O dimensionamento deve ser solicitado pelo cliente aos Canais e parceiros Fluig.

Se necessário, a demanda será encaminhada ao time Cloud Projetos Técnicos através do [email protected] e/ou ao time TOTVS Infra Services através do [email protected].

Caso o dimensionamento (sizing) esteja diferente dos modelos listados na documentação Modelos P, M e G do Fluig e/ou não seja elaborado pelos times mencionados acima, não será homologado pelo Fluig, estando fora dos requisitos e do escopo de atendimento do Suporte Fluig.

Preencha a planilha de dimensionamento clicando aqui, entre em contato com o seu ESN - Executivo de Soluções de Negócio - para buscar orientações de como proceder com essa situação e solicite uma proposta.

Índice


Objetivo


O objetivo deste guia é ilustrar os exemplos de sizing para utilização no Fluig.


Solicitação de sizing


No processo de solicitação de sizing, há um formulário com uma série de questões que devem ser respondidas sobre a utilização do Fluig no cliente. As respostas devem ser aproximadas a experiência que o cliente terá sobre a utilização da plataforma.

Clientes Fluig devem contatar os parceiros e canais Fluig para solicitar o sizing para ambientes.

Na sequência o canal irá tomar as seguintes ações de contato:

  • Para Fluig em execução na Nuvem TOTVS deve-se contatar o time de Projetos Cloud para que seu sizing seja homologado.
  • Para Fluig em execução em servidores próprios, deve-se contatar o time de Infra Services TOTVS, assim você terá todo o apoio através de reuniões de entendimento, visitas técnicas quando necessárias, modelos de sizing, dentre outros serviços. 



Informações para elaborar dimensionamento




Disponibilidade do ambiente


Acompanhe os cenários abaixo considerando a criticidade de disponibilidade do ambiente.


  • Quando um ambiente é de alta disponibilidade, estamos falando que este é um ambiente crítico e não pode ficar fora do ar. Para que a disponibilidade seja garantida todas as máquinas envolvidas em um ambiente de alta disponibilidade devem possuir redundância de pelo menos 1 máquina. Estas trabalharam de maneira conjunta dividindo o processamento.

    Caso uma máquina cair a máquina que ainda está no ar assumirá todo o processamento. Além de redundância esses ambientes devem ter plano de backup diário. Projetos que demandam este tipo de ambiente são os de maior custo para o cliente.




  • Quando um ambiente é de média disponibilidade, estamos falando de um ambiente no qual impacta a operação do cliente. Ou seja, se o ambiente ficar fora do ar no período de expediente do cliente esta queda causará impacto em sua operação.

    Este ambiente é distribuído para minimizar os pontos de falha. Este é um modelo que apresenta custo médio para o cliente por não ter redundância entre as máquinas, comparado ao modelo de alta disponibilidade.

 


  • Quando um ambiente é de baixa disponibilidade estamos falando de um ambiente no qual não impacta diretamente na operação do cliente, ou seja, se o ambiente ficar fora durante alguns minutos no horário de expediente do cliente esta queda não impactará em sua operação. Este modelo é o de menor custo para o cliente, entretanto é o mais vulnerável.