¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Release Notes en Español.

Do you speak English? Click here to view the Release Notes in English.

Se você utiliza o recurso multi-idioma de aprendizado e avaliações, clique aqui e fique por dentro das mudanças antes de aplicar essa atualização na sua plataforma.


Confira abaixo as novidades na atualização 1.6.1 do fluig:


BPM

Acordos de Níveis de serviços (ANS/SLA) e muitas novidades!

Transparência e segurança são aspectos fundamentais para o bom relacionamento entre clientes e fornecedores em qualquer tipo de processo de negócio. Visando facilitar o entendimento entre ambos os lados. Os Acordos de nível de serviço (ANS ou SLA em inglês) vieram para ajudar a definir o os serviços prestados e os prazos que deverão ser atendidos, para isso, eliminando possíveis desentendimentos entre o cliente e o fornecedor. Nesta atualização o fluig está levando até você o conceito de Service Level Management - que é um conjunto de recursos que lhe auxiliarão em todas as etapas para obtenção do mais alto desempenho dentro da sua empresa. Esses recursos estarão presentes desde a etapa de planejamento dos prazos até a montagem de dashboards de gestão. Tudo isso agora está ao seu alcance com apenas alguns cliques.



Dashboards e Gráficos para gerenciar solicitações

Com os novos dashboards do fluig a gestão fica a olhos vistos em cada processo do seu negócio. Com o novo gráfico de solicitações você poderá criar sofisticados dashboards de gestão que estarão disponíveis para quem precisa e aonde precisa, exibindo informações sobre a saúde dos seus processos nas suas páginas no seu celular e até em painéis de gestão.



Novos campos de controle de prazos para a sua central de tarefas

Criamos novos campos para ajudar você a controlar suas solicitações no dia a dia facilitando a execução e controle de suas tarefas de forma ordenada permitindo criar uma lista de prioridades dentro da execução do seu trabalho. Estes campos são:

Ressaltando que esses campos só estarão disponíveis após a criação do filtro com os campos configurados, utilizando o novo recurso "Filtros de Processos". Maiores detalhes você poderá conferir aqui na documentação.


Filtrando pelo campo "Situação da Solicitação" é possível filtrar solicitações e ordena-las de forma que seja possível executar as solicitações de forma cadenciada de acordo com o nível de prioridade.


Filtros favoritos - Defina um filtro padrão para cada aba de processo na sua central

Definir um filtro padrão para as suas abas de processos trará mais agilidade para o seu dia a dia. Toda vez que você entrar por exemplo na aba "Tarefas a concluir" da Central de Tarefas ela virá pré-selecionada com o filtro mais adequado para as suas atividades trazendo os campos e solicitações que são mais relevantes para você.



Novidade: Central de Filtros para processos

Crie e gerencie filtros para você e para sua equipe de maneira rápida e dinâmica. A nova central de filtros irá permitir você criar ou manutenir os filtros da central de tarefas de forma mais organizada facilitando a melhoria contínua. Os novos recursos de compartilhamento de filtros trarão muito mais agilidade na implantação dos filtros nas diferentes equipes de trabalho da sua organização.

Confira também nossa documentação sobre Filtros de processos para mais informações.




Novas tarefas de notificação

Ao definir prazos para sua solicitação também é possível receber notificações quando determinada solicitação tiver expirada ou atrasada. Essas notificações poderão ser recebidas tanto pela Central de Notificações como por e-mail ou pelo fluig Mobile.

Atividades de processos web de cara nova!

Não importa a complexidade do seus processos . Agora é possível redefinir seus prazos e outras informações gerenciais de processos pela Web de forma prática e dinâmica. Além disso agora você poderá definir quais são os campos do formulário que poderão ser utilizados nos filtros da Central de Tarefas.  




Central de Tarefas 6x mais rápida.

Com significativa melhora em desempenho, a Central de Tarefas ficou muito mais ágil e trouxe muito mais facilidade para o monitoramento das tarefas. Os ganhos de desempenho podem chegar em até 600% dependendo da configuração dos mecanismos de atribuição.



