conheça o passo a passo para obter o material de apoio de uma atividade extraclasse e para entregar a atividade ao professor.




Social

Praticidade. Produtividade. Comunicação. Conheça o novo fluig Messaging.

Você pediu e nós atendemos! O aplicativo desktop do fluig Messaging chegou para simplificar a comunicação interna, promover a colaboração entre equipes e aumentar a produtividade do seu negócio, tudo isso com muita segurança. 

Disponível para as principais plataformas (Windows, Mac e Linux), o aplicativo fluig Messaging oferece todos os recursos da versão Web, como envio de imagens, documentos, conversas em grupo, emoji e notificações aliados à praticidade do acesso direto pela sua área de trabalho.




Saiba como obter essa novidade acessando a documentação do fluig Messaging Desktop.



Messaging + WebEx Meeting Center = Reuniões online com chamadas por vídeo

Para tornar a experiência do fluig Messaging ainda mais completa, clientes que possuem contas no serviço de reuniões online Cisco WebEx Meeting Center agora podem integrá-lo à plataforma.

Essa parceria torna possível iniciar ou participar de chamadas em vídeo do Meeting Center diretamente de uma conversa do Messaging. É muito mais agilidade e simplicidade na comunicação entre os colaboradores da sua empresa!

Os usuários devem possuir contas na plataforma e no WebEx Meeting Center para que este recurso seja habilitado.


Portais

Uma nova forma de apresentar a imagem de topo das suas páginas

A partir de agora, além de escolher uma imagem personalizada para deixar o topo das páginas com a cara do seu negócio, você poderá definir de que forma a imagem deve preencher o espaço disponível. Por padrão, a imagem será repetida até ocupar todo o topo da página, mas caso prefira, o administrador pode optar que ela seja ampliada para preencher toda a área.



Cadê o Enviar comentário?

A opção Enviar comentário que era exibida apenas aos administradores no rodapé das páginas da plataforma, será desativada a partir desta atualização. Essa alteração, além de ter sido requisitada por muitos clientes, ajudará a tornar o carregamento das páginas mais rápido.

Mas você ainda pode (e deve!) continuar compartilhando suas experiências, críticas e sugestões com a gente através do Portal do cliente, da comunidade @fluig e pelo fluig Fórum. Queremos continuar tornando o fluig uma ferramenta mais completa e essencial para o seu negócio.


ECM

“Novo” menu na Navegação de Documentos: clicou, criou

No fluig temos uma grande variedade de ações que você pode fazer na Navegação de Documentos e para melhorar seu dia a dia organizamos as ações disponíveis. Agrupamos todas ações de criação no botão Novo! Agora ficou muito mais fácil criar pastas ou documentos: basta clicar em “Novo” e todas as opções disponíveis (conforme a segurança definida) estarão disponíveis em um clique! Bacana, não é?

Precisa criar um Novo documento, um Novo relatório ou um Novo formulário? Basta clicar em novo para ver todas essas opções. Veja todas como ficou fácil criar conteúdo com esse novo menu:



Na pasta raiz, você encontrará os seguintes recursos:

  • Pasta
  • Pasta avançada
  • Formulário



Ao navegar por uma pasta, você verá os seguintes recursos no botão Novo:

  • Pasta
  • Pasta avançada
  • Documento externo
  • Publicação múltipla
  • Artigo
  • Relatório
  • Aplicativo
  • Formulário



Também é possível acessar o botão Novo à partir de uma pasta com formulários e você encontrará:

  • Registro de formulário
  • Formulário



O botão Mais continuará lá e inclui outras ações não tão populares mas que tornam o fluig ECM tão completo quanto você precisa.


Na pasta raiz, os recursos disponíveis são:

  • Lista mestra
  • Área de transferência
  • Mostrar prioridade


Já na navegação dentro de pastas os recursos disponíveis para você serão:

  • Remover
  • Imprimir cópia controlada
  • Download
  • Alteração em bloco
  • Filtrar
  • Lista mestra
  • Área de transferencia
  • Mostrar prioridade


Dessa forma conseguimos uma ordenação mais clara quanto aos recursos da navegação de documentos. Atualize sua plataforma e começe agora mesmo a usar esta novidade para facilitar o seu dia! ☺


Flexibilidade na exibição de colunas no campo "Pesquisa"

O campo "Pesquisa" (também conhecido como "Zoom") está ainda mais flexível! Se você possui um formulário que possui um campo Zoom com muitas colunas, esta novidade é para você! Agora é possível selecionar quais colunas serão exibidas ao preencher um formulário. Assim, fica mais fácil aplicar filtros e localizar o registro necessário.


Arquitetura

Novas APIs para monitoramento de serviços fluig

Agora é possível acessar os monitores de serviços usando duas novas APIs. Buscando sempre a confidencialidade e disponibilidade de informações os administradores poderão acessar sempre que necessário os serviços monitorados não sendo necessário realizar a instalação deste recurso. Basta apenas acessar a área administrativa e alterar a URL informado a API.

Acesse Monitoramento de Serviços fluig e confira o detalhamento dos serviços monitorados em cada API.


Confira as novidades nas integrações via API

Obrigado pelas sugestões sobre como criar novas integrações na plataforma. Sabemos como elas são importantes para você tornar fluida a experiência de seus usuário. Nessa nova atualização do fluig incluímos duas novas formas de autenticação:  


Se você utiliza o fluig Analytics, temos um recado importante!

Para ajudar na identificação de problemas e sermos mais ágeis no atendimento, enviamos novos dados de seu ambiente para o serviço do fluig Analytics. Tudo continua funcionando como sempre, entretanto a partir de 31/03/2018 não serão mais aceitos envios para o fluig Analytics com o formato anterior. Garanta que exista uma agenda de atualização da plataforma até essa data para uma atualização 1.6.1 ou superior para que tudo continue fluindo bem.


Novidades em Documentação


Correções

LMS


ECM




WCM


Social


BPM



Arquitetura