Parâmetros de Custos - CS0104

Visão Geral do Programa

Os parâmetros disponibilizados no programa permitem a seleção das opções que melhor representam a forma de apuração de custos utilizada na empresa.

Representação gráfica dos parâmetros presentes no módulo de Custos e possíveis de serem selecionados:

Parâmetros Custos – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Apresentar informações básicas e indispensáveis à implantação e funcionamento do módulo de Custos.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Espécie de GGF

Inserir as espécies de GGF (gastos gerais de fabricação) que existem na empresa e necessitam ser custeadas, como energia elétrica, água, aluguel, gastos com manutenção, segurança, etc.

Tipo Relógio

Selecionar a forma de medida de tempo que o sistema vai utilizar para mensurar os movimentos de reporte de GGF e mão de obra direta. As opções disponíveis:

  • Horário – No momento do reporte será solicitado o total de horas à apropriar da operação ou grupo de máquina do centro de custo da relação;

  • Diferença Horário  Será informado no reporte o início da operação ou momento da apropriação do tempo do grupo de máquina ao centro de custo; e a hora em que deveriam ser apropriadas as horas de término da operação. Neste caso, será possível calcular a diferença horária entre a estimativa e o real;

  • Centesimal – O mesmo que na opção Horário, somente que o tempo informado deverá ser em hora centesimal;

  • Diferença Centesimal – O cálculo da diferença ocorrida obedece o mesmo processo que na opção Diferença Horário, só que expressa em hora centesimal.

Valoriza OP de reaproveitamento pelo NBM

Quando assinalado, define que o programa do Cálculo do Médio (CE0401), para as ordens de reaproveitamento, não irá utilizar o processo de pesquisa de looping pela movimentação (CE0401s), mas sim, o processo de pesquisa de looping pelo nível mais baixo do item.

Ao possuir ordens de reaproveitamento e se desejar melhorar a performance do cálculo, deve ser assinalado este parâmetro. Assim, os problemas de performance e estouro de parâmetros são evitados.

Nesta pasta são definidos os tipos de GGF (Gastos Gerais de Fabricação) que se deseja controlar na empresa, além do tipo de relógio utilizado para mensurar o reporte de mão de obra direta. Mais informações em: Processo Atualização dos Custos Industriais – Reporte de Mão de Obra (CS0301).

No sistema podem ser consideradas seis ocorrências de GGF. Para cada espécie de GGF preenchida será gerada uma coluna nos programas de consultas e relatórios que utilizam esta informação, a fim de detalhar os custos correspondentes; a simples eliminação de uma destas ocorrências de GGF implicará no zeramento da respectiva coluna, relativo ao Centro de Custos do relacionamento.

Parâmetros Custos – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Definir os parâmetros para selecionar as opções que melhor representam a forma de apuração de custos utilizada na empresa

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Valoriza Refugo

Selecionar o tipo de valorização dos refugos a ser adotado para o cálculo dos custos dos rejeitos da ordem. As opções disponíveis são:

  • Médio – Valor do refugo conforme custo médio calculado para o item no período;

  • Ordem  Valor do refugo é de acordo com o custo da ordem que gerou o refugo.

Para maior entendimento de como o sistema valoriza os movimentos de materiais, GGF e mão de obra direta, ver  Manual de Estoque – Processos Formas de Custeio para Valorização dos Estoques, Cálculo do Preço Médio Batch e Valorização das Ordens de Produção para Custeio.

Cálculo Custo Material

Selecionar a forma de cálculo a ser aplicada na apuração dos custos de materiais de uma ordem de produção previamente cadastrada. As opções disponíveis são:

  • Total;

  • Proporcional.

Cálculo Custo MOB

Selecionar o parâmetro que identifica a forma de cálculo a ser aplicada na apuração dos custos de mão de obra direta da ordem de produção cadastrada. As opções disponíveis são:

  • Total;

  • Proporcional.

Cálculo Custo GGF

Selecionar a forma de cálculo a ser aplicada na apuração dos custos gerais de fabricação (GGF) de uma ordem de produção previamente cadastrada. As opções disponíveis são:

  • Total;

  • Proporcional.

Custo de Preparação conforme seleção

Quando assinalado, define que a atualização do custo de preparação no Gráfico Variação do Custo do Item - CS0710 (tabela custo-data) ocorra conforme o tipo selecionado (por preparação ordem, por item, por lote, entre outros).

Considera Itens Débito Direto GGF

Quando assinalado, determina que os itens cujo Tipo de Requisição em Itens x Estabelecimentos (CD1112) que estejam como "Débito GGF" sejam considerados durante a apuração dos gastos de fabricação do produto final.

Como ao abrir uma ordem de produção real esses componentes não são considerados para as reservas da ordem, por padrão, não são listados e não agregam valor ao item acabado. Ao assinalar este parâmetro, os componentes são considerados normalmente.

Centro de Custos Produtivos vinculados com Estabelecimentos

Quando assinalado, permite a parametrização de quais estabelecimentos terão acesso ao centro de custo produtivo, permitindo que o custo seja separado por estabelecimento. Informações de conta contábil e centro de custo da conta também poderão ser parametrizados a nível de estabelecimento.

Função de “*” permanecerá, mantendo compatibilidade com os cadastros existente anteriores a ativação desta função. (Uma vez feita a opção de ativação deste parâmetro, esta não poderá ser desfeita).
  • É determinado se a forma de custeio a ser utilizada na apuração dos custos de materiais, GGF e mão de obra direta será proporcional ou pelo total consumido na ordem de produção, bem como, se a valorização dos refugos gerados se dará pelo custo médio do item refugado, ou custo da ordem que gerou o refugo.
  • Dependendo do tipo de reporte utilizado (real ou padrão), o sistema irá condicionar a forma de custeio do movimento de material, GGF e mão de obra direta ocorridos, determinando se poderá ser proporcional ou total.