Novas APIs de SLA disponíveis

Novos métodos das APIs públicas permitem levar as informações de processos para outros sistemas de forma facilitada. Agora forneceremos informações sobre status, horas em execução e prazos sem que você precise realizar nenhum cálculo extra para isso. Para maiores informações sobre API acesse Fluig API e para acessá-las confira api.fluig.com.


LMS

Conheça o novo menu de aprendizado e avaliações!

Pensando em melhorar a usabilidade, agilizar as tarefas cotidianas e deixar o LMS ainda mais bonito, estamos lançando o novo menu de aprendizado e avaliações. Agora é possível acessar alguns recursos diretamente do menu principal, tornando seu dia a dia mais rápido e mais fluído. Conheça!

Não se preocupe, é super fácil encontrá-los. Veja:

  1. Os catálogos de aprendizado, que antes pertenciam à aba Catálogo, agora são itens do menu Aprendizado. Você os encontra em:
    • AprendizadoDisciplinas e turmas;
    • AprendizadoTrilhas e treinamentos.

  2. O catálogo de questões está disponível em:
    • AvaliaçõesTópicos e questões.

Também tem recurso novo no menu Aprendizado! Agora, o recurso Certificados, que pertencia ao Painel de Controle, foi movido para o item Administrar do menu Aprendizado. Clique aqui e confira a novidade!


Itens de aprendizado


Submenu de itens de aprendizado




Itens de avaliações



Submenu de itens de avaliações



Catálogo de trilhas e treinamentos de cara nova

O novo catálogo de trilhas e treinamentos está pronto para tornar o gerenciamento desses itens muito mais ágil, prático e fácil, contribuindo para que o seu dia a dia seja muito mais fluído, além de ter uma aparência muito mais bonita e intuitiva. Acesse e confira!

As informações e recursos existente no catálogo antigo estão presentes no novo catálogo.

Você pode acessar o help.fluig.com e conferir mais informações sobre o catálogo de trilhas e treinamentos e seus recursos.


Catálogo completo de trilhas e treinamentos




Cadastro de uma pasta


Visualização de uma pasta agrupando itens de um conhecimento específico



Cadastro de uma trilha



Visualização de uma trilha e seus itens



Cadastro de um treinamento



Visualização de um treinamento e seu conteúdo



Cadastro de um link



Visualize trilhas e treinamentos arquivados ou em encerramento no catálogo

Gostaria que as trilhas ou os treinamentos que estão com a situação "Arquivado" ou "Em encerramento" continuassem aparecendo no catálogo? Bom, agora isso é possível!

As novas opções Permite visualizar treinamentos e trilhas arquivados e Permite visualizar treinamentos e trilhas em encerramento do recurso Configurações de trilhas e treinamentos do Painel de Controle permitem definir se esses itens devem ou não continuar sendo exibidos no catálogo para quem tem, pelo menos, permissão de leitura para eles.



Administração de habilidades mais moderna

A administração das habilidades que os alunos adquirem quando concluem um item de aprendizado – trilha, treinamento ou disciplina – está mais bonita e moderna. Cadastre as habilidades, engaje seu time a aprimorar seus conhecimentos e adquiri-las!

Você pode exibir as habilidades adquiridas pelo seu time utilizando os widgets Conquistas e Detalhes das conquistas em suas páginas.


Cadastro de habilidades




Visualização de habilidades




Exibição de habilidades na página



Crie certificados personalizados com muito mais praticidade

A gestão dos certificados que são relacionados aos treinamentos, trilhas e disciplinas foi remodelada para tornar a experiência muito mais agradável. O cadastro e a configuração do conteúdo do certificado estão mais fáceis e práticos: agora tudo é feito no mesmo local!

Além de tudo isso, o recurso Certificados foi movido para um novo local do menu. Agora você encontra ele em Aprendizado → Administrar → Certificados. Muito mais prático, não é mesmo?

