Objetivo

Este documento tem objetivo de reunir e disseminar as boas práticas de testes no desenvolvimento, para podermos elevar o nível de qualidade das nossas entregas, diminuindo índice de retrabalho, índice de reabertura, tornando assim nossas entregas mais assertivas. Devemos criar e incentivar o hábito de testar, sempre que concluirmos o desenvolvimento realizar uma bateria de testes, garantindo que o que foi alterado  ou implementado será processado dentro do esperado, diminuindo assim o risco liberações com erros.

Cobertura de Fonte

É recomendável que na bateria de testes seja executada a Cobertura de Código, que consiste em executar todas as linhas alteradas do código fonte pelo menos uma vez, passando por todas as decisões de Verdadeiro e Falso envolvidas, todos os laços envolvidos, testando a execução do laço uma vez, mais de uma vez, e a hipótese de não executar o laço, executando todas as validações ao menos uma vez, etc.

Nosso IDE oferece uma ferramenta que nos apoia com a cobertura de código. Basicamente ela destaca as linhas de códigos que foram processadas no Debug, mostrando de forma clara o trecho de fonte que foi processado. Com a cobertura de código conseguimos perceber se nosso teste realizado foi suficiente para abranger todas as linhas alteradas, caso não tenha sido suficiente, devemos então elaborar mais testes. Abaixo temos um exemplo hipotético:

Podemos identificar que as opções 2, 3 e 4 não foram processadas no teste realizado, o ideal neste caso seria realizar mais testes para executar também estas opções, garantindo que todas as opções irão funcionar.

Check list ao Concluir a Codificação

Ao concluir o processo de codificação, antes de enviar para conferência técnica, faça um check list para garantir que nada foi esquecido. Segue abaixo uma sugestão de pontos importantes a serem verificados:       

 

  •  
Criar e informar a URL do Documento Técnico na Issue
  •  
Criar e verificar se Evidência de Testes e Documento Técnico estão com nomenclatura correta
  •  
Anexar a Issue Evidência de Testes e arquivos/ relatórios se existir.
  •  
Certificar que todas as linhas alteradas foram testadas - Cobertura de Fonte
  •  
Revisar COM CALMA as alterações realizadas no fonte
  •  
Conferir se todas as alterações dos fontes envolvidos estão no TFS
  •  
Conferir se todas as dependências da rotina estão na Issue
  •  
Verificar se a CausaNC está devidamente preenchida no TFS
  •  
Verificar se as informações de Incidente e Solução estão corretamente preenchidas na Issue
  •  
Atualização do manual da rotina (caso exista)
  •  
Certificar que o processo de gestão de fontes foi devidamente seguido (versão 12)
  •  
Verificar as alterações de dicionário foram todas aprovadas pelo DBA (versão 12)
  •  
Verificar se a Issue de réplica foi gerada (versão 11)

 

Alterações de Dicionários

Na versão 11 quando houver alteração de dicionário, faça sempre o teste da rotina antes da criação de campos, tabelas, índices etc, pois caso o fonte não esteja devidamente protegido, irá causar error log, ou então algum processamento incorreto. Com este teste garantimos que a rotina não vai para de funcionar ou ter algum efeito colateral, caso o cliente não tenha processado o compatibilizador.

Na versão 12 quando houver alteração de dicionário, realizar o teste processando UPDDISTR com diferencial baixado do ATUSX, para realmente certificar se as alterações foram feitas corretamente no ATUSX, e se o UPDDISTR fez corretamente as alterações de dicionário.

Quando precisar criar ou alterar arquivo .CH de descrições, não altere manualmente o .CH local, altere diretamente no ATUSX e teste com arquivo .CH baixado, assim o teste será realizado com o mesmo  .CH que o RoboPatch irá considerar, sem risco de esquecer de cadastrar alguma descrição no ATUSX.

Preenchimento de Cadastros

Sempre realize testes com informações mais próximas do real possível, como CFOP correto, CST de ICMS, IPI, PIS e COFINS regime de tributação, alíquotas etc. Tenha cadastros consistentes e não insira informações diretamente nas tabelas de notas, do livro, dos cadastros, nosso teste deve ser completo, desde o cadastro até a geração dos arquivos. 

Testes na criação e alteração nos cálculos de tributos

Sempre quando criarmos ou alterarmos cálculo de tributo na MATXFIS, devemos nos atentar aos seguintes pontos:

Testes na criação e alteração em Arquivos Magnéticos

Testes nas alterações das Apurações

Testes na criação e alteração em Relatórios

Testes em alterações e criações de telas