Índice

 

Objetivo

O objetivo deste guia é orientar os desenvolvedores sobre como realizar a integração de uma conta do Instagram com o widget Slideshow do Kit Intranet.

 

Serviço REST

Ao importar o Kit Intranet com o widget Slideshow, é criado automaticamente um serviço de demonstração do Instagram (instagram.demo) na página Serviços REST do Painel de Controle do fluig. Este exemplo pode ser adaptado por um desenvolvedor para exibir as fotos de outra conta desta rede social.

Para isso, é necessário obter os seguintes dados da conta desejada e substituí-los nas propriedades do serviço instagram.demo:

Propriedades do serviço REST instagram.demo


Obter dados do Instagram

O widget Slideshow realiza a autenticação com o Instagram através do protocolo OAuth 2.0, portanto é necessário possuir uma conta no portal do desenvolvedor deste serviço (instagram.com/developer) para obtenção dos dados de integração: Client ID, Client Secret e Access Token.

Na documentação abaixo será apresentado uma das formas de obtenção destes dados, como exemplo para os desenvolvedores que desejam utilizar essa integração.

Client ID e Client Secret

Após o cadastro no portal do desenvolvedor Instagram, o desenvolvedor poderá registrar um novo cliente, para o qual serão fornecidos o Client ID e Client Secret.

Tela de registro de novo cliente no Instagram

 

Caso o único objetivo deste cliente seja obter os dados para integração do Instagram com o widget Slideshow, a URL do servidor fluig pode ser informada no campo Valid redirect URIs. O endereço preenchido nesse campo será utilizado mais adiante para gerar o token de acesso (access token).

O Client ID e Client Secret estarão o disponíveis após o registro do cliente

 

Token de Acesso

Para obter o token de acesso (Access token), o Instagram oferece dois métodos distintos: Server-side (Explicit Flow) e Client-Side (Implicit) Authentication. A documentação de ambos está disponível neste link e a escolha do método fica a critério do desenvolvedor.

Para gerar o token de acesso pelo método Client-Side (Implicit), edite as propriedades do cliente registrado e desmarque a opção de segurança Disable implicit OAuth.

Neste exemplo, utilizaremos a autenticação Client-Side (Implicit) para obter o token de acesso.

Abra uma nova aba do navegador e informe a URL abaixo, substituindo CLIENT-ID pelo Client ID obtido anteriormente e REDIRECT-URI pela URL de redirecionamento informada no cadastro do cliente.

https://api.instagram.com/oauth/authorize/?client_id=CLIENT-ID&redirect_uri=REDIRECT-URI&response_type=token

Ao acessar esta URL, o navegador será redirecionado para o endereço abaixo, de onde poderá ser copiado o Token de acesso, disponível no final da URL (ACCESS-TOKEN):

http://your-redirect-uri#access_token=ACCESS-TOKEN

Exemplo de URL com o token de acesso gerado


Caso tenha dúvidas ou problemas relacionados à obtenção dos dados de autenticação do Instagram, consulte a documentação completa do fornecedor.