Objetivo

Emitir carta de correção ao fornecedor quando forem detectadas divergências fiscais (impostos, total mercadorias, classificação fiscal, razão social, endereço, etc.) na nota fiscal.

Considerações Gerais

A geração da pendência e a emissão da carta de correção somente serão possíveis dentro do prazo legal a partir da data da entrada da nota fiscal até a data atual. Este prazo está selecionado no SUP8360 (Parâmetros).

Não serão permitidas exclusões de notas fiscais no SUP3760 (Entrada Notas Fiscais) nem exclusão da contagem do material no SUP0530 (Informa Contagem) para notas fiscais integradas no Contas a Pagar, Contabilidade ou com existência de carta de correção a ela relacionada. Deverão primeiramente serem desfeitas as integrações:

São tratadas as seguintes irregularidades nas análises efetuadas no momento da consistência da nota fiscal:

A classificação fiscal digitada para o item da nota fiscal, difere da classificação fiscal constante no cadastro de itens da empresa, conforme o SUP3220 (Cadastros e Tabelas - Cadastro Itens - Controles Suprimentos - Informações Fiscais).

Mercadoria adquirida para comércio/indústria

O objetivo da entrada é igual a "1" ou "2" (CFOP). Verificar no SUP0650 (Obrigações Fiscais - Registro Entradas - Tabelas Auxiliares - Alíquota ICMS) se o valor do IPI está incluso na base de cálculo do ICMS.

O objetivo da entrada é igual a "4" (CFOP). Verificar no SUP0650 (Obrigações Fiscais - Registro Entradas - Tabelas Auxiliares - Alíquota ICMS) se o valor do IPI não está incluso na base de cálculo do ICMS.

A alíquota do IPI digitada para o item da nota fiscal, difere da alíquota do IPI constante no cadastro de itens da empresa ou na ordem de compra, uma vez que esta informação pode ser transmitida para uma ordem de compra específica.

O valor do IPI calculado para o item da nota fiscal, utilizando a alíquota do cadastro de itens e ordem de compra, não confere com o valor do IPI destacado para o item na nota fiscal.

O valor do IPI calculado para a nota fiscal, utilizando a alíquota do cadastro de itens e ordem de compra para cada um dos itens da nota fiscal, não confere com o valor do IPI destacado no total da nota fiscal. Quando o valor do IPI calculado for maior do que o valor do IPI destacado no total da nota fiscal, será gerada a seguinte irregularidade, "Nota Fiscal complementar de IPI", informando o valor da diferença calculada.

A alíquota do ICMS obtida da tabela de ICMS, conforme SUP0650 (Obrigações Fiscais - Registro Entradas - Tabelas Auxiliares - Alíquota ICMS) para a Unidade da Federação de origem da mercadoria associada com o grupo de despesa do item, difere da alíquota do ICMS informada para o item da nota fiscal.

O valor do ICMS, calculado para o item da nota fiscal utilizando a alíquota do ICMS obtida do SUP0650 (Obrigações Fiscais - Registro Entradas - Tabelas Auxiliares - Alíquota ICMS) para a Unidade da Federação de origem da mercadoria associada com o grupo de despesa do item, difere do valor do ICMS calculado com a alíquota informada para o item da nota fiscal.

O valor do ICMS calculado para a nota fiscal, utilizando a alíquota do ICMS obtida do SUP0650 (Obrigações Fiscais - Registro Entradas - Tabelas Auxiliares - Alíquota ICMS) para a Unidade da Federação de origem da mercadoria associada com o grupo de despesa do item, não confere com o valor do ICMS destacado no total da nota fiscal. Quando o valor do ICMS for maior que o valor destacado no total da nota fiscal, será gerada a seguinte irregularidade "Nota Fiscal complementar de ICMS", informando o valor da diferença calculada.

O resultado da multiplicação da quantidade do item pelo preço unitário difere do valor informado para o item na nota fiscal.

O resultado da somatória dos valores líquidos dos itens da nota fiscal, diferem do valor informado no total da nota fiscal.

O valor da duplicata difere do valor informado no total da nota fiscal.

O valor informado na duplicata para vencimento na data "dd/mm/aaaa", difere do valor calculado, a partir das informações da condição de pagamento constante no pedido de compra para esta data de vencimento.

A data de vencimento informada na duplicata difere do vencimento calculado a partir da informação da condição de pagamento constante no pedido de compra.