Integração com o Orçamento do ERP Protheus

Objetivo:

Permitir a importação das informações dos cadastros do módulo de orçamento do ERP Protheus, módulo de Planejamento e Controle Orçamentário (PCO), e por intermédio de configurações e filtros do usuário, inserir em uma pasta do plano uma estrutura de informação com os dados configurados, possibilitando assim que o usuário faça o planejamento do orçamento na hierarquia escolhida. Posteriormente, o usuário pode enviar as informações do planejamento ao ERP Protheus, por intermédio da exportação dos dados do plano.

Visão Geral

Configurando a Funcionalidade

No módulo TOTVS Metadata Manager, crie um escopo que represente a fonte de dados do ERP Protheus. Adicione ao escopo a fonte de dados para o ERP Protheus. Esta fonte de dados pode ser Oracle ou MS-SQL Server.

Por intermédio do menu “Arquivo > Configurar Destinos EAI” cadastre o nome e o endereço de destino (URI) do serviço de EAI do ERP Protheus. Configure também o time-out para a conexão. Caso tenha dúvidas sobre qual o endereço URI (Identificador Uniforme de Recursos/Uniform Resource Identifier) informar, procure o administrador do ambiente do ERP Protheus.

Por intermédio do menu “Arquivo > Configurar Integração”. Na tela de configuração, selecione a opção “ERP Protheus”, informe um código de empresa válido e selecione a fonte de dados para o ERP Protheus, destino EAI configurado e o tamanho máximo para os pacotes de envio de mensagem (em kilobytes).

 

Integração com o Orçamento

Ao configurar a integração com o ERP Protheus, será exibido no módulo de Edição de Planos, sob o menu “Ferramentas”, o menu relacionado ao processo de integração. O processo de integração é dividido em duas partes: Importação dos cadastros para criação da estrutura hierárquica de orçamento e a exportação dos dados da planilha após serem entrados os valores orçados.

 

Criação da Estrutura de Orçamento

Para iniciar a criação de uma estrutura de orçamento, acesse o menu “Ferramentas > Integração de Orçamento > Importar estrutura de orçamento”. Será aberta uma tela para que seja selecionado os dados que serão utilizados na estrutura.

Na tela de configuração da estrutura, deve ser informado o código da empresa e o código da filial para o qual a estrutura de integração está sendo criada e em seguida utilizar o botão “Aplicar” para que os campos sejam habilitados para configuração. No caso onde uma configuração já tenha sido feita no plano, a tela será aberta com os campos desabilitados e será possível apenas fazer a consulta dos das informações configuradas.

Nota:
É possível realizar a configuração de apenas uma estrutura de integração por plano. Uma vez realizada a configuração para o plano não será possível alterar os parâmetros para atualizar a estrutura criada.

 

As opções de configuração da estrutura são as seguintes:

Para confirmar as configurações, no caso de estar sendo criada uma nova estrutura, deve ser acionado o botão “OK” que iniciará o processo de importação dos cadastros e geração da estrutura de informação conforme as configurações selecionadas. Ao final, a tela será fechada e será apresentado, no plano, a pasta com o nome “Orçamento” com a estrutura do orçamento pronta para iniciar a entrada dos valores. Dependendo do volume de informações no cadastro, esse processo pode levar algum tempo.

O botão “Cancelar” fecha a tela e retorna sem alterar o plano.

 

Exportação da Estrutura de Orçamento

Para exportar a estrutura do orçamento de uma pasta do plano, acesse o menu “Ferramentas > Integração de Orçamento > Exportar estrutura de orçamento”. Caso a pasta em foco, seja uma pasta com estrutura de orçamento anteriormente importada, é aberta a tela para que o usuário confirme a exportação. A pasta pode ser a pasta principal, uma pasta replicada ou a pasta resumo da reprodução.

Antes de efetuar a exportação, o usuário deve verificar se todos os campos de cabeçalho, que foram configurados durante a criação da estrutura, têm valores válidos informados. Dessa forma, antes de iniciar a exportação, consulte se os valores associados a integração são valores válidos no ERP Protheus, caso contrário uma mensagem de erro será exibida durante a exportação.

Ao confirmar a exportação, o sistema fará a conexão com o ERP Protheus por intermédio do serviço de EAI e enviará os dados da pasta. O envio é feito em blocos e se algum tipo de erro de conexão ou de validação pelo ERP ocorrer, o usuário será questionado se continua o envio do bloco que ocorreu o erro ou se cancela a operação.

Nota:
Ao enviar os dados da pasta, o sistema irá selecionar apenas células, que não são totalizadoras e que tenham valores informados. As células que estiverem em branco serão ignoradas. Se o valor para o dado já tiver sido exportado uma vez, a exportação seguinte irá substituir o valor anterior pelo novo no ERP.

 

Reprodução de Pastas de Orçamento

Para reproduzir a pasta em que foi criada a integração com o orçamento, é necessário selecionar a pasta de “Orçamento”, clicar com o botão direito e selecionar a opção de menu “Reproduzir”.

Na tela serão exibidas as opções para reprodução da pasta de orçamento. A reprodução da pasta de orçamento pode ser utilizada para facilitar o preenchimento e organização das informações, pois possibilita que a estrutura importada seja dividida em estruturas menores em cada pasta gerada pela reprodução.

Nota:
No caso da reprodução do orçamento, apenas a opção de reprodução por nível de estrutura poderá ser utilizada.

Para mais detalhes sobre a reprodução de pastas, consulte o tópico Criando um Novo Plano > Reprodução de Pastas.

 

Conteúdos Relacionados:

A funcionalidade de integração requer o ERP Protheus 11.8 ou superior que utilize como banco de dados o MS-SQL Server ou Oracle com os serviços de integração (EAI) configurados para a mensagem BudgetItems. Os cadastros necessários no ERP para que a integração possa ser feita são os seguintes:

Além desses cadastros mínimos, os seguintes cadastros podem ser utilizados durante a seleção dos dados para criação da estrutura de informação do orçamento: