Índice:


       

 

Objetivo:


       O objetivo deste documento é trazer uma visão do que é e como funciona a Arquitetura N Camadas, e como configurar o ambiente em suas estações para correto funcionamento das aplicações neste cenário. 


Introdução:


        O que é a Arquitetura N Camadas:

        Anteriormente, na Arquitetura Cliente‐Servidor, a camada cliente acessava diretamente a camada de Banco de Dados, além de todos os processos serem executados no cliente, tais como: abertura de formulários, acesso a dados, regras de validação, cálculos e relatórios. 

        Na Arquitetura N camadas, apesar da complexidade do ambiente, a divisão das tarefas em camadas possibilita maior distribuição do processamento do sistema. 

        O exemplo abaixo mostra como é a arquitetura em N camadas:

        

       Servidor de Jobs

            O que é: 

              É um dos serviços que são executados pelo Host em background, na arquitetura N camadas, esse serviço é habilitado somente no servidor de Jobs. Ele é responsável por executar os processos que são submetidos pelos aplicativos, que por sua vez entram em uma fila de execução(GJOBXEXECUCAO).

           Como Funciona:         

       Separação entre JobServer e AppServer:

        Como Fazer:

        Vantagens:

Instalação em N camadas: 


     Servidor de Aplicação:

             Instalar a Biblioteca RM no Servidor de Aplicação (no momento de instalação, selecionar ambiente 3 camadas e Server) . Ao selecionar Modo Server serão copiados para a pasta de instalação somente os arquivos necessários para o processamento de informações, ou seja, arquivos necessários para a execução do Host. Nesta opção, só é possível acessar a MDI, não é possível executar os aplicativos separadamente.

 

Passo a Passo para instalação do RM em N camadas:


Processo de Instalação:

     

3º Passo:

        

 

 4º passo: