Índice

Objetivo

Importar um arquivo físico ( TXT ou XML ), pré formatado nos Layouts estabelecidos pelo sistema, para integração de dados.

 

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 


Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Ao acessar esta rotina o sistema exibe a tela para configuração da rotina de Importação do Layout TAF exibido em formato de Wizard de configuração.

Faça a leitura e para prosseguir clique em Avançar.

Na próxima tela:

Selecione o arquivo para importação. Utilize a indicação (...) ao lado do campo;

Método de Importação? Veja e selecione a seguir entre as opções oferecidas pelo sistema.

1- Importa TXT - Mile ( descontinuado )

2- Importa TXT - Layout TOTVS;

3- Importa XML - Layout e-Social;

Para prosseguir clique em Finalizar ou Voltar para retornar à página anterior ou ainda Cancelar para sair da rotina.

Quando a opção foi Finalizar o sistema emite uma mensagem solicitando a confirmação da importação do arquivo selecionado.

Clique em Sim, para confirmar ou Não para sair da tela e retornar à rotina.

Para as importações no método 3 - XML eSocial, somente serão aceitos os arquivos formatados com a nomenclatura preestabelecida pelo sistema:

Formato: Código da Filial no ERP* + _ + Layout + _ + Chave

Exemplo: 9901_S-1010_9901000001S101020170101.xml

*Deve ser utilizado o mesmo código que foi vinculado ao Complemento de Empresa.

** O caracter "_" (Underline) não pode fazer parte do código da empresa por que o mesmo é o caracter utilizado para a separação entre código da filial, evento e chave, se no código da filial existir um underline o sistema irá realizar esta quebra indevidamente.

A codificação padrão aceita para importação dos arquivos é a cp1252, para arquivos em UTF-8 adicionar na primeira linha do xml a seguinte tag: <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>, o sistema ao realizar a identificação do arquivo através do atributo "encoding" irá  utilizar a função decodeUTF8 e caso o arquivo de fato não esteja codificado a mesma retornará um valor nulo não sendo possível a realização do parser da mensagem e consequentemente a integração.

Caso o arquivo esteja em UTF8 e a tag  <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> não for adicionada o sistema tentará identificar a codificação, caso não consiga a integração será abortada.

Os nomes dos arquivos importados pela rotina TAFA500 através do webapp (smartclient html) em versões anteriores a 4.6.1-RC8 em servidores linux devem estar em caixa baixa (lower case - letras minúsculas). 

Por questões de segurança os navegadores não permitem a exclusão dos  arquivos importados através do webapp (smartclient html) quando o tipo de seleção for local.

Configure a Importação Automático (Opcional)

Método 2 - Importa TXT - Layout TOTVS

Método 3 - Importa XML - Layout TOTVS ( E-SOCIAL ) e ( REINF ) 

1) No módulo configurador, em Base de Dados \ Dicionário \ Base de Dados \ Parâmetros, pesquisar o parâmetro MV_DIMPTAF, editar com um conteúdo refente ao diretório de importação do TAF,

se possível dentro da RootPath (protheus_data), exemplo: \system\import\


2) No módulo configurador, em Ambiente \ Schedule \ Schedule \ pasta Schedule \ Agent \ Cadastro, adicionar o Agent Padrão e confirmar.

3) No módulo configurador, em Ambiente \ Schedule \ Schedule \ pasta Schedule \ Agendamentos \ Cadastro, incluir a rotina. Principais informações:

3.1 Rotina

Procurar pela rotina : TAFA500

3.2 Parâmetro

Método de importação:

TAF Nativo Lay ( Importação de arquivos TXT )

e-Social Nativo ( Importação de arquivos XML e-Social )

Importante: Configurar as Empresas e Filiais do próprio Schedule,

3.3 Recorrência

Configurar o número de execuções dentro de um intervalo, exemplo: diário(todos os dias da semana), 72 vezes a cada 20 minutos.

Recomendável: Utilizar um AppServer apenas para o serviço de Schedule. Não utilizar intervalos abaixo de 5 minutos ou a opção sempre ativo para o Schedule da Rotina TAFA500.

Parâmetro para importação de arquivos TXT :

Parâmetro para importação de arquivos XML :


4) Iniciar os serviços



5) Aguardar o processamento agendado e verificar a TAFST2.


6) O procedimento é responsável por importar os arquivos da pasta informada e também realiza o processo automaticamente dos arquivos contidos na TAFST2 para as tabelas respectivas.

Poderemos verificar no monitor de integração os arquivos já importados e integrados no TAF.

Verifique que tabela TAFST2 os registros estão como TAFSTATUS = 3  e na tabela TAFXERP como TAFSTATUS = 1 ( inclusão ) ou 2 ( alteração ) .

Conheça os códigos dos processos do TAF em: Modelos e Processos de Integração