Para melhorar a visualização de todos os tokens que podem ser utilizados nos certificados, criamos uma página específica para eles.

E o melhor: tem tokens novos disponíveis para uso! Coordenador da disciplina é um deles: ${discipline.coordinator.fullName}.

Acesse a página Tokens em certificados e confira os demais!


Novo local do recurso Certificados no menu



Cadastro de certificados



Visualização de certificados




Certificado emitido



Mais usabilidade na administração de avaliações e suas questões

A criação e a edição de avaliações e blocos de questões foram remodeladas para oferecer mais usabilidade e facilidade para o responsável pelas avaliações da empresa. As páginas estão visualmente mais bonitas e intuitivas. Além disso, a navegação no catálogo de tópicos e questões também foi modernizada, permitindo efetuar ações mais rápidas e com menos cliques. Dê uma olhada!

Confira a documentação completa de utilização em Avaliações, Blocos e Tópicos e questões.


Cadastro de avaliações




Cadastro de blocos




Catálogo de tópicos e questões



Continue respondendo a avaliação do ponto no qual ela foi fechada

Agora é possível definir como será a contagem de tempo de execução de uma avaliação quando o aluno iniciar e, por algum motivo, fechar a janela da avaliação. A nova opção Permitir reiniciar do último ponto, presente no cadastro da avaliação, quando assinalada vai permitir que o aluno continue respondendo a avaliação a partir do ponto em que ele parou, ou seja, o tempo restante para responder a avaliação descontará o tempo no qual ela permaneceu fechada.

Uma avaliação possui um tempo máximo para execução de 60 minutos e a nova opção está assinalada. Um aluno a respondeu durante 20 minutos e a fechou. Depois de duas horas ele abriu-a novamente para continuar a responder. Nesse caso, o tempo restante que ele terá para terminar a avaliação será de 40 minutos.

Quando essa opção não for marcada, o tempo para finalizar a avaliação será corrido, ou seja, continuará sendo contado mesmo se a janela de execução da avaliação estiver fechada.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas em Criar avaliação.



Simplificação do multi-idioma

O recurso multi-idioma que existia no cadastro de itens de aprendizado e avaliações foi simplificado. O grande motivador para essa mudança é o aumento do desempenho da plataforma, principalmente nos catálogos (trilhas e treinamentos, turmas e disciplinas e tópicos e questões). Agora a disponibilização de conteúdo traduzido segue o mesmo conceito dos demais cards da plataforma.

Para ficar mais clara essa mudança, criamos uma documentação com todos os detalhes para você entender tudo o que precisa. Acesse: Quais são as mudanças no multi-idioma a partir da atualização 1.6.1?


ECM 

Office Store, chegamos!

Agora o fluig também está presente na Office Store, com o fluig Connect para Outlook. Com ele, você pode publicar e-mails rapidamente através do Office 365 e do seu Outlook para Mac (sim, você pediu e nós atendemos! )


Veja como ficou o fluig Connect para Outlook: 

O fluig Connect para Outlook é compatível com o Outlook 2013 ou posterior, Outlook 2016 for Mac, Outlook na Web. Para mais informações, clique aqui.

Acesse a Office Store e baixe agora: http://bit.ly/fluigConnectOutlook .

Em breve lançaremos mais recursos, fique ligado!


Modernize o campo "Pesquisa" de seus formulários!

Nos seus formulários, você utiliza o campo “Pesquisa” (também conhecido como “Zoom”), onde é aberto um popup que exibe as informações desejadas? Deixe o seu formulário moderno e substitua esse popup pelo o nosso novo componente de zoom, que agora contempla todos os recursos que você utilizava no popup! Aqui você encontra a documentação completa, com as novas opções disponíveis:


Defina responsáveis por campo de formulário no gerador web!

Agora, no gerador de formulários, ao utilizar o componente “Pesquisa”, você pode definir qual será o campo valor que será salvo - além do tradicional campo “Descrição”.


