Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

P11 e P12

Ocorrência:

Motivo de Inventario Bloco H SPED fiscal

Descrição

Disponível na rotina Motivo de Inventario (FISA120) para cadastro de período, data de fechamento e motivo de inventario para bloco H do arquivo magnético SPED fiscal.

 

 Registro H005 deve ser apresentado para discriminar os valores totais dos itens/produtos do inventário realizado em 31 de dezembro de cada exercício, ou nas demais datas estabelecidas pela legislação fiscal ou comercial .

 

Neste sentido, em regra geral, o arquivo com entrega no mês de fevereiro com a posição do inventário em 31 de dezembro de cada exercício irá conter o código de motivo do inventário 01 (No final no período).

 

Caso a empresa tenha alguma mudança na forma de tributação do ICMS ou determinação do fisco para o mesmo período que será entregue o inventario, será necessário processar mais de uma data de fechamento de estoque,  apresentado dois ou mais inventários com sues respectivos códigos de motivo de inventário, Exemplo: (01 – No final no período e 02 – Na mudança de forma de tributação da mercadoria (ICMS).

Abaixo todos os motivos previstos para geração do Registro H005, conforme Guia Prático EFD-ICMS/IPI – Versão 2.0.18:  

Informe o motivo do Inventário: 
01 – No final no período; 
02 – Na mudança de forma de tributação da mercadoria (ICMS); 
03 – Na solicitação da baixa cadastral, paralisação temporária e outras situações; 
04 – Na alteração de regime de pagamento – condição do contribuinte; 
05 – Por determinação dos fiscos.

 

No momento de gerar SPED FISCAL sera necessário alterar perguntas:

 Gera Inventário - Selecione se deseja gerar os registros de inventário (bloco H).

Motivo do Inventário - Selecione qual o motivo do inventário:

          01 – No final no período;

          02 – Na mudança de forma de tributação da mercadoria (ICMS);

          03 – Na solicitação da baixa cadastral, paralisação temporária e outras situações;

          04 – Na alteração de regime de pagamento – Condição do contribuinte;

          05 – Por determinação dos fiscos.

 

Caso existe a necessidade de gerar mais de um motivo de inventario para mesmo período, será necessário que seja utilizara rotina de motivo de inventario (FISA120) para cadastrar os demais motivos e datas de fechamento de estoque.

 

Procedimentos para Implementação

Para que os próximos campos e parâmetros necessários ao processamento sejam criados automaticamente, foi disponibilizado o compatibilizador UPDFIS.

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador UPDFIS é imprescindível:

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDSIGAFIS no campo Programa Inicial
    Clique em OK para continuar.
  2. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_UPDSIGAFIS.
  3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.


Configurações do Menu


 

Menu

Atualizações

Submenu

SPED

Nome da Rotina

Motivo de Inventario

Programa

FISA120

Módulo

09

Tipo

01

Tabelas

F0Q


Atualizações do compatibilizador

SIX - Índices

1F0Q_FILIAL+DTOS(F0Q_DTFECH)+F0Q_CODIGOFilial+Dt. Fecham.+Codigo



SX2 – Tabelas     

TabelaDescriçãoChave
F0QMotivo de inventarioF0Q_FILIAL+DTOS(F0Q_DTFECH)+F0Q_CODIGO+F0Q_MOTINV+F0Q_ID


SX3 – Campos:


Procedimento para Utilização

 

1.  No módulo Livros Fiscais (SIGAFIS),  acesse Atualizações/ SPED/ Motivo Inventário (fisa120) para inserir o período, data de fechamento e motivo inventario.


 

Campo de período, deve ser preenchido conforme período em que fechamento de estoque cadastrado sera demonstrado no SPED FISCAL.

 

Exemplo:

 

SPED FISCAL sera processado para período de fevereiro de 2017.

 

Foram cadastrados dez datas de fechamentos e motivos de inventario na rotina de motivo de inventario com campo Per.Apuração (F0Q_PERIOD) preenchido 02/2017.


Quando rotina SPED FISCAL for executada sera processado todos as dez datas de fechamento cadastradas, e impresso registros H005 para cada data de fechamento de estoque.


Importante:

Quando for informado produto nesta rotina não sera necessário alterar cadastro de complemento de produto, campo B5_ALTTRIB para informar que produto sofreu alteração, desta forma somente para data de fechamento e período informado neste período produto sera considerado como alteração. Caso produto sofra alteração em outros períodos sera necessário cadastrar na rotina de motivo de inventario.

 


Informações Técnicas

Tabelas Utilizadas

F0Q – Motivo de Inventário

Rotinas Envolvidas

SPEDFISCAL - EFD SPED fiscal

FISA120 - Motivo Inventário

 

Seja o primeiro a gostar disto