Caminho básico

 

01. Na aba Informações gerais, inserir as informações solicitadas para a turma modelo. 

As informações solicitadas são:
Nome
Nome para identificação da turma modelo.
Mostrar no Catálogo os Tópicos e Itens de Tópico Inativos
Quando assinalado, determina que os tópicos e os itens de tópico são apresentados no catálogo mesmo depois de serem inativados. Para os alunos da turma eles não são apresentados.

02. Acionar Salvar; ou Cancelar para desistir da criação da turma modelo, se desejado.

 

 

Caminhos alternativos

 

Editar turma modelo

 

01. No catálogo, localizar a disciplina a qual a turma modelo pertence por meio da estrutura localizada no quadro à esquerda.

02. Na listagem apresentada no quadro à direita, selecionar a turma modelo a ser editada. 

Para apenas selecionar a turma modelo para edição, é necessário clicar sobre o quadro correspondente a ela, pois ao clicar no link correspondente ao seu nome a turma modelo é aberta e seu conteúdo pode ser acessado, não sendo possível editá-la.

03. Acionar Editar.

04. Alterar as informações desejadas. 

Informações sobre os campos apresentados podem ser obtidas no caminho básico.

05. Acionar Salvar; ou Cancelar para descartar as alterações, se desejado.

 

Remover turma modelo

 

01. No catálogo, localizar a disciplina a qual a turma modelo pertence por meio da estrutura localizada no quadro à esquerda.

02. Na listagem apresentada no quadro à direita, selecionar a turma modelo a ser excluída. 

Para apenas selecionar a turma modelo para remoção, é necessário clicar sobre o quadro correspondente a ela, pois ao clicar no link correspondente ao seu nome a turma modelo é aberta e seu conteúdo pode ser acessado, não sendo possível removê-la.

03. Acionar Remover.

04. Na mensagem apresentada, acionar Sim para confirmar a exclusão da turma modelo; ou Não para desistir da ação, se desejado.

 

Copiar turma modelo

 

01. No catálogo, localizar a disciplina a qual a turma modelo pertence por meio da estrutura localizada no quadro à esquerda.

02. Na listagem localizada no quadro à direita, selecionar a turma modelo a ser copiada. 

Para apenas selecionar a turma modelo para cópia, é necessário clicar sobre o quadro correspondente a ela, pois ao clicar no link correspondente ao seu nome a turma modelo é aberta e seu conteúdo pode ser acessado, não sendo possível copiá-la.

03. Acionar Copiar.

04. Em Destino do item, acionar Buscar.

05. Na janela Itens de destino, inserir o nome do local para o qual a turma modelo será copiada.

06. Na listagem apresentada, selecionar o local de destino da cópia da turma modelo.

07. Acionar Adicionar e fechar a janela.

08. Acionar Copiar

Ao acionar essa opção, a cópia da turma modelo é criada no local definido.

 


Criar tópico para a turma modelo

 

01. Acessar a turma modelo para a qual o tópico será criado. 

Para acessar a turma modelo, basta localizar a disciplina a qual ela pertence e acionar o link correspondente ao seu nome na listagem de turmas da disciplina apresentada no quadro à direita.

02. Acionar Novo.

03. Acionar Tópico

Ao acionar essa opção, é apresentada a janela de inclusão de tópicos. Mais informações sobre as ações disponíveis podem ser obtidas em Tópico.

 

 

Falando de Turma modelo...

A turma modelo tem por objetivo otimizar o trabalho dos professores. Nela são cadastrados tópicos e itens de tópico (conteúdos, trabalhos, avaliações, dentre outros) e todas as alterações efetuadas na turma modelo são repassadas para as turmas que a utilizam como base.

É possível utilizar turmas modelos e turmas independentes em uma mesma disciplina, ou seja, o professor pode seguir e utilizar o modelo proposto pela instituição em algumas turmas e criar uma turma independente organizando os conteúdos e avaliações da forma desejada para outras turmas.

Exemplos de utilização de turma modelo:

 quando um professor ministra a mesma disciplina em quatro turmas, ele pode utilizar uma turma modelo, e assim, todas as alterações efetuadas na turma modelo são repassadas para as turmas que se baseiam na turma modelo, sem ter a necessidade de efetuar as alterações em cada turma;

 a instituição define um modelo de conteúdos e avaliações que todos os professores daquela disciplina precisam seguir, a instituição cadastra uma turma modelo e a turma de cada professor segue a turma modelo proposta. Todas as modificações de conteúdos e avaliações só podem ser realizadas na turma modelo e, automaticamente, são repassadas para todas as turmas que seguem a modelo.

É possível criar várias turmas modelo para a mesma disciplina, bem como inativar tópicos e itens de tópico das turmas modelos. As alterações em tópicos e itens de tópicos ocorre da mesma forma como ocorre nas turmas independentes e são repassadas para as turmas que seguem a modelo.

Mesmo existindo alunos cursando a disciplina em uma turma, é possível incluir uma turma modelo para ela, alterar a turma modelo que ela utiliza ou excluir a turma modelo e passar a utilizar seus próprios tópicos.

É importante salientar que ao incluir, alterar ou remover a turma modelo de uma turma, os alunos que estavam utilizando a estrutura de tópicos atual perdem o progresso nesses itens, sendo necessário executar os novos tópicos que entrarão em vigor na turma por conta da alteração.