Com isso, você pode criar um grupo onde será selecionado o responsável por uma atividade de um processo no fluig. Tudo isso com apenas alguns cliques... Bacana não?


Nova revisão ou nova versão: você escolhe!

Ficou mais fácil ao restaurar uma revisão de um documento: você pode escolher se deseja criar uma nova versão (2.000, 3.000) ou uma nova revisão (2.001, 2.002)!

Além disso, você pode detalhar o motivo de restaurar uma versão, para enriquecer o histórico do documento.




Assinatura Digital nativa

Você não precisa mais se preocupar para instalar ou atualizar o componente de Assinatura Digital do fluig! No fluig 1.6.1, o mashup de Assinatura Digital passa a ser nativo, facilitando o processo de atualização e instalação!

Se você já utiliza a Assinatura Digital, fique tranquilo. Ao atualizar para o fluig 1.6.1, você não precisará fazer nada - e ainda terá à disposição a versão mais recente disponível. Se você ainda não utilizava Assinatura Digital no fluig, acesse a fluig Store e solicite hoje mesmo!

 


Webdav e navegadores modernos!

Para acompanhar a evolução do Webdav (protocolo que você utiliza para editar documentos sem fazer o download do arquivo) fizemos algumas atualizações para você ter uma boa experiência, independente do navegador utilizado.

Social

Faça publicações mais ricas com o recurso de múltiplas imagens

Para tornar o compartilhamento de imagens mais ágil e enriquecer as publicações em comunidades, a partir de agora é possível adicionar várias imagens em uma mesma publicação. As imagens poderão ser selecionadas a partir da estação de trabalho do usuário e serão exibidas em formato de carrossel, para valorizar ainda mais o visual da sua publicação.

Por enquanto, a exibição e publicação de múltiplas imagens estará disponível apenas na web. O aplicativo fluig Mobile exibirá somente a primeira imagem publicada, mas não se preocupe! Em breve teremos novidades sobre esse recurso em nosso aplicativo móvel. (wink)

Saiba como habilitar a publicação de imagens em uma comunidade através da documentação disponível no Help fluig!


Conversas a um clique de distância com os novos atalhos do fluig Messaging

Para tornar a comunicação na sua empresa mais dinâmica, o fluig agora conta com atalhos para iniciar uma conversa do fluig Messaging diretamente do perfil ou do cartão de visitas de um contato. Mantendo o cursor do mouse sobre o nome do usuário com o qual deseja conversar, o cartão de visitas será apresentado com o novo botão Mensagem. Basta um clique sobre ele para ser direcionado à conversa no fluig Messaging.

Além disso, o botão Mensagem também foi incluído na página de perfil dos usuários, disponibilizando ainda mais uma maneira de se comunicar com seus contatos na plataforma.

Inicie uma conversa através do botão Mensagem no cartão de visitas.

Inicie uma conversa através do botão Mensagem no perfil dos usuários.


Arquitetura

Novo envio de dados para Analytics

Para ajudar na identificação de problemas e sermos mais ágeis no atendimento, enviamos novos dados de seu ambiente para o serviço do fluig Analytics. Tudo continua funcionando como sempre, entretanto a partir de 31/03/2018 não serão mais aceitos envios para o fluig Analytics com o formato anterior. Garanta que exista uma agenda de atualização da plataforma até essa data para uma atualização 1.6.1 ou superior para que tudo continue fluindo bem.


Instalação do fluig em módulos: Confira esta novidade!

Pensando em diferentes tipos de ambientes e seus dimensionamentos, disponibilizamos a instalação da plataforma de forma modularizada. Agora você pode instalar em servidores diferentes apenas o Servidor de Indexação e/ou serviço de RealTime de forma rápida executando comandos em modo caractere. 
Para maiores detalhes do procedimento, consulte a documentação Guia de Instalação fluig.

Novidades em Documentação


Correções

ECM


BPM








LMS


Arquitetura


WCM

O código é definido durante a criação de uma página (Identificador único) ou comunidade (alias).